Agnosticismo

 


Fonte : Corazones

Autor: Padre Jordi Rivero

Traducao: Rogerio Hirota


O Agnosticismo é a posição que limita o conhecimento a experiencia sensual, o termo usado"empirica verificable".


Rejeita a possibilidade do conhecimento sobre natural e por tanto a possibilidade de saber se Deus existe. É diferente do Ateismo.


O filósofo Kant (1724-1804) preparou o caminho da popularização desta posição, mas a palavra "agnosticismo" é de T.H. Huxley (1869) que significou a rejeição da metafísica.


O Agnosticismo não é o mesmo que ateismo (negaçao da existencia de Deus). Sua posição é que não se pode saber se existe Deus ou não. E por isso rejeita qualquer pronunciamento a favor ou contra a existencia de Deus.


Alguns cristãos, paradoxalmente, tomam uma posição que parte dos mesmos principios do agnosticismo. Como os agnosticos, crêem que a existência de Deus não se pode conhecer pela razão e por tanto é uma fé irracional .Mas decidem dar um total "salto na fé" (irracional). Por isso rejeitam a apologetica ( o uso de argumentos racionavéis para explicar e defender a fé). Pretendem creer pela " fé somente ", sem nenhuma assistência da razão. Para eles a razão é mais bem um obstaculo a fé.


O Concilio Vaticano I (1869-1870), reafirmou a Posição Catolica:


" A existência de Deus se pode conhecer pelo uso da somente razão natural. A razão é um dom natural de Deus pelo qual Ele nos ajuda a conhecer sua existencia. ( cf. Sabedoria 13, Romanos 1:20)."


A busca e o conhecimento da existencia de Deus descoberta pela razão nos dispoe a receber mediante a Revelação divina, a qual é necessaria para conhecer a "essencia"de Deus (quem é Deus).


Segundo o Catecismo, o agnosticismo é uma ofensa contra o Primeiro Mandamento.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem