Sobre a data de nascimento de Jesus

 


Fonte: El Teologo Repsonde

Autor: Pe. Miguel Ángel Fuentes

Tradução: Rogério Hirota

--------------------------------------------------------------------------------

Pergunta:


Padre por que celebramos o nascimento de Jesus em dezembro se Ele não nasceu nesse dia? É certo?


Obrigado por sua resposta



--------------------------------------------------------------------------------


Estimado:


Já no ano de 336 temos noticias de que se celebrava em Roma a festa do nascimento de Cristo no dia 25 de dezembro. Santo Agostinho testemunha mais ou menos ao mesmo tempo idêntica tradição na África e também no mesmo período se celebrava em Antioquía, segundo é constado por alguns sermões de São João Crisóstomo.


Alguns autores justificam o dia 25 de dezembro dizendo que se chegou a tal determinação a partir de conjecturas. Assim L. Duchesne, Engberding, Fendt, Strobel e outros. Estas conjecturas se baseiam em uma antiga crença de que Cristo haveria morrido em 25 de março, dia do equinoccio da primavera e na qual, segúndo uma idéia muito extendida na antiguidade, haveria sido criado o mundo; e como Cristo viveu um número perfeito de anos (os gregos consideravam as frações como imperfeitas) também haveria se encarnado em um 25 de março. Portanto os nove meses de gestação terminam em 25 de dezembro. Como argumento alguns se apoiam em um escrito anônimo do século IV entitulado “De solsticiis et aequinoctiis”. Muitos outros autores consideram que este escrito é uma tentativa de justificar teológicamente a eleição do día 25 de dezembro posterior ao inicio da tradição que a situa nesse dia.


Por isso, a maioria dos autores (por exemplo, Jungmann) preferem uma segunda hipótese segúndo lo qual a festa do Nascimento foi fixada em 25 de dezembro por influência de uma solenidade pagã que celebrava nesse dia a festa do Sol nascente. Deste modo, havia-se desejado mostrar que Cristo é o verdadeiro Sol que nasce do alto, como diz Zacarias em seu cântico (cf. Lucas, cap. 1).


Quanto ao momento em que começou a se celebrar o 25 de dezembro não pode determinar-se com exatidão; é certamente antes do ano de 336 no qual, como disse antes, ja se conhece esta celebração.


Pode-se consultar sobre isto no: “Novo Dicionario de Liturgia”, Ed. Paoline, Milano 1988, voz “natale/epifania”, p. 919 e seguintes.


Para una nueva consulta: teologoresponde@ive.or

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem