Respostas sobre a confissão dos pecados


 

Respostas sobre a Confissão dos Pecados


Autor : Rogerio Hirota (Revisão: 01/03/2021


Neste artigo tentarei colocar algumas respostas paras as perguntas mais frequentes sobre a confissão dos pecados, a importância deste sacramento na Igreja e as questões levantadas pelos protestantes. Vamos começar a falar do perdão dos pecados.


Quem autorizou um homem a perdoar os pecados?


Quem perdoa é Deus e através de Jesus recebemos a Salvação (cf.(Mc 2,7-10)), já não estamos sobre o fardo do pecado original de Adão mas respondemos pelas nossas próprias faltas. E como Deus não pode coexistir com o pecado Jesus nos deixou o perdão como um Tesouro na sua Igreja, pessoas que podem em seu nome perdoar os pecados e devolver a união do pecador com Deus.


"Mais tarde, após sua ressurreição, Cristo apareceu aos seus apóstolos e lhes disse: "'Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu vos envio'. Dizendo isto, soprou sobre eles, e disse: Recebei o Espírito Santo. Aqueles aos quais perdoardes os pecados, ser-lhe-ão perdoados; aqueles aos quais não perdoardes, ser-lhe-ão retidos'  João 20, 22-23


Observe que esse dom não foi dado a qualquer pessoa mas somente aos seus discípulos, os Apóstolos, e - obviamente - aos seus sucessores. Temos que ter em mente também que não receberam esse dom extraordinário do Espírito Santo por causa de sua santidade ou impecabilidade (aliás, São João já dizia: "aquele que disser que não tem pecados é um mentiroso" - cf. 1Jo 1,8), mas é um dom dado por Cristo e que lhes foi entregue para o bem das almas e da Igreja. O próprio São Paulo nos lembra da necessidade e da origem deste sacramento (2Cor 5,18).


Então, porque tantas pessoas tem esse orgulho que dificulta aceitar o Sacramento? Até o papa e os bispos inclinam humildemente suas cabeças e se confessam para um simples sacerdote!! Temos mais é que deixar o nosso orgulho de lado e lembrar as palavras de Cristo: "Aquele que se humilha será exaltado; e quem se exalta será humilhado" (Lc 18,14).




Porque o poder de perdoar os pecados foi transmitido na Igreja através dos tempos?


Não faria sentido que o poder de perdoar os pecados acabasse na geração dos apóstolos. Afinal, por que nos precisaríamos menos do perdão dos pecados que as pessoas daquele tempo? É por isso que este poder foi transmitido aos sucessores dos Apóstolos continuaram a transmiti-los. A Igreja tem a sucessão de São Pedro, a quem Jesus entregou as chaves do Céu e a missão de apascentar o Seu rebanho. Desde então a Igreja tem cuidadosamente guardado a doutrina de Cristo e ministrado os Sacramentos por Ele instituídos como meios para nossa salvação.



O poder de perdoar os pecados é para qualquer pessoa?


O poder de perdoar os pecados, porém, não deve ser conferido a qualquer um (1Tm 5,22), ainda que o valor do Sacramento independa da santidade pessoal do sacerdote (Rom 5,11). O objetivo é evitar escândalos causados por pessoas despreparadas, que não abraçam a graça a eles conferida pelo Sacramento da Ordem (1Tm 4,14).


A confissão nas Igrejas que tem sucessão apostólicas mas não seguem a Pedro são válidas?


Note que igrejas autocéfalas, como os coptas ou os nestorianos da Índia, apresentam praticamente da mesma forma o Sacramento da Reconciliação. Muita cuidado à estas igrejas porque separaram-se da Igreja há muito tempo. Os nestorianos da Índia seguem a sucessão apostólica de São Tomé, que ordenou seus primeiros bispos e deu a eles o poder de perdoar os pecados.


Os coptas, nestorianos e outros frequentemente apresentam erros graves de doutrina por não se manterem unidos à Pedro, a quem Cristo deu o poder de ligar e desligar. Mas mesmo assim, a Confissão é  considerada por eles necessária.



Pedro e Judas e a experiência do perdão


O próprio Pedro utilizou da confissão e arrependimento com Jesus já Judas não confiou na misericórdia de Deus. Ambos pecaram gravemente, mas somente Pedro reconheceu seu erro e se entregou a misericórdia do Senhor e não só foi perdoado como também foi colocado como chefe da igreja.


 

Porque os Católicos confessam a um simples homem? Não seria melhor confessar diretamente a Deus?



Sim, seria melhor se fossemos diretamente a Deus e provavelmente este é o motivo pelo qual Cristo não escolheu este método. Nós nos confessamos a um homem não pelo fato dele ter o poder de perdoar os pecados por si mesmo mas porque de que ele atua como um agente ou juiz em nome de Deus e perdoa os pecados em nome também em nome d´Ele.



Jesus instituiu a confissão dos pecados?


As palavras na Sagrada Escrituras não só provam que Jesus instituiu a confissão dos pecados como autorizou quem poderia fazê-los:


 "Disse-lhes, então, Jesus pela segunda vez: 'A Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio'. E havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disse-lhes: 'Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, são-lhes retidos..." (João 20,21-23).


O que é preciso para se confessar?


Como vimos acima em João 20,21-23 Jesus conferiu aos seus Apóstolos o poder de PERDOAR ou RETER os pecados. Mas, para exercer este poder judicial é necessário que o pecador se acusar dos próprios seus pecados. Muitos pecados são cometidos em segredo e o sacerdote-juiz não tem outra forma de conhecê-los se não for pela confissão.


Porque Jesus deu o dom de perdoar os pecados?


Não resta duvida que em João 20,21-23 o sopro de Cristo ressuscitado e as palavras: "Recebei o (Dom do) Espirito Santo" expressa perfeitamente que o poder de perdoar os pecados que os apóstolos receberam não foi em virtude de suas santidades ou impecabilidade, mas como um dom conferido por Cristo em favor das almas remidas pelo Seu sangue na Cruz.



Existe alguma pena para aqueles que se confessam?


O sacerdote como juiz pode colocar uma pena ou obra de satisfação que proporcionará a expiação dos pecados e auxiliará na penitência do pecador. Isto o sacerdote só pode fazer se souber quais pecados foram cometidos.


O padre é pecador, porque ele pode perdoar?


O fato do padre ser também um pecador como todos os homens, não afeta o poder que ele exerce. O seu poder provém de seu ofício. O mesmo se dá com o presidente da república ou com o juiz de direito em nossas cortes civis: a vida particular dessas pessoas não afetam a autoridade que receberam da constituição do país. 


Mas dizer que eu não me confesso com um padre porque ele é pecador é a mesma coisa que dizer "Eu não vou a um medico porque ele também fica doente". Por isso até mesmo o Papa inclina humildemente a sua cabeça à um sacerdote para se confessar e receber o perdão de Deus.


I Joao 1,8-10  "Se dissermos que não temos pecado algum, enganamo-nos a nós mesmos e a verdade não esta em nós. Se confessarmos os nossos pecados , Ele é fiel e justo e nos perdoa dos nossos pecados e nos purifica de toda iniquidade. Se dissermos que não temos pecados, taxamo-lo de mentiroso e sua palavra não está em nós"


© Livre para cópia e difusão na íntegra e com menção do Autor e Fonte

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem