Os Sacramentos e a ação da graça


 
Os Sacramentos e a ação da graça

Fonte: Lista Exsurge Domini
Autor: Prof. Everton Jobin


“Pois há três que dão testemunho (no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra): o Espírito, a água e o sangue, e os três são unânimes num só propósito.” ( I Jo. 5:7-8 )

“Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus. Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da Palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida.” ( Ap. 12:10-11 )

"Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela Palavra" (Ef. 5:25-26)

"Vós já estais limpos pela Palavra que vos tenho falado" (Jo. 15:3)

"Santifica-os na verdade; a tua Palavra é a verdade". (Jo. 17:17)

________________________________________________________________
Os sacramentos são sinais da graça divina que produzem efetivamente a graça na alma de quem os recebe - " ex opere operato " - ou seja , pela ação direta do Espírito Santo na obra realizada conforme as instruções específicas de Deus .

Para que exista o sacramento é necessário : a presença do sinal visível da graça , da forma e da matéria e a presença real da graça , ou seja , do Espírito Santo .

Os sinais , a forma e a matéria só têm valor por virtude da ação do Espírito Santo . Não possuem virtudes próprias .

A forma é o conjunto de fórmulas e de atos que compõem o ritual do sacramento , presidido pelos ministros consagrados para esse propósito ; a matéria é a via escolhida por Deus para a santificação como : a água ( batismo) , o pão e o vinho ( eucaristia ) e o óleo ( crisma e unção ) , essa matéria recebe a presença da graça pela ação do Espírito Santo .

As fórmulas e a matéria foram exigidas pelo Cristo , bem como a necessidade da intenção do ministro celebrante . Padres com pecado mortal podem celebrar validamente os sacramentos , se tiverem a reta intenção de ministrá-los ; em caso de morte , até um herege por ministrar o batismo , repetindo a fórmula e tendo a intenção de fazer aquilo que Jesus ensinou .

O sacramento não depende do estado da graça do ministro porque a ação da graça é " ex opere operato " ou seja pelo trabalho que se realiza conforme disposição divina . Deus necessariamente atua tranmitindo a graça nos sacramentos. Não depende , por conseguinte , da intensidade da fé de quem pede , como nos sacramentais .

A graça atual também pode ser concedida por vias extra-sacramentais se Deus assim determinar.

Existe , ademais , a contrição perfeita e o batismo de desejo para quem não conseguiu receber o batismo sacramental e morre antes da sua ministração , ou para quem não conheceu a necessidade do batismo , mas foi honrado , desejou amar e conhecer a Deus , sob os ditames da consciência e da moral , fazendo as chamadas boas obras. São exemplos de ação da graça por fora do rito do sacramento.


Quem deseja receber o sacramento , licitamente , vai receber integralmente a graça deste sacramento .

Os sacramentais , por seu turno , criados pela Igreja , imitando os sacramentos , transmitem a graça pela fé da Igreja e pelos méritos dos que demandam essas graças , não foram criados por Jesus . Dependem do sacerdócio batismal : todo batizado é chamado a ser uma "bênção" e a abençoar. O objetivo é preparar os homens para receber o fruto dos sacramentos e santificar as diferentes circunstâncias da vida.

Nos sacramentais a graça é transmitida - ex opere operantis - pela ação do agente em conformidade com a vontade e a disposição geral de Deus . São formas específicas criadas pela Igreja , mediante as quais , todos os homens podem santificar e abençoar por autorização divina e em harmonia com a permanente disposição de Deus para santificar os homens.

Os sacramentos , por seu turno , criados por Jesus Cristo , transmitem a graça diretamente pela ação do Espírito Santo em atos específicos e eternos definidos por Deus . Alguns sacramentos não podem ser novamente ministrados como o batismo , a crisma , a ordem e o matrimônio ( exceto em caso de viuvez)

Prof. Everton Jobim

****************************************************************
A GRAÇA DESIGUAL É GRAÇA ?

__________________________________
PERGUNTA :

O Concílio de Trento afirma que Deus distribui a graça santificante desigualmente ; todos recebem a graça necessária para a santificação e o perdão dos pecados , mas alguns recebem mais graças , seja porque Deus livremente assim desejou fazê-lo ou porque a pessoa , quando adulta ( o catecúmeno ) , demonstrou uma fé muito intensa . Assim sendo , Deus leva em consideração as ações das pessoas para conceder a graça justificadora ? A graça deixa de ser graça por essa razão ?

Resposta :

Deus convida por livre iniciativa Sua , todos os homens para o recebimento da graça de modo absolutamente independente da fé ou das nossas ações . Todos são convidados e cooperam livremente para esse recebimento . A graça justificadora é distribuída a todos que se preparam e desejam recebê-la , e é suficiente para perdoar os pecados ( original e pessoal ) , o caso do batismo infantil e de adultos -sem consideração de ações anteriores .

Mas Deus pode distribuir essa graça desigualmente pela fé daqueles que se preparam para recebê-la . As únicas condições para receber a graça justificadora do batismo são : ter consciência do que vai receber , fazer a contrição dos seus pecados , e ter , sempre viva , a fé em Deus .

Uma vez , tendo recebido a graça , Deus pode distribuir graças atuais , diferentemente , conforme as ações específicas das pessoas que vivem a vida cristã sob a graça , pela via sacramental e extra-sacramental. Deus não se torna submisso aos homens , mas atribuiu a Si mesmo a necessidade de retribuir aos homens justos e santos com novas graças ; porque Deus é justo e cumpre a Sua Palavra e a Sua Justiça . Deus é livre também para conceder uma graça a um pecador a fim de convidá-lo para reintegrar-se plenamente à Igreja.

_______________________________________________________________
Essa argumentação sobre a predestinação eu apresentei a um teólogo calvinista , e ele me disse que o meu Deus seria irracional porque concederia graças inúteis , cegamente. E afirmou também que se Deus não sabe o futuro , não usa essa ciência , e não força a alma eleita , obrigando-a a perseverar na graça , ele não sabe como é possível alguém ser predestinado , e , ainda por cima , receber uma revelação de Deus sobre essa eleição.

Mas o Credo de Westminister da Igreja Reformada afirma que Deus não usa a ciência sobre futuro para conceder a graça da predestinação e também se opõe ao calvinismo no que concerne à preservação do livre-arbítrio , fato que é negado por Calvino.

_______________________________________________________________
LUTERO e CALVINO e a GRAÇA

___________________________________
Pergunta :

Lutero e Calvino afimaram não ser possível o perdão da culpa original , e que a salvação é feita com o homem ainda pecador ?
Resposta :

A doutrina protestante informa que o batismo não apaga a culpa original , ou seja , a alma humana continua privada do crescimento em méritos e de fazer obras agradáveis a Deus , porque , apenas a condenação anexa é removida e não a culpa original que priva os homens de fazerem obras agradáveis a Deus . Os méritos de nossas obras são sempre do Cristo , somos salvos pela fé e pela graça justificadora , ainda enquanto pecadores. Os sacramentos não existem para os protestantes por essa mesma razão , ou seja são inúteis ! Apenas memoriais simbólicos para alimentar a fé.

A graça de Deus é única , apenas ela salva entendem os "reformadores". A confissão deve ser feita , apenas , a Deus . Mas ela não tem poder para mudar a nossa justificação ( Calvino ) .A graça dos eleitos não pode ser perdida nem com a prática do pecado e os eleitos também estão protegidos contra a prática do pecado mortal( Calvino ) . Aqueles que perdem a graça não estavam verdadeiramente eleitos . Lutero , por seu turno , admite a possibilidade da perda da graça e afirma a necessidade da fé. A eucaristia não é a renovação do sacrifício eterno e perfeito do Cristo . Não há a real presença do Cristo na ceia para Calvino , apenas a comum presença espiritual como em todo o culto . Para Lutero , o pão só recebe a substância do Cristo durante o culto e para quem crê . Após o culto , o pão volta a ser um alimento natural assim como o vinho.

A doutrina católica advoga dogmaticamente que a justificação implica na purificação da nossa alma do pecado original com a infusão da graça simultaneamente ; alma que se torna apta a fazer as boas obras e a crescer na graça com a aquisição de méritos pessoais na dependência dos méritos do Cristo.

________________________________________________________________
DEUS ONIPRESENTE , PRESENTE NO SACRAMENTO

_______________________________________________
Pergunta :

Deus não é onipresente ? Todas as ações humanas não dependem da vontade Dele , por que celebrar os sacramentos ? Não seriam fatos redundantes ?

Resposta :

Deus criou a realidade por um ato de amor , livremente , e a sustenta através da Sua vontade e da Sua leis , para o alcance do seu fim sobrenatural . O objetivo da criação é a glorificação de Deus. Não o aumento da Sua Glória pois a glória de Deus é eternamente a mesma , mas uma glorificação diferente , feita pela obra da criação. O Cristo é o principio ( arche ) através do qual toda a realidade foi criada , o Cristo é a nossa realidade ! Ele , como a inteligência divina , é onipresente , onipotente e onisciente .

Deus , livremente , desejou transmitir suas graças aos homens justificados pela graça santificante , através de canais específicos . Como a própria salvação é transmitida pelo sacramento , através das águas do batismo . Deus é onipresente e atua nessa realidade , podendo enriquecê-la . Decidiu , livremente ,unir-se ao homem para regenerá-lo e reconciliá-lo com a sua origem . Determinou a oblação eterna para o Cristo que poderia vencer o aniquilamento e transmitir essa vitória a todos . Deus uniu-se ao homem , assumiu uma materiaidade , porque a Pessoa do Cristo apesar da sua natureza dupla , é , toda ela , divina . Deus em Jesus se fez visivel aos homens .

Cristo institui os sacramentos como sinais visíveis da sua ação . Os sacramentos são o prolongamento do sacerdócio e dos sacrificio do Cristo que neles atua unido à natureza ; através da natureza.

Quando da ministração do sacramento - a água , o pão , o óleo , tem , efetivamente , o Cristo , na Pessoa do Espírito Santo , ali presente e atuante -- o mistério da Santíssima Trindade unindo-se à alma dos homens para santificá-la . Cristo transmitiu aos sacramentos todo o mistério da união com Deus que existe na sua Pessoa .

A vida do Cristo e a sua Pessoa Divina , toda ela , é um mistério. E o mesmo acontece nos sacramentos. A forma material deixa de ser puramente natural e é efetivamente Palavra Viva do Deus Vivo , Ação Inteligente a Verdade de Deus agindo em nossa alma.

Na eucaristia está o objetivo supremo de todos os sacramentos e de toda a nossa vida cristã , a substância espiritual de Deus unida à substância do Corpo e do Sangue Vivos do Cristo , antes de qualquer uso . O Deus Vivo , o Pão Vivo que desceu do céu , a verdade oferecida como sacrifício e alimento que sustenta a vida dinate de nós . Recebemos , na eucaristia , a própria eternidade , o Cristo vivo em nós - glória máxima do Pai . Vida , Verdade e Amor para a glória de Deus , levando também Consigo a humanidade santa e justificada.

_______________________________________________________________
Outra Pergunta :

Quando oramos em impetração , mesmo não recebendo a graça pedida , crescemos na graça ?

Resposta :

Sim, as obras e os atos de penitência nos fazem crescer na graça divina , partilhada em comum por toda a Igreja , mesmo sem o recebimento da graça específica solicitada naquele momento. São obras agradáveis a Deus ; formas de adorá-Lo que aumentam a santidade das nossas almas.

Prof Everton Jobim

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem