Semelhanças na exegese da Torre de babel com o protestantismo

 


Fonte: Escola da Fé, II Sagrada Escritura

Autor: Prof. Felipe Aquino

Digitação e Comentarios: Rogério Hirota


O episódio da Torre de Babel (Gen 11, 1-9), não tem a finalidade de explicar a origem das línguas.


Essa torre muito alta deve ser entendida como as que havia na Babilônia (Ziggurats) que os arqueólogos têm encontrado. Tinha a forma de uma pirâmide e eram monumentos religiosos ou templos pagãos.


Os antigos babilônicos concebiam o mundo como uma alta montanha e achavam que os deuses habitavam nos cumes dos montes; então colocavam no último patamar das torres a morada dos deuses da cidade. Na Babilônia a torre mais famosa era do deus Marduque, chamada de "casa do fundamento do céu e da terra".



Era o poder político da Babilônia divinizado. Assim a torre de Babel mostra um empreendimento pagão religioso, de homens que queria criar para si um nome famoso, que os mantivesse unidos formando assim um poderoso centro político e cultural, impregnado do culto de um ídolo. Queria, construir longe do Deus verdadeiro,um centro politico e religioso que tivesse o domínio universal. O símbolo desse poderio seria a torre muito alto. Mas Deus confundiu a linguagem das pessoas e colocou confusão entre elas (Gen 11,7).


Deus permitiu que a soberba daqueles homens pagãos se voltasse contra eles mesmos e se desentendessem entre si, afastando-se um dos outros e fracassando no seu projeto. Não é que tenha havido uma súbita multiplicação de muitas linguas, mas em consequência da dispersão haviam surgido lentamente as linguas diferentes.


A mensagem forte do episódio narrado é que pela falta de uma união interior feita pelo Deus verdadeiro, aconteceu o esfacelamento do grupo. O autor sagrado deu o nome de Babilônia à cidade orgulhosa de Gen.11; na história sagrada este nome tornou-se símbolo do poder deste mundo que se faz adverso e inimigo de Deus.


Mais tarde, no início do Cristianismo, os cristãos vão identificá-la com a cidade de Roma que matava os cristãos. É a Babilônia do Apocalipse.


O episódio da Torre de Babel quer mostrar que o mal que foi gerado pelo pecado original, consumado na morte de Abel, punido pelo dilúvio, vai se alastrando cada vez mais, o que faz construir um povo a parte em Abrãao (Gen12) a fim de preparar a salvação da humanidade perdida no pecado.


Podemos dizer que em Babel, devido à soberba dos homens, houve a divisão e o desentendimento e as linguas se multiplicaram. Os povos antigos viam a grande diversidade de línguas causada pela divisão entre os homens e consideravam isto uma desgraça e mesmo um castigo por causa do pecado.


No dia de Pentecostes, na consumação da Redenção trazida por Cristo, os grupos de nações diversas foram reunidas, louvando a Deus numa só lingua, no mesmo Reino de Deus.


As linguas de Pentecostes mostram um homem de coração novo e derruba as antigas barreiras de cultura, raça, idioma, interesses, etc. reunindo todos novamente na Igreja, a familia nova de Deus, como irmãos unidos no mesmo ideal de amar e servir a Deus, longe de uma vida de orgulho e soberba que divide e faz os homens não se entenderem nem mesmo na lingua.


Nota do autor do site Exsurge Domini


Realmente podemos também verificar este fato e erro da Torre de Babel nos dias de hoje dentro do protestantismo, as pessoas que se dizem unidas pelo mesmo Jesus , mas não falam a mesma linguagem e se porventura um membro de alguma denominação chegar a uma interpretação biblica diferente sai e funda uma nova linguagem sectária propagando a divisão e criando uma Nova Torre de Babel que em vez de crescer cada vez mais se esfacela, quebra e deturpa o verdadeiro ensino, da verdadeira Igreja. Não se pode sair fundando igrejas se a verdadeira já nos foi deixada por Jesus que é Deus!


João 03,27: "Ninguém pode atribuir a si mesmo o que lhe foi dado do céu"


João 07,18: "Quem fala por propria autoridade busca a própria glória"


E por isso digo, que logo somente teremos a segurança se cristão dentro da Igreja de Cristo, a Igreja Catolica presente desde o inicio do Cristianismo e que estará presente até o fim dos tempos (cf. Mat. 28,20), nos dado por Deus e com a autoridade divina sob a liderança do Pastor Chefe escolhido por Deus (cf. Jo21,15-17, Mat. 16,18), e assim todos seremos uma só voz e um só pensar (cf. I cor 1,10).


Atos 5,38-39 "Se o seu projeto ou sua obra provem de homens, por si mesma se destruirá, mas se provier de Deus, nao podereis desfazê-la"


Mt 12,25a: "Todo reino dividido contra si mesmo será destruído"


Proverbios 16,25 "ha caminhos que parecem retos aos homens e contudo seu termo é a morte"


O reverendo dr. A. S. Crapsey, escrevendo a "Free Religious Association":"A maioria das denominações protestantes estão retornando, voltando para os CATÓLICOS. Eles estão perdendo sua liderança intelectual por não manter passo com os estudiosos. O PROTESTANTISMO seguirá e obedecerá a lei da gravitação, desintegrará,e assim perderá todo o poder ".


O bispo metodista, Dr. Seliew,:"O espírito do protestantismo está declinando na América com o PROGRESSO DO CATOLICISMO. Está morrendo, e logo será uma COISA do PASSADO".


I Jo 2,19 "Por isso, se enganaram (e se enganam ainda hoje) aqueles que abandonaram a Igreja Católica e buscaram outra fé; como diz o apóstolo São João: "Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; mas todos eles saíram para que se manifestasse que não são dos nossos.".


I Corintios 11,18-19 " Pois, em primeiro lugar, ouço dizer que quando se reunem como igreja há divisões entre vocês e em parte eu acredito. Sem dúvida tem que haver grupos sectarios entre voces para se demonstre quem contam com a aprovação de Deus"


Rogério Hirota

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem