Argumentos protestantes sobre a cruz

 



Argumentos protestantes sobre a Cruz


Fonte: Compilado de Pesquisas


1) Porque cultuar o Cristo morto, se podemos cultuar o Cristo ressuscitado?


Resposta - Porque ele morreu por nós. Nós esperamos ressuscitar com ele, mas não podemos nos esquecer que ele morreu por nós. Não se pode ressuscitar sem morrer, e isto é evidente.



2) A cruz demonstra o Cristo vencido ou o Cristo vitorioso?


Resposta - A Cruz mostra o Cristo vencendo e mostra como vencer pela Cruz. A Cruz é o caminho do Cristão. A ressurreição é a recompensa final, mas antes dela temos nossas Cruzes a carregar. Se rejeitarmos as nossas Cruzes, colocamo-nos entre aqueles que diziam “crucifiquem-no, crucifiquem-no!”.



3) Cremos que é melhor cultuar ao Deus que venceu do que o Deus que morreu?


Resposta - Parece que os Protestantes estão falando de dois Jesus diferentes. Um deles seria o Jesus da Cruz, um Jesus perdedor, de quem temos que ter vergonha. O outro Jesus Ressuscitado, motivo de júbilo. Ora, Jesus é um só. Ele só ressuscitou porque havia morrido na Cruz. A morte na Cruz foi o trabalho realizado, a ressurreição foi a recompensa.



4) Realmente devemos estar cientes do seu sofrimento na cruz para nos arrependermos e voltarmos ao caminho que é Ele. Por isso não é mais necessário cultuar a um Deus morto, pois “Há festa no céu pelo pecador que se arrepende”.


Resposta - Que Deus morto? Jesus, o único Jesus, morreu e ressuscitou. Mas a sua vitória sobre o pecado não consiste em sua Ressurreição, mas sim em seu Sacrifício na Cruz. É pelos méritos da Cruz que podemos ter nossos pecados perdoados é pelos méritos da Cruz que o mundo foi reconduzido a Deus. O caminho do Cristão nesse mundo é a Cruz; apenas pela Cruz podemos aspirar pela Ressurreição.



5) Não vamos ressuscitar com Cristo, pois ele já ressuscitou, vamos sim, ressuscitar para ele.


Resposta - Vamos ressuscitar por Cristo (por seus méritos e nossa aceitação de sua Graça), com Cristo (já que estaremos finalmente em sua presença), em Cristo (já que nossa vida eterna é nele) e, porque não para ele?



6) Vocês católicos dizem que o Sacrifício da Missa é o mesmo Sacrifício feito por Cristo na Cruz; para que mais Sacrifício? Porque vocês vão à Igreja? Para assistir Sacrifícios ou para manter comunhão com os Irmãos?


Respostas - Não há mais sacrifícios, visto que é o mesmíssimo Sacrifício. Vamos à Igreja para oferecer Sacrifício, como iam os Judeus ao Templo. A diferença é que funciona como escreveu S. Paulo aos Hebreus...Deste Sacrifício recebemos força para combater os pecados e por intermédio deste Sacrifício somos libertos das consequências temporais de nossos pecados. Do mesmo modo, ainda que indiretamente, pelos méritos do mesmo Sacrifício temos o perdão ( na absolvição Sacerdotal) das consequências eternas de nossos pecados. A comunhão entre os irmãos ocorre indiretamente, por comerem todos da Carne e do Sangue de Nosso Senhor. Comunhão é uma coisa, bate papo e amizade são outra totalmente diferente.


Concluindo:


Toda a história da passagem de Jesus pelo mundo é um ensinamento mas o momento mais importante dela é a Cruz. Jesus, quando está fisicamente presente entre nós (Eucaristia) é Jesus na Cruz. Jesus Ressuscitado, o Jesus Pascal, é a esperança que temos. Esperamos um dia estar junto dele, de sua Mãe e de todos os Santos. Mas nosso companheiro de caminhada, aquele que alimenta (Crisma, Eucaristia, Ordem, Matrimônio) e cura nossas feridas (Batismo, Eucaristia, Reconciliação), é Jesus na Cruz. Assim sendo, a Cruz se torna também símbolo de Esperança.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem