A intercessao dos Santos



Autor: Rogério Hirota

 

A Intercessão dos Santos é a comunhão do corpo de Cristo, vejamos para entender melhor um exemplo pratico do dia a dia:


Você por acaso ja pediu a oração de algum irmão para algum problema que vc esteve vivendo? Bem vc pede a um irmao para que ele junte as oracoes dele a sua, que eleve seu pedido a Deus para que você alcance a graça nao é mesmo?O mesmo acontece com Maria e os Santos, pedimos a eles que já estão na gloria do Senhor para rogar por nos, para levar nossas orações, para somar as orações deles as nossas para alguma necessidade.


Mas porque pedimos aos Santos?


Porque eles mesmo não estando mais aqui conosco estão ainda em comunhão com o corpo de Cristo, oras, um corpo não se separa nunca, a não ser que se diga que os santos depois de entrado no Reino de Deus nao precisem mais de Jesus o que seria uma blasfemia, somos todos um corpo com a cabeça sendo Jesus Cristo.

Maria e os Santos são um com Jesus por serem membros de seu Corpo Mistico, a união com os santos nao dificulta a nossa união direta com Cristo, ao contrario nos faz um só Corpo com Jesus como a cabeça.A intercessao dos santos em cristo só é compreendido qdo compreendemos antes a profunda unidade que há em seu CORPO MISTICO.


I Corintios 12,14-21"Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo? Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo .O olho não pode dizer à mão: Eu não preciso de ti; nem a cabeça aos pés: Não necessito de vós."


I Corintios 12,27 "Ora, vos sois o corpo de Cristo e cada um, de sua parte, é um dos seus membros"


I Corintios 10,16 "Uma vez que há um só pão, nós embora sendo muitos, formamos um so corpo, porque todos nos comungamos de um só pao"


A Comunhao dos irmaos no Corpo de Cristo não acaba quando chegamos ao Reino de Deus, muito pelo contrario, se COMPLETA, porque no céu nao egoismo, somente o puro amor porque Deus é amor (I Jo4,16) e eles estao mais privilegiados por estarem já junto de Jesus.Ora se os santos que estao no céu são Justos até mais que nós pois ja foram julgados (Hebreus9,27), foram aceitos e estao na presença de Jesus, a oraçao (intercessao) deles por nos pode muito mais dos que ainda estao na terra, .Lembre-se que no céu nao entra nada impuro (apo 21,27).


Tiago 5,16 "Confessai as vossas culpas uns aos outros, e ORAI UNS PELOS OUTROS, para que sareis. A oração feita por UM JUSTO pode muito em seus efeitos".


Mais porque os santos escutariam nossas suplicas?


Oras, claro que escutam pois mesmo nao estando todos juntos fisicamente fazemos comunhão como um corpo, nao pode um corpo estar bem se um membro sofre nao é mesmo? Você nao pode andar perfeitamente se estiver com uma perna quebrada correto? É isso que Paulo diz na continuacao de Corintios veja:


I Corintios 12,22-27 "Antes, pelo contrário, os membros do corpo que parecem os mais fracos, são os mais necessários.E os membros do corpo que temos por menos honrosos, a esses cobrimos com mais decoro. Os que em nós são menos decentes, recatamo-los com maior empenho,ao passo que os membros decentes não reclamam tal cuidado. Deus dispôs o corpo de tal modo que deu maior honra aos membros que não a têm,para que não haja dissensões no corpo e que os membros tenham o mesmo cuidado uns para com os outros.Se um membro sofre, todos os membros padecem com ele; e se um membro é tratado com carinho, todos os outros se congratulam por ele.Ora, vós sois o corpo de Cristo e cada um, de sua parte, é um dos seus membros.

Cada Pessoa tem seu lugar na Grande Comunhao com Jesus, pois Deus no quer um com Cristo como vemos na oração sacerdotal (Jo 17,20-23) e somos chamados a participar desta obra redentora.


Por exemplo se em uma familia os irmaos se ajudam para pedir algo para o pai, isso ofenderia a autoridade do Pai? Entao os cristaos como um só na unidade e no corpo se unem para pedir a Jesus.


Vamos ver agora alguns exemplos biblicos da intercessao a Deus:


Um Exemplo claro dito por Jesus em (Mateus 22,30) é que " Os Santos sao como os anjos do céu" Mateus 22,30 Na ressurreição, os homens não terão mulheres nem as mulheres, maridos; mas serão como os anjos de Deus no céu.


E Zacarias diz que o "Anjo intercedeu por Jesuralem ao Senhor do Exercito" Zacarias 1,12-13 O anjo do Senhor disse: Senhor dos exércitos! Até quando ficareis insensível à sorte de Jerusalém e das cidades de Judá? Já faz setenta anos que estais irritado contra elas!O Senhor respondeu ao anjo que me falava, e disse-lhe boas palavras, cheias de consolação.

Nosso Senhor Jesus Cristo, na parábola do Rico e Lázaro (Lc 16,19-31), nos mostra que mesmo após a morte o Rico (que estava no inferno) pede a intercessão de Abraão (que estava no céu), pelos seus parentes. Jesus não contaria esta parábola se os santos que morreram na esperança do Senhor, não pudessem interceder pelos vivos.É por que existe a intercessao dos santos somentes aos vivos, aos condenados so resta o fogo.


O livro do apocalipse é o livro que mais detalha o serviço que os Santos prestam a Deus. Eles se ocupam na oração (cf. Ap 5,8). .Neste versiculo aparece 24 ancioes ou santos da Gloria que oferecem a Cristo.Mas por quem será que eles oram? Oram por nós que ainda estamos na caminhada, os santos da terra.


Apocalipse 5:8 Quando recebeu o livro, os quatro Animais e os vinte e quatro Anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um uma cítara e taças de ouro cheias de perfume (que são as orações dos santos).


Encontramos também a seguinte passagem:


"Quando abriu o quinto selo, vi sob o altar as vidas dos que tinham sido imolados por causa da Palavra de Deus e do testemunho que dela tinham prestado. E eles clamaram em alta voz: 'Até quando, ó Senhor santo e verdadeiro, tardarás a fazer justiça, vingando nosso sangue contra os habitantes da terra?' " (Ap 6,9-10 ).


Os Santos estão pedindo por justiça e podem fazê-lo porque estão na presença de Deus.E não só podem orar, como oram e oferecem suas orações a Deus:


"Outro Anjo veio postar-se junto ao altar, com um turíbulo de ouro. Deram-lhe uma grande quantidade de incenso para que o oferecesse com as orações de todos os santos, sobre o altar de outro que está diante do trono." (Ap 8,3).


O primeiro testemunho da Sagrada Escritura da intercessão dos Santos após a morte está no livro do profeta Jeremias:


"E o Senhor disse-me: ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim, a minha alma não se inclinaria para este povo; tira-os da minha face e retirem-se" (Jer 15, 1).


No tempo de Jeremias, estavam mortos Moisés e Samuel, mas sua possível intercessão é confirmada pelas palavras do próprio Deus: "ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim...". Com efeito Moisés e Samuel poderiam se colocar diante de Deus para pedir clemência para com aquele povo. Portanto, está clara a possibilidade da intercessão após a morte.


O segundo testemunho da intercessão dos santos após a morte está no segundo livro dos Macabeus:


"Parecia-lhe [Judas Macabeu] que Onias, sumo sacerdote [...] orava de mãos estendidas por todo o povo judeu [...] Onias apontando para ele, disse: 'Este é amigo de seus irmãos e do povo de Israel; é Jeremias, profeta de Deus, que ora muito pelo povo e por toda a cidade santa". (II Mac 15, 12-15).


No tempo de Judas Macabeu, o sumo sacerdote Onias já era falecido, e além de estar orando por todo o povo de Israel, também a aponta para Jeremias, também falecido e que o acompanhava nas orações em favor dos israelitas. Aqui a Sagrada Escritura dá testemunho da intercessão de Onias e Jeremias, ambos falecidos.


Em Tobias, lemos:


"Quando tu e Sara fazíeis oração, era eu (arcanjo Rafael) quem apresentava as vossas súplicas diante da glória do Senhor e as lia" (Tobias 12,12).


Paulo mesmo é o primeiro a intercessão de outros junto a Deus. Assim, diz aos romanos: "Rogo-vos, pois, irmãos, por Nosso Senhor Jesus Cristo, e pelo amor do Espírito Santo, que me ajudeis com as vossas orações por mim a Deus" (Rom 15, 30); aos Corintos diz que espera que Deus o livrará de futuros grandes perigos, "se nos ajudardes também vós com orações em nossa intenção " (2 Cor 1, 9-11).Por que será que Paulo nao pediu diretamente a Jesus se na concepção dos protestantes só Jesus é o mediador?


A Intercessão dos Santos é uma verdade que é professada desde os primórdios do cristianismo. Nela consiste que os heróis da fé, que constituem a Igreja triunfante, intercedem junto a Deus, por aqueles que ainda estão terminaram a corrida, estes constituem a Igreja Militante.


Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem