Histórico passo no diálogo com as Antigas Igrejas do Oriente


 

Histórico passo no diálogo com as Antigas Igrejas do Oriente


Fonte: Zenit


Histórico passo no diálogo com as Antigas Igrejas do Oriente

Primeira reunião da Comissão Mista Internacional para o Diálogo Teológico


CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 4 de fevereiro de 2004 (ZENIT.org).- Uma reunião no Egito buscou em dias passados superar divisões que persistem há mais de quinhentos anos entre as Antigas Igrejas do Oriente e Roma, separadas antes do cisma das Igrejas Ortodoxas, durante o primeiro milênio da era cristã.


De 27 a 30 de janeiro de 2004 foi celebrada no Cairo (Egito) a primeira reunião da Comissão Mista Internacional para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica e as Igrejas Orientais Ortodoxas.


O encontro, que aconteceu sob os auspícios de Sua Santidade Shenouda III, Papa de Alexandria (no Egito) e Patriarca da Sé de São Marcos, esteve presidido pelo Cardeal Walter Kasper, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e o metropolitano Amba Bishoy, de Damiette, secretário geral do Santo Sínodo da Igreja Copta Ortodoxa, na qualidade de delegados das Igrejas respectivas.


Tanto o Cardeal Kasper como o metropolitano Bishoy sublinharam em seus discursos de abertura a importância da reunião que inaugura uma nova fase de diálogo teológico oficial entre a Igreja Católica e as Igrejas Orientais Ortodoxas, consideradas uma família, afirma um comunicado distribuído em Roma pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos.


As Antigas Igrejas do Oriente (chamadas também Ortodoxas) ficaram fora da influência do Império Romano e desenvolveram suas próprias tradições em aspectos teológicos e eclesiásticos. Trata-se dos coptas, dos assírios ortodoxos, da Igreja apostólica armênia, da Igreja ortodoxa da Etiópia, da Igreja sírio-malankar.


Na primeira parte do encontro foram analisados os numerosos estudos e atividades realizados nos últimos trinta anos, segundo informa o comunicado.


Na conferência se ilustrou também o diálogo oficial entre a Igreja Católica e algumas destas igrejas, assim como as declarações oficiais efetuadas pela Igreja Católica e algumas das Igrejas orientais ortodoxas.


Desta forma se apresentou um documento conjunto da Conferência Nacional dos Bispos Católicos dos Estados Unidos e da Conferência das Igrejas Orientais Ortodoxas desse país relativo aos diversos aspectos do diálogo.


O Plano de Trabalho e o Programa para o Diálogo constituíram a segunda parte da reunião, durante a qual se confirmou também o tema do próximo encontro «a Igreja como comunhão», que será celebrado de 25 a 30 de janeiro de 2005. O Cardeal Kasper propôs como sede a cidade de Roma.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem