A repetição na oração


 

A Igreja Catolica ensina a multiplicação das palavras proibido por Jesus?

Fonte: Corazones

Autor: Padre Jordi Rivero

Tradução: Rogerio Hirota



Em Mateus 6,7 Jesus nos ensina " Nas vossas orações, não multipliqueis as palavras, como fazem os pagãos que julgam que serão ouvidos à força de palavras. ".


Alguns interpretam que esta passagem condena a oração repetitiva. Mas estes não notaram que no versiculo seguinte, Mt 6.8 , Jesus nos ensina a rezar o Pai-Nosso, oração que todo o Cristão memoriza para repeti-la por toda a sua vida.


Neste artigo desejamos demonstrar que Jesus não proibe a oração repetitiva mas sim aquela que se faz sem por o coração. Os que utilizam a Mt 6,7 para atacar o rosario caem em um erro de interpretação, o qual ocorre com frequencia quando se le a Biblia fora da Igreja Catolica.


O ENSINO DE JESUS EM MATEUS 6,7


Jesus nos ensina a orar e nos adverte de que a vangloria que impede da autêntica oração. Sempre há tentação em quem se acha melhor que os outros na oração. No tempo de Jesus os fariseus desenvolveram uma elite religiosa com praticas e orações que eram inacessiveis ao homem comúm. Por isso se achavam superiores. Repetiam palavras na oração pondo mais importancia neles mesmo do que em Deus. Seus pecados era da soberba.


" Apartando-se desta norma, alguns se entregaram a discursos vãos. Pretensos doutores da lei, que não compreendem nem o que dizem nem o que afirmam. " I Timoteo 1:6-7


Podemos ver neste contexto porque Jesus critica os "que se esperam que com suas vãs palavras sejam escutados" . Se tratam de palavras que não surgem do coração, o que chamamos hoje de " da boca pra fora ". Estes colocam mais confiança em suas proprias palavras do que em Deus.


Um exemplo de multiplicação de palavras na oração do Antigo Testamento:


" Eles (seguidores de Baal) tomaram o novilho que lhes foi dado e fizeram-no em pedaços. Em seguida, puseram-se a invocar o nome de Baal desde a manhã até o meio-dia, gritando: Baal, responde-nos! Mas não houve voz, nem resposta. E dançavam ao redor do altar que tinham levantado. " I Reis 18:26


Santo Ambrosio, Padre da Igreja, fala sobre a diferença entre a oração com intensidade e frequencia e a oração repetida e mecânica.


" O Senhor Jesus em seu divino ensinamento te mostrou (...) a convênciencia de orar com intensidade e frequência, não para que você repita sem cessar e mecânicamente fórmulas de oração, mas para que adquiras o espírito de orar assiduamente. Porque normalmente as largas orações vão acompanhadas de vanglória" (Livro 1,9)


A Biblia exalta a oração insistente:


Os judeus tinham orações conhecidas por todo o povo. As memorizavam para ajudar na oração privada e a oração comunitaria. A Biblia tem muitas outras orações feitas para a oração repetitiva. Ao repetir a mente se enfoca e se aprofunda nas verdades da fé e se apropria delas.


Exemplos:


* O Salmo 136 repete a frase " porque é eterno seu amor ".

* Os Salmos 29, 46, 80 , 107 e outros também possuem estrofes repetitivas

* Em Daniel 3, 57-88 a frase "louvai-o e exaltai-o eternamente! " se repete 32 vezes.


A Biblia ensina a importância de insistir na oração:


* Jairo, o chefe da sinagoga: "rogando-lhe com insistência: Minha filhinha está nas últimas. Vem, impõe-lhe as mãos para que se salve e viva." Marcos 5,23


* Os anciãos pediam a Jesus a cura do servo do centurião : "Aproximando-se eles de Jesus, rogavam-lhe encarecidamente: Ele bem merece que lhe faças este favor" Lucas 7,4


* "Pedro estava assim encerrado na prisão, mas a Igreja orava sem cessar por ele a Deus." Atos 12:5


* "Noite e dia, com intenso, extremo fervor, oramos para que nos seja dado ver novamente a vossa face e completar o que ainda falta à vossa fé." I Tessaloniscensses 3,10


* "Elias era um homem pobre como nós e orou com fervor para que não chovesse sobre a terra, e por três anos e seis meses não choveu." São Tiago 5,17


Também no Reino do céu se repetem orações:


Apocalipse 4,8-11 " Estes Animais tinham cada um seis asas cobertas de olhos por dentro e por fora. Não cessavam de clamar dia e noite: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Dominador, o que é, o que era e o que deve voltar. "


Jesus nos ensina a insistir na oração:


" Por acaso não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que estão clamando por ele dia e noite? Porventura tardará em socorrê-los? " Lucas 18:7


Jesus mesmo ora com insistência:


No Getsêmani Jesus Cristo repetia a mesma oração durante sua agonia:


* "Ele entrou em agonia e orava ainda com mais instância, e seu suor tornou-se como gotas de sangue a escorrer pela terra." Lucas 22,44


* " Adiantou-se um pouco e, prostrando-se com a face por terra, assim rezou: Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice! Todavia não se faça o que eu quero, mas sim o que tu queres (...) Afastou-se pela segunda vez e orou, dizendo: Meu Pai, se não é possível que este cálice passe sem que eu o beba, faça-se a tua vontade! (...) Deixou-os e foi orar pela terceira vez, DIZENDO AS MESMAS PALAVRAS. " Mateus 26: 39,42,44


Jesus não somente insistiu na oração "repetindo as mesmas palavras" mas também pediu aos discipulos que O acompanhassem em Sua oração. Eles ja haviam rezado por muito tempo na Ultima Ceia e tinham sono. Talvez pensaram que não havia razão de seguir insistindo na oração. O fato é que o abandoram na oração.


Muitos hoje em dia fazem igual. Parece-lhes bobeira ou cansativo repetir os mistérios de nossa fé e acabam dormindo.


Enquanto que no Rosário o que repetimos são orações (versiculos) Biblicos:


- O Pai-Nosso (Mt 6, 9-13)

- Ave Maria (Lc 1,28-55, João 2: 1-11). A segunda parte é nossa resposta confiante acolhendo a Mãe de Deus que nos foi dado.

- O Gloria ( II Corintios 13,13 ).


Conclusão:


Não se deve confundir a oração com a "multiplicação de palavras" com a "oração insistente" que nos ensina Jesus.


Insistir é recair sobre o mesmo tema. A oração insistente é por si mesma repetitiva mais não necessariamente é "mulplicação de palavras" . Depende da disposição do coração.


Jesus nos ensina a rezar de coração, como Ele mesmo reza, sendo todo amor e obedincia ao Pai. Os que sabem rezar são humildes, os que de coração clamam o Senhor se reconhecessem necessitados d'Ele a cda instante, pois são como as crianças.


O problema não é a repetição mas sim o discurso vão. O Santo Rosário e outras orações repetitivas , quando rezadas de coração , meditando seus mistérios com humildade , não somente são aceitaveis mas também constituem uma "oração insistente" tal como é recomendada na Biblia.



Esta página es obra de Las Siervas de los Corazones Traspasados de Jesús y María.


Nota do autor do site:


A oração repetida também é um meio de se evangelizar tendo em vista que um mal que ainda hoje aflige que é o analfabetismo, no tempo mais antigo era muito maior, com a observação que nao existia a imprensa e portanto não havia biblias disponiveis para se ter em casa como hoje.


Se hoje com o analfabetismo a Palavra de Deus fica dificil para estes imagina antes?


Como evangelizar? Como tornar acessivel a Palavra da Sagrada Escritura a todos?


Claro! atraves da oração, atraves da oração meditavam partes da Biblia (Como vismo as referencias biblicas no artigo acima de cada oração do Rosario) e tinham assim a possibilidade de aprofundar na fé.


Concluindo então, a oração repetida era também instrumento de evangelização e é ainda nos dias de hoje.


Vamos ver uma oração da Igreja dos primeiros seculos:


ORAÇÃO MARIANA DO SÉC. III

Autor: Desconhecido Fonte: Revista "Pergunte e Responderemos" nº 457


Em 1917 a Biblioteca John Ryland, de Manchester (Inglaterra) adquiriu no Egito um pequeno fragmento de papiro de 18 x 9,4 cm (Ryl. III,470), cujo conteúdo foi identificado em 1939; é o texto de uma oração dirigida a Maria Santíssima invocada como Theotókos (=Mãe de Deus) no séc. III. Quando em 431 (séc. V) o Concílio de Éfeso proclamou Maria Theotókos, fez eco a uma tradição cujo primeiro termo conhecido remonta a Orígenes (243 dC).


" Sob a tua misericórdia nos refugiamos, Mãe de Deus! Não deixes de considerar as nossas súplicas em nossas dificuldades. Mas livra-nos do perigo, única casta e bendita! "


Rogerio Hirota

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem