A Bíblia contra a doutrina protestante "Sola Fides"



Autor: Rogério Hirota (SacroSancttus) - Revisado em 18/Mar/2008


A doutrina protestante Sola Fides ou Salvação somente pela fé não possui um fundamento bíblico para se apoiar e nela inúmeros versículos que nos mostram o contrário, que a fé sem obras é morta.


Neste artigo gostaria de mostrar alguns destes versículos, a necessidade da Boa Obra acabando assim por desmistificar com a doutrina da sola fides.


Os protestantes possuem uma confiança condenada na Sola Fides em:


Apocalipse 3,2


“Sê vigilante, e consolida o resto que ia morrer, pois não achei tuas OBRAS PERFEITAS diante de meu Deus”


O homem glorifica a Deus com suas obras, mas o homem que peca contra Deus não é justificado pela fé, porque sua fé é morta ao não produzir os frutos esperados::


Lucas 8,8 “Outra parte [das sementes], finalmente, caiu em terra fértil, germinou e deu fruto ao cêntuplo.“ E dizendo isso, exclamava: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!“


São Paulo também vem nos admoestar em várias epístolas sobre a necessidade das boas obras:


"Que se façam ricos em boas obras" (1Tim 6,18) e "Deus retribuirá a cada um segundo suas obras" (Rom. 2, 6). Essas "boas obras", completa São Tiago, "o homem é justificado pelas obras e pela fé" (Tgo 2, 24) ou pelas obras que nascem da fé, porque a "fé sem obras é morta" (17) e só uma fé viva pode dar a vida.


A caridade em nossa vida não deixa de ser uma boa obra, veja o que Paulo diz:


“Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada” (1 Coríntios 13,2-3).


A Epistola de São Tiago é uma das epistolas odiada por Lutero por ir contra sua doutrina e nos mostra o valor das boas obras além de que a fé sem obras é morta. Veja mais versiculos em (Tiago 2,14 -17) (Salmo 17,21) (Mateus 5,11-12; 10,42; 16,27) (Romanos 2,6) ( Efésios 6,8) (I Timóteo 6,17-19).


Tiago 2,17

“Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma”


Tiago 2,18

" Mostra-me a tua fé sem obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras."


Tiago (2, 14 - 26):

14 - De que serviria, meus irmãos, dizer alguém que tem fé, se não tem obras? Porventura poderá a fé salvá-lo? (...) 17 Assim também a fé, se não tiver obras, em si própria, está morta. (...) 21 Abraão, nosso pai, não foi, porventura, justificado pelas obras, oferecendo seu filho Isaac sobre o altar? 22 Já vês que nele a fé cooperava com as obras, e pelas obras foi consumada a fé. 24 Vedes, pois, que o homem é justificado pelas obras; e não pela fé somente. 26 Porque, assim como seu o espírito o corpo está morto, morta é a fé sem as obras".


Jesus diz no Sermão da Montanha que pelas nossas Boas Obras glorificamos a Nosso Pai do céu, como negar emtão as boas obras? Se negamos, estariamos negando glorificar a Deus como diz Nosso Senhor:


Mateus 5,14-16

"Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte. Nem se acende uma lâmpada e se coloca debaixo do alqueire (pequeno móvel), mas no candelabro e assim ela brilha para todos os que estão na casa. Brilhe do mesmo modo a vossa luz diante dos homens, para que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem vosso Pai que está nos céus".


Uma comprovação que estas boas obras são aceitas por Deus está em Atos dos Apostolos, lendo este versículo nos vêem a pergunta: Como não aceitar as boas obras se elas agradam a Deus e Glorificam ao Pai como Jesus mesmo afirmou no versículo de Mateus?


Atos 10,1-4


“Havia em cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da corte que se chamava Itálica. Era religioso: Ele e todos os de sua casa eram tementes a Deus. Dava muitas esmolas ao povo e orava constatemente. Este homem viu claramente numa visão, pela hora nona do dia aproximar-se dele um Anjo de Deus e o chamar: “ Cornélio! Cornélio fixou nele os olhos e, possuído de temor, perguntou: Que há Senhor? O Anjo replicou: As tuas orações e as tuas esmolas subiram à presença de Deus como uma oferta de lembrança”


Se as obras não importa para que sejamos salvos porque seremos julgados por Deus até pelas ações secretas que cometemos? Nao bastaria apenas crer em Jesus, segundo a Sola Fides?


Romanos 2,16

"Isso aparecerá claramente no dia em que, segundo o meu Evangelho,Deus julgar as ações secretas dos homens, por Jesus Cristo"


Mateus 6,01

" Guardai-vos de fazer vossas obras diante dos homens para serdes vistos por eles. Do contrario não tereis recompensa junto ao vosso Pai que está no céu."


Outro grande questionamento bíblico para os protestantes é o fato do próprio Apóstolo Paulo não se considerar salvo? Ele não seria o grande homem da fé também para os protestantes?


Romanos 5,2

"Por Ele que tivemos acesso a graça, na qual estamos firmes e nos gloriamos NA ESPERANÇA DE POSSUIR UM DIA A GLORIA DE DEUS"


Jesus diz que nem todos que clamarem Senhor , Senhor entrarão no Reino de Deus. Também aqueles que pregaram e expulsaram demônios em nome Jesus, e que com certeza tinham fé em Jesus, porque não foram aceito. Entao resta a pergunta: Onde fica a Sola Fides? Porque Jesus os chama de operários maus? Haja visto que um operario é aquele que faz obras a alguém e um operario mau é porque teve obras más, concorda? Portanto se usarmos o bom senso também existe aqueles que fazem boas obras, os operários bons?


Mateus 07,22-23

" Muitos dirão naquele dia: Senhor, Senhor não pregamos em vosso nome e não foi em vosso nome que expulsamos demônios e fizemos milagres? E no entanto eu lhes direi nunca vos conheci, retirai-vos de mim operários maus"


Vejamos como Jesus menciona várias vezes sobre a necessidade das obras, fazendo comparações entre as boas obras e os frutos da árvore:


Mateus 03,10

" Omachado está a posto a raiz das árvores: toda a arvore que não produzir bons frutos sera cortada e lançada ao fogo


Mateus 07,19

" Toda árvore que não der bons frutos será cortada e lançada ao fogo"


Mateus 12,33

" Ou dizeis que a árvore é boa pelo seu fruto bom ou dizeis que a arvore é má pelo seu fruto mau, PORQUE É PELO FRUTO QUE SE CONHECE A ÁRVORE"


João 15,01-02

" Todo o ramo que não der fruto ele CORTARÁ, e PODARÁ todo o que der fruto para que produza mais fruto"


João 15,04

" O ramo não pode dar frutos por si mesmo se não permanecer na videira"


Se basta ter fé para ser salvo, porque então seremos julgados até pelas palavras que proferimos? E porque Paulo diz empenha-te em apresentardes digno de aprovacao, nao seria melhor ter dito, creia no Senhor ate o fim para ser salvo?


Mateus 12,36

" Eu vos digo:no dia do juizo os homens prestarão contas de toda palavra vã que tiverdes proferido.É por tuas palavras que sereis justificados ou condenados. "


II Timoteo 2,14-15

" Lembra dessas coisas e conjura-os por Deus, a evitarem discussões de palavras que só servem para perdições dos ouvintes. Empenha-te em apresentardes diante de Deus como homem digno de aprovação"


Lucas 21,36

" Vigiai pois em todo o tempo e orai a fim de que vos torneis dignos de escapar de todos os males que hão de acontecer e de vos apresentardes de pé diante do Filho do homem. "


Jesus diz que quando todos sairem dos sepulcros serão julgado pelos os que fizeram de bem ou não, analisando então este bem nao seria por acaso as boas obras? Porque Jesus não diz ao inves de "os que fizeram o bem" diz "os que tinham fé em mim"?


Joao 05,28-29

"Vem a hora em que todos os que se encontram nos sepulcros sairão ao som de sua voz: os que praticaram o bem irá para a ressurreição da vida e aqueles que praticaram o mal ressussitarão para serem condenados"


Jesus diz que duas coisas intrigantes: Primeiro que pela nossa constância alcançaremos a salvação e segundo coloca a salvação num plano sem em nenhum momento citar a necessidade da fé, como fica a doutrina sola fides nesta passagem?


Lucas 21,19

" É pela vossa constÂncia que alcançareis a vossa salvação "


Outra passagem intrigante é ver Paulo , homem de grande fé em Nosso Senhor, deu sua vida por Ele, homem que viu e ouviu o próprio Jesus não seguia a doutrina da justificação somente pela fé. Estamos vendo quenem mesmo as palavras de Paulo os protestantes podem se apoiar, porque ele não acreditava na doutrina da Sola Fides..


I Corintios 9,27

"Ao contrário, castigo o meu corpo e o mantenho em servidão, de medo de vir eu mesmo a ser excluído depois de eu ter pregado aos outros"


E Paulo ainda nos diz que devemos se manter firmes na bondade e severidade para não correr o risco de ser cortado mas novamente não cita nada sobre apenas ter fé em Jesus.


Romanos 11,22

" Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, bondade para contigo, suposto que permaneça fiel a essa bondade; do contrário, também tu serás cortada"


A Biblia revela que nós em Nosso Juizo seremos retribuidos por Deus segundo nossas obras, será que as obras seriam então dispensáveis para nossa Salvação?


Apocalipse 20,11-15

“Vi, então, um grande trono branco, e aquele que nele se assentava. Os céus e a terra fugiram de sua face, e já não se achou lugar para eles. Vi os mortos, grandes e pequenos, de pé, diante do trono. Abriram-se livros, e ainda outro livro, que é o livro da vida. E os mortos foram julgados conforme o que estava escrito nesse livro, SEGUNDO AS SUAS OBRAS. O mar restituiu os mortos que nele estavam. Do mesmo modo a morte e a morada subterrânea. Cada um foi julgado SEGUNDO AS SUAS OBRAS. A morte e a morada subterrânea foram lançados no tanque de fogo. A segunda morte é esta: O tanque de fogo. Todo o que não foi encontrado inscrito no livro da vida foi lançado ao fogo"


Romanos 2,5-6

“Mas pela tua obstinação e coração impenitente, vais acumulando ira contra ti, para o dia da cólera e da revelação do justo juízo de Deus, QUE RETRIBUIRÁ A CADA UM SEGUNDO AS SUAS OBRAS”


Jesus revela nos julgará pelas nossa caridade, veja como nos coloca bem enfatizado a boa obra e nao somente a fé:


Mateus 25,41-45

“Voltar-se-á em seguida para os da sua esquerda e lhes dirá: Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos, Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber; era peregrino e não me acolhestes; nu e não me vestistes; enfermo e na prisão, e não me visitastes. Também estes lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, peregrino, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te socorremos? E ele responderá: Em verdade eu vos declaro: Todas as vezes que deixastes de fazer isto a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer”


Quando se fala de fé, como também da graça de Deus, não podemos esquecer-nos das obras, senão estaremos separando o corpo da alma, propondo uma vivência cristã contraditória. No julgamentoJesus não vai dizer: “Você tinha fé, por isso vai para o céu”.Ele vai dizer: “Tive fome e me deste de comer”.


Veja na profecia de João em Apocalipse como a Boa Obra é citada:


Apocalipse 19,8

“Foi-lhe dado revestir-se de linho puríssimo e resplandecente”. (Pois o linho são as boas obras dos Santos).


O Hagiógrafo de Atos dos apostolos não frisa a fé da discipula em Jesus mais suas boas obras:


Atos 9,36

"Em Jope havia uma discipula chamada Tabita- em grego Dorcas. Esta era rica EM BOAS OBRAS e esmolas que dava"


Se a Salvação é garantida mediante apenas a fé em Jesus Cristo, porque Paulo diz para trabalhar a salvação?


Filipenses 2,12

"Assim meus carissimos, vos que sempre fostes obedientes, TRABALHAI NA VOSSA SALVAÇAO com temor e tremor"


Vemos ainda Paulo inseguro da sua própria salvação.


Filipenses 3,11-14

" Com a esperança de conseguir a ressurreição dentre os mortos NÃO pretendo DIZER que já ALCANCEI ESTA META e que cheguei à perfeição. Não. Mas eu ME EMPENHO em conquistá-la, uma vez que também eu fui conquistado por Jesus Cristo. Consciente de NÃO tê-la ainda conquistado, só procuro isto: prescindindo do passado e atirando-me ao que resta para frente. Persigo o alvo, rumo ao prêmio celeste, ao qual Deus nos chama, em Jesus Cristo"


Temos que perseverar na salvação até o fim. Estas são as próprias palavras de Jesus, de novo não cita a salvação somente pela fé.



Mateus 10,22 (Mc 13,13)(Lucas 21,17) "Sereis odiado de todos por causa de meu nome, mas aquele que perseverar até o fim será salvo"


Lucas 9,23-24 " Em seguida, dirigiu-se a todos: "Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me..."


Galatas 6,9 "Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, se não relaxarmos"


Jesus diz que nós devemos ser vigilantes. Mas se nós estivéssemos seguros de nossa salvação, por que nós precisaríamos ser vigilantes? (Mateus 25,1-13)


Mateus 25,13

"Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir."


Se os cristãos podeiam estar seguros da salvação, por que Paulo rezou em nome de Onesíforo? Obs: Onesíforo já não fazia mais parte do número dos vivos.


II Timoteo 1,16-18

" O Senhor conceda sua misericórdia á casa de Onesíforo, que muitas vezes me reconfortou e não se envergonhou das minhas cadeias. Pelo contrário, quando veio a Roma, procurou-me com solicitude e me encontrou. O Senhor lhe conceda a graça de obter misericórdia junto do Senhor naquele dia. Sabes melhor que ninguém quantos bons serviços ele prestou em Éfeso"


Pudemos analisar em vários versiculos que a Sola Fides não condiz com ensino bíblico de Jesus e os Apóstolos, a Boa Obra faz parte da vida do cristão e seremos julgados não somente pela nossa fé, mais pelas nossas atitudes , palavras , obras, caridade, por isso dizer que somente crêr em Jesus já basta, é você aceitar viver no pecado e relaxar na busca da santidade.


Enfim, ao final só podemos dizer: A Bíblia não aceita a doutrina protestante da salvação somente pela fé.


© Livre para cópia e difusão na íntegra e com menção do autor e do site Exsurge Domini

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem