Testemunhos dos Primeiros Cristãos sobre Maria, Mãe de Deus

 


Fonte: Livro Sagrada Tradição Escola da Fé

Autor: Professor Felipe Aquino


Sao Cirilo de Alexandria (315-386)


" Causa-me profunda admiração haver que alguns que duvidam em dar a Virgem Maria, o título de Mãe de Deus. realmente , se Nosso Senhor Jesus Cristo é Deus , porque motivo nao pode ser chamada de Mãe de Deus a Virgem Santíssima que o gerou? esta verdade nos foi transmitida pelos discipulos do Senhor, embora não usassem esta expressão. Assim fomos instruidos pelos Santos Padres. Em particular Santo Anastacio (295 - 373), nosso pai na fé , de ilustre memória na terceira parte do livro que escreveu sobre a santa e consubstancial Trindade ,dá frequentemente a Virgem Santissima o titulo de Mãe de Deus.Vejo me obrigado a citar aqui as suas palavras que tem o seguinte teor : "A Sagrada Escritura, como tantas vezes fizemos notar, tem por finalidade e característica afirmar de Cristo Salvador essas duas coisas: que Ele é Deus e nunca deixou de o ser, visto que é a Palavra do Pai, seu esplendor e sabedoria; e também que neste ultimos tempos, por causa de nós, se fez homen, assumindo um corpo da Virgem Maria, Mãe de Deus"


E continua adiante : "Houve muitos que ja nasceram santos e livres de todo o pecado: Jeremias foi santificado desde o seio materno; também João antes de ser dado a luz, exultou de alegria ou ouvir a voz de Maria Mãe de Deus" Estas palavras são de um homem inteiramente digno de lhe darmos credito, sem receio e a quem podemos seguir com toda a segurança. Com efeito ele jamais pronunciou uma só palavra que fosse contraria as Sagradas Escrituras.


De fato a Escritura, verdadeiramente inspirada por Deus afirmou que a Palavra de Deus assunmiu a descendencia de Abraão e formando para si um corpo, vindo de uma mulher tornou-se participante da carne e do sangue. Assim ja não é somente Deus, mas também homem, semelhante a nós, me virtude da sua união com a nossa natureza.


Por conseguinte, o Emanuel, Deus-conosco possue duas realidades, isto é, a divindade e a humanidade. Todavia é um só Senhor Jesus Cristo, único e verdadeiro Filho por natureza, ainda que ao mesmo tempo Deus e homem. Nãe é apenas um homem divinizado igual aqueles que pela graça se tornaram participantes da natureza divina ; mas é verdadeiro Deus que, para nossa salvação se tornou visivel em forma humana, conforme Paulo testemunha com as seguintes palavras: "Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito a Lei e para que todos recebessemos a filiação adotiva "(Gal 4, 4-5).


Sao Cirilo de Alexandria (315-386)


Homilia pronunciada no Concilio de Éfeso (431), contra Nestório que negava ser Maria, Mãe de Deus


"Contemplo esta assembléia de homens santos, alegres e exultantes que, convidados pela santa e sempre Virgem Maria e Mãe de Deus, prontamente ocorreram para cá. Embora oprimido por uma grande tristeza, a vista dos santos padres aqui reunidos encheu-me de júbilo . Neste momento vão realizar-se entre nós aquelas ddoces palavras do salmista Davi: "Vede como é bom, como é suave os irmãos viverem juntos bem unidos!"(Sl 132,1).


Salve, ó mística e santa Trindade, que nos reunistes a todos nós nesta igreja de Santa Maria Mãe de Deus.


Salve, ó Maria, Mãe de Deus, venerável tesouro do mundo inteiro, lâmpada inextinguível, coroa da virgindade, cetro da verdadeira doutrina, templo indestrutível, morada daquele que lugar algum pode conter, virgem e mãe, por meio de quem é proclamado bendito nos santos evangelhos "o que vem em nome do Senhor"(Mt 21,9).


Salve, ó Maria, tu que trouxeste em teu sagrado seio virginal o Imenso e Incompreensível; por ti, se festeja e é adorada no universo a cruz preciosa; por ti, exultam os céus; por ti, se alegram os anjos e os arcanjos; por ti, são,postos em fuga os demônios; por ti, cai do céu o diabo tentador; por ti, é elevada ao céu a criatura decaída; por ti, todo o gênero humano, sujeito à insensatez dos ídolos, chega ao conhecimento da verdade; por ti, o santo batismo purifica os que crêem; por ti, recebemos o óleo da alegria; por ti, são fundadas igrejas em toda a terra; por ti, as nações são conduzidas à conversão.


E que mais direi? Por Maria, o Filho Unigênito de Deus veio ïluminar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte"(Lc1,77); poe ela, os profetas anunciaram as coisas futuras; por ela os mortos ressuscitam; por ela, reinam os reis em nome da Santíssima Trindade.


Quem dentre os homens é capaz de celebrar dignamente a Maria, merecedora de todo o louvor? Ela é mAe e virgem.Que coisa admirável! Este milagre me deixa extasiado. Quem jamais ouviu dizer que o construtor fosse impedido de habitar no templo que ele próprio construiu? Quem se humilhou tanto a ponto de escolher uma escrava para ser a sua própria màe?


Eis que tudo exulta de alegria! Reverenciemos e adoremos a divina Unidade, com santo temor veneremos a indivisível Trindade,ao celebrar com louvores a sempre Virgem Maria! Ela é o templo santo de Deus, que é seu Filho e esposo imaculado. A ele a glória pelos séculos dos séculos. Amém".


Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem