A graça, a palavra e o significado dos sacramentos


 


A graça, a palavra e o significado dos sacramentos

Autor: Prof. Everton Jobin


A palavra latina "sacramentum" significa etimologicamente algo que santifica (res sacrans), e equivale em grego a "mistério" (musthrion: casa sacra, oculta ou secreta).


Os sacramentos são sinais sensíveis que contêm a graça que significam . São expressões sensíveis da graça divina invisível ; contêm a graça e a produzem em nossas almas.


Mas que classe de signos são os sacramentos ?


Um exemplo pode servir-nos : um homem segurando a bandeira nacional avança com a bandeira erguida , todos o aplaudem , porque a bandeira representa a pátria . Mas a pátria não está ali e todos sabem disso . Da mesma forma quando um artista desenha um anagrama de Cristo , compreendemos que Deus não está ali.


O sacramento também é um signo , posto que representa uma realidade misteriosa , mas é um simbolo de outra ordem . Instituido por Cristo ele tem a tremenda força de conter realmente aquilo que significa ; seguindo o mesmo exemplo o batismo não só simboliza a purificação e a limpeza interior mas efetivamente a produzem . Para São Tomás , o sacramento é um signo que produz o que significa.


Como se a bandeira contivesse a Pátria e o angrama de Cristo tivesse em si o Senhor.


Os sacramentos da Nova Lei não só significam a graça , mas a produzem em nossas almas . Deus afirmou estar presente nos sacramentos ; e atuar , eternamente , em nossas almas através desses sinais .


Não são signos convencionais ou ineficazes , mas verdadeiramente obram sempre aquilo que significam de modo infalivel ; naqueles fiéis que os recebem com as devidas disposições.


Esta idéia se expressa dizendo que os sacramentos obram ' ex opere operato ' (pela obra realizada), com independência em face das pessoas e na dependência absoluta da vontade divina que os instituiu . A Palavra de Deus que revelou os sacramentos , atua , verdadeiramente , nos sacramentos e em nossas almas.


Os sacramentos são atos santificantes , escolhidos por Jesus e executados pela Igreja , através dos quais Cristo produz em nós a graça.


O elemento material do sacramento se chama a 'matéria do sacramento' , e as palavras que o completam e dão sua eficácia à matéria se denominam 'forma'.


Quando a forma é pronunciada pelo ministro com a intenção de fazer o que faz a Igreja , Deus confere Sua graça através do sacramento que é o instrumento do qual se serve para santificar . Temos ai o signo externo da graça ( matéria e forma ) e a garça conferida .


A matéria e a forma constituem a essência do sacramento e não podem variar ou sofrer modificações , pois foram determinadas por instituição divina. Deus determinou para toda a eternidade que Ele está presente , unido à matéria , nas circunstâncias que definiu e ordenou aos homens . A matéria e a forma naquele instante não são mais simples matéria ; são matéria com vida divina , santidade e justiça infinitas. Tal como o nosso corpo será glorioso no fim dos tempos.


A Igreja ao estabelecer modificações nos ritos jamais varia a parte essencial , só regula as cerimonias liturgicas ao redor dos elementos constitutivos de cada scarmento . É a essa matriz que recorre o significado teológico da Palavra . A Palavra do ministro não é apenas humana , é , na verdade , Deus falando ; Deus agindo , através de seus ministros.

GRAÇA


Em sentido geral , se entende por graça todo beneficio que Deus outorga. E assim , em sentido amplo , a criação inteira é uma graça divina. Não obstante , em estrita linguagem teológica e assim o entenderemos adiante , a palavra " graça " se refere à graça sobrenatural ; vale dizer , aos auxílios sobrenaturais que fazem possivel ao homem a consecução do fim sobrenatural que Deus o destinou. Por isso se afirma que a graça é :


- todo dom sobrenatural que Deus dá ao homem .


- por gratuita benevolência .


- para que possa alcançar seu fim sobrenatural.


Se diz:


1o. dom: porque é um beneficio que Deus outorga ;


2o. sobrenatural: pois o que comunica é a mesma vida de Deus , a qual é sobrenatural; vale dizer, sobre toda a natureza criada.

Deus transmite a graça da justificação pelo batismo sacramental e as demais graças na ministração dos demais sacramentos . Também podemos receber as graças divinas por vias extra-sacramentais. Sem a graça não podemos encontrar a justificação nem crescer nela até a nossa salvação em Deus.


CIC 1993

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem