Um anjo, Zacarias e Isabel

 


Autor: John Nascimento


- “Ora, estando Zacarias no exercício das suas funções sacerdotais diante de Deus(...), apareceu-lhe , então, o anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e encheu-se de temor. Mas o anjo disse-lhe : Não tenhas receio Zacarias, a tua súplica foi atendida. Isabel, tua mulher, vai dar-te um filho e chamar-lhe-ás João”.(Lc.1,8-13).


- UM ANJO, ZACARIAS E ISABEL


Lucas é um grande narrador de histórias da Bíblia.


Ele começa a sua história, isto é, o seu Evangelho do nascimento de Jesus com Zacarias, um ancião sacerdote do tempo e sua mulhar Isabel, também já de idade avançada.


Isabel não tinha filhos por ser estéril e de avançada idade, e isto, no seu tempo, era um motivo de grande apreensão e vergonha.


Isabel era da descendência de Aarão e Zacarias era da turma sacerdotal de Abiá, e eram ambos justos diante de Deus, cumprindo irrepreensivelmente todos os mandamentos e preceitos do Senhor


Esta história é contada segundo o modo tradicional do Antigo Testamento.


Primero, um anjo (ou Deus) aparece, depois a pessoa a quem aparece fica inpressionada e cheia de medo; e o anjo anuncia o nascimento enquanto Zacarias apresenta as suas razões e tudo se confirma com um sinal dado pelo anjo.


O anjo proclama então que Isabel vai ter um filho que se há-de chamar João, que significa “Deus mostrou o seu favor”.


Este nascimento é uma resposta a uma oração, e aquele que vai nascer trás consigo uma missão especial.


- “Será grande aos olhos do Senhor e não beberá vinho nem bebida alcoólica”.


Isto fazia parte da consagração dos Nazaritas :


- “Abster-se-á de vinho e de toda a bebida que embriague”.(Num.6,3).


Será obediente ao Senhor e cheio do Espírito Santo :


- “Será cheio do Espírito Santo já desde o ventre de sua mãe”.(Lc.1.15).


Finalmente terá uma grande missão evangélica :


- “Reconduzirá a muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. Irá à frente, diante d’Ele, com o espírito e o poder de Elias para fazer volver os corações dos pais a seus filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, a fim de proporcionar ao Senhor um povo com boas disposições”.(Lc.1,16-18).


A reacção e Zacarias parece duvidosa, porque exige uma explicação :


- “Como hei-de verificar isso, se estou velho e a minha mulher avançada em anos?”.(Lc.1,18).


Esta objecção repercute a objecção de Abraão quando Deus lhe disse que Sara ia ter um filho :


- “Abraão prostrou-se com o rosto por terra, e sorriu, dizendo intimamente : Pode uma criança nascer de um homem de cem anos? E Sara, mulher de noventa anos, vai agora ter filhos”.(Gn.17,17).


Zacarias, como também Abraão e Sara, estavam absorvidos por dúvidas relacionadas com a suas condições de idades avançadas, em que já não era normal poderem ter filhios, e é por isso que exigem uma prova.


Mas neste caso, o anjo Gabriel, portador da mensagem, está atento ao poder de Deus e, dá realmente uma prova que é o sinal de Deus, que talvez ninguém entenda, por enquanto, mas que continuará a ser o sinal até ao momento em que tudo se resolva e as pessoas compreendam :


- “Sou Gabriel, aquele que está diante de Deus, e fui enviado para te falar e dar-te estas boas novas. Vais ficar mudo, sem poder falar, até ao dia em que tudo isto acontecer, por não teres acreditado nas minhas palavras, que se cumprirão na altura própria”. (Lc.1,19-20).


E Zacarias, porque não podia falar, não podia explicar o que tinha acontecido e as pessoas também não compreendiam porque é que ele não podia falar.


E assim ficou durante os nove meses de gestação de seu filho no seio de Isabel.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem