A Biblia não exclui outros mediadores fora Cristo? O que devemos dizer sobre os santos e a Virgem?


Fonte: El Teólogo responde
Autor: Pe. Miguel Ángel Fuentes
Tradução: Rogério Hirota


Pergunta


Li em I Timoteo: " Porque existe um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo...".



Diante este texto, não pode, por menos, considerar duas coisas. A primeira, que se estabelece uma diferença de eesência entre Deus e Jesus Cristo, na qual, como ocorre em muitas outras passagens bíblicas, poderia-se deduzir que Jesus, ainda sendo alguém realmente especial, ungido, não seria Deus, como assim entenderam através dos séculos desde os arianos ate os Testemunhas de Jeová.


A segunda consideração ao ler o versículo citado, é que não haveria lugar para a mediação de Maria nem dos santos para dirigir-se a Deus, ou para pedir suas graças. Jesus seria o único mediador, como, em outra passagem, Ele mesmo se encarregou de dize-lo: "Eu sou o CAMINHO, a verdade e a vida; ninguem vai ao Pai senão por Mim". Até que ponto a Tradição pode oponer-se as Escrituras?



Agradecerei seus comentarios.


Gracias, Roberto Gómez


Resposta


Estimado:



As Escrituras foi compilada da Tradição (até o século IV não existia nenhuna Biblia, mas cartas e livros separados; por que um cristão crê nos livros que estão em sua Biblia? De onde sairam? Quem nos disse que são Palavra de Deus? : a mesma tradição que nos interpreta o sentido de la Biblia).


Não devemos fazer dialéticas perigosas. Se alguém não crê na Tradição, não pode, tampoco, crer na Biblia, pois é a Tradição que nos diz que a Biblia é a Palavra de Deus.


Quanto ao texto, se refere ao Mediador principal; e assim entende a Igreja Católica. Não existe nenhum outro mediador, porque simplesmente não existe nenhum mediador que não esteja subordinado a Ele, que não dependa d´Ele e que não seja um simples instrumento d´Ele.


Quantos foram os autores que fizeram a mesa sobre o que você escreve?


Um , o carpintero!


Mas e a serra, o martelo e a prego?


Você dirá: são instrumentos nas mãos do carpinteiro. Precisamente isso que diz a Igreja sobre a Virgem, dos santos e de todos os demais "intercessores": são instrumentos.


Para a Igreja Católica se alguém dizer que um santo é mediador entre nós e Deus "independentemente" de Cristo... é herege.


Portanto, não afirmamos mediadores fora de Cristo, mas "em Cristo, unidos a Cristo e subordinados a Cristo".


Ou não disse Jesus aos seus apóstolos: "os que crer vós se salvará"? E não disse também: "a quem perdoais os pecados lhes serão perdoados e a quem os reter lhes serão retidos"?


Isso é "mediar"!


Jesus manda seus apóstolos (portanto, alguém distinto a Ele) a pregar, perdoar, julgar e obriga aos homens que os "escutem", "peçam perdão" a eles, "sejam julgados" por eles. E as decisões que eles tomem (os apóstolos) Jesus as considera tomadas por Ele.


Este é o sentido filosófico e teológico que tem o verbo "mediar".


Que Deus te abençõe.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem