Porque devo confessar meus pecados a um simples homem?

 



Porque devo confessar meus pecados a um simples homem?


Fonte: El Bau del tesoro Catolico
Autor: Bob Stanley
Tradução: Rogério Hirota


É Deus quem perdoa os pecados e uma vez perdoados, Ele as esquece


Isaias 43,25 "Sempre sou eu quem deve apagar tuas faltas, e não mais me lembrar de teus pecados."


Jeremias 31,34 "[...] pois a todos perdoarei as faltas, sem guardar nenhuma lembrança de seus pecados."


Ezequiel 18,22 "Não lhe será tomada em conta qualquer das faltas cometidas: ele há de viver por causa da justiça que praticou."


Romanos 3,26 "Assim, digo eu, ele manifesta a sua justiça no tempo presente, exercendo a justiça e justificando aquele que tem fé em Jesus."


Hebreus 8,12 "Eu lhes perdoarei as suas iniquidades, e já não me lembrarei dos seus pecados (Jr 31,31-34)."


Deus usa de Seus sacerdotes como instrumentos da reconciliação. O sacerdócio da Nova Aliança é prefigurado ou "tipificado" em muitos lugares do Antigo Testamento. Aqui temos alguns exemplos do Antigo Testamento da confissão dos pecados a um sacerdote:


Levitico 5,5-6 "Aquele, pois, que for culpado de uma dessas coisas, confessará aquilo em que faltou .Apresentará ao Senhor em expiação pelo pecado cometido uma fêmea de seu rebanho miúdo, uma ovelha ou uma cabra em sacrifício pelo pecado, e o sacerdote fará por ele a expiação de seu pecado."


Levítico 19,20-22 "Se um homem se deitar com uma mulher escrava desposada com outro, mas não resgatada nem posta em liberdade, serão ambos castigados, mas não morrerão, porque ela não era livre. Em expiação o homem oferecerá ao Senhor à entrada da tenda de reunião, um carneiro como sacrifício de reparação. O sacerdote fará por ele a expiação diante do Senhor com o carneiro do sacrifício de reparação pelo pecado cometido; e o seu pecado lhe será perdoado."


Os profetas do Antigo Testamento falaram em Nome de Deus, na Primeira Pessoa. Aqui temos um exemplo:


Deuteronômio 18,18-19 "eu lhes suscitarei um profeta como tu dentre seus irmãos: pôr-lhe-ei minhas palavras na boca, e ele lhes fará conhecer as minhas. ordens. Mas ao que recusar ouvir o que ele disser DE MINHA PARTE, pedir-lhe-ei contas disso."


Aos sacerdotes é dado o Ministério da Reconciliação. Eles intercedem pelo perdão do pecador a Deus, ou seja, o sacerdote é meramente um instrumento de Deus.


Como uma analogia, pense em Deus como o Saneador Supremo, O Cirurgião Mestre que removerá o câncer do pecado em nossa alma, usando de um de seus sacerdotes como o instrumento para que o doente receba a graça.


Este ministério dado por Deus é mostrado de forma muito clara na Sagrada Escritura:


Mateus 16,19 "Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus."


Mateus 18,18 "Em verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu."


Joao 20,21-23 "Disse-lhes outra vez: A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós.Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo.Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos."


Mateus 10,40 " Quem vos recebe, a mim recebe. E quem me recebe, recebe aquele que me enviou."


Lucas 22,29-30 "eu, pois, disponho do Reino a vosso favor, assim como meu Pai o dispôs a meu favor, para que comais e bebais à minha mesa no meu Reino e vos senteis em tronos, para julgar as doze tribos de Israel."


Os apóstolos recebem de Jesus a autoridade de expiar os pecados ou ligar à pessoa de Cristo. Como eles poderiam levar isto em frente se não sabem quais pecados a perdoar?


O pecador deve confessar seus pecados como já mostramos acima.


Os apóstolos obviamente não viveriam para sempre e o pecado estará sempre em nosso meio, no mundo, por isso transmitiram esta autoridade a outros para perpetuar o ministério da reconciliação instituído por Jesus para que não acabasse junto com a morte dos apóstolos.


II Coríntios 2,10 "A quem vós perdoais, também eu perdôo. Com efeito, o que perdoei - se alguma coisa tenho perdoado - foi por amor de vós, SOB O OLHAR DE CRISTO."


O sacerdote diz no confessionário: "EU te absolvo de seus pecados". O sacerdote está atuando  "In Persona Christi" ou na "Pessoa de Cristo". Se o sacerdote está atuando na pessoa de Cristo, então, é Cristo quem escuta seus pecados e te perdoa pois  somente Ele quem pode fazê-lo.


Como mencionamos anteriormente, os profetas do Antigo Testamento falavam em nome de Deus. Eles falavam NA PESSOA DE DEUS. Os sacerdotes da Nova Aliança falam NA PESSOA DE CRISTO.


DEUS NUNCA MUDA!


O Novo Testamento está escondido no Antigo Testamento e no Antigo Testamento é revelado o Novo Testamento.


Cristo, O Sumo Sacerdote da Nova Aliança ordenou aos apóstolos a continuar Sua Missão sacerdotal:


Tiago 5,14-16 "Está alguém enfermo? Chame os sacerdotes da Igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o enfermo e o Senhor o restabelecerá. Se ele cometeu pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros para serdes curados. A oração do justo tem grande eficácia."


São Tiago nos ensina que devemos procurar aos "sacerdotes" e não a qualquer um, para ser "ungido" e para o PERDÃO DOS PECADOS. Primeiro nos diz que procuramos os presbíteros ou sacerdotes no vers.14. É aos sacerdotes que São Tiago nos diz para que confessemos os nossos pecados.


© Recopilado por Bob Stanley, Noviembre 12, 1999

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem