Respondendo a um agnóstico

 


Fonte : Corazones

Autor: Padre Jordi Rivero

Traducao: Rogerio Hirota 


Um agnóstico nos escreve:


Ola Padre, meu nome é ______, tenho 19 anos. O motivo pela qual lhe escrevo é porque investigando sobre a "fé", cheguei a ver sua página, e li os testemunhos das pessoas que sofreu por este jugo e suas respostas, o que me levou a lhe escrever não é o jugo, mas as respostas que você da a pessoas que não encontram um caminho ou solução a suas duvidas, e eu tenho muitas.


Sou estudante de Astronomia, dedico minha vida a ciência e não acredito em nada que não possa ver ou comprovar. Quando nasci fui batizada, minha familia é católica, mas nunca me convenceram da religião, não vou a Igreja e sempre fui a colegios católicos, com a idade de 10 anos tomei a primeira comunhão, para mim não foi nada além de um tipo de obrigação e o tomei muito rapidamente, aos 10 anos não se é muito consciente sobre o que significa isso. Com o tempo fui me questionando sobre a existência de um Deus e enquanto crescia descobri minha paixão pela ciência e explicar tudo o que ocorre a minha volta, perdi a pouca fé que tinha e me dei conta de que não creio em Deus, ou pelo menos não sei se existe e nunca vou saber, nunca o vi presente em minha vida e todavía não o vejo. Falei com muitos catequistas de meu colegio e comentei-lhes minhas dúvidas, mas ninguém conseguiu me convencer ou abrir meus olhos e até hoje sigo pensando a mesma coisa e quanto mais falo do tema, mais fico em duvida.


O problema não é que nego a Deus, não sou atéia, mas que não estou segura de sua existência e não encontro maneiras de sanar minhas duvidas. Em minha volta tenho muitas pessoas que crê em Deus e que é fiel a religião católica e ao ve-los não entendo o que os move, eu não sou uma pessoa egoísta, ajudo as pessoas dentro do que me é possivel, penso no próximo e não falo mal de ninguém, minha vida seria como a de um bom cristão, somente não creio em Deus e tenho medo de estar equivocado em minha forma de pensar, por isso investigo e falo sobre minhas duvidas, mas nada consegue me convencer de que estou equivocada e não posso crer em algo que não sou capaz de ver ou de provar ciêntificamente. Sei que não sou a única que sente isto, mas não estou tranquila, vivo na duvida e isso é algo espantoso.


Gostaria que me respondesse e me desse sua opinião ou seu conselho, necessito muito, não me peça que reze ou algo assim, porque seria hipócrita de minha parte faze-lo, somente necessito de algo para crer ou não crer, mas me deixar segura.


Não pense que busco uma saida fácil, sei muito bem que a resposta a minhas perguntas deveria encontrar em mm, mas levo muitos anos buscando e não consigo nada. Espero que dentro de suas possibilidades encontre as palavras corretas para mim, ao ler suas respostas vi uma pessoa que sabe falar com as pessoas e por isso recorri a você.


Desde já agradeço muito seu tempo e espero receber uma resposta.


RESPOSTA


Estimada _____:


Deus te abençõe.


Primero é importante esclarecer que NÃO existe verdadeiro conflito entre ciência e religião. Digo "verdadeiro" porque muitos crêem falsamente nesse conflito. A Igreja sempre promoveu as ciências. Deus nos deu e dá a inteligência para que descubramos as maravilhas da criação e as utilizemos para o bem. Não nos fez robôs mas filhos livres, capazes de cooperar com Ele fazendo um mundo melhor. O conflito ocorre quando se quer utilizar a ciência contra os direitos do homem ou quando se quer utilizar a religião para deter o bom uso da ciência. Uma infinidade de cientistas, tanto astrônomos como de outras ciências, são cristãos. Inclusive o famoso Galileu foi cristão e morreu cristão. Eu também gosta muito da ciência. Por isso estudava engenharia quando Deus me chamou ao sacerdócio. Veja também: Encíclica Fé e Razão de João Paulo II)


A razão é capaz de descobrir que existe uma ordem maravilhosa na criação (no qual descobrirás dentro da astronomia). Nela descobrimos ordem, beleza, funcionalidade, poder, maravilha.... O universo se abre diante de nós cada vez com mais surpresas e que o homem não termina de decobrir e adentrar pois sempre existe mais e mais, novas estrelas, mais maravilha.... Todos os ciencia e cientistas de toda a historia colocados juntos não abragem semelhante maravilha. Esta realidade nos convida a compreender nossa pequenes e a grandeza que nos supera. Que diremos então? Que tudo se criou somente, por pura casualidade? Absurdo! Mas tudo nos indica que existe um criador.


Reconhecer que exista um ser superior a nós, infinitamente sabio e poderoso que criou e guía todas as coisas é perfeitamente racional, ao menos se formos humildes. Por exemplo: Se vejo um computador, posso aceitar que alguém mais inteligente que o inventou. Pode ser que com o tempo eu vá entendendo como a fez e admirarei então ainda mais seu gênio, mas seria irracional pensar que o computador se fez sozinho. A mesma ciência nos ensina, segundo a lei de entropia, que tudo tende a desordem, ao caos se uma força superior não o sustenta e guia. Nada se ordena sozinho, nada se desenha sozinho. O que dizer então da criação do universo? Neste caso se manifiesta um autor infinitamente sabio e poderoso. Quanto mais estudo mas me maravilho do criador, quem é a plenitude dessa ordem, beleza... maravilha, em outras palavras: Deus.


Você me disse que resiste a crer naquilo que não pode ver. Mas essa posição é realmente científica? Você descobrirá que grande parte dos descobrimentos começaram por uma intuição e as vezes por um acidente. Se planta depois uma hipótese em torno na qual se investiga. Mais tarde pode ser que se chegue a comprovar. Mas na verdade não começou a existir com a prova. A prova somente abriu o caminho para ter certeza da verdade. Também nosso encontro com Deus começa com uma intuição que Ele planta em nosso coração e se requer um processo de busca e verificação. Creio que esta busca já tenha começado em seu coração. Mas como verificar neste caso? Existe verdades que trascendem a física e os sentidos e não se podem ser submetidos ao laboratório. Você tem visto o amor, o perdão, a paz? Estas realidades espirituais são inferiores ou superiores as coisas materiais? Os sentidos nos dão pistas. Podemos ver, por exemplo, nos rostos, quando em um olhar existe amor. Mas o que vemos não é mais que um reflexo. A verdade espiritual é muito maior que os sentidos. Nem todas as estrelas podem ser vistas apenas com os olhos nús mas se necessita de telescopios de diferentes graus. Igualmente temos de aprender os meios apropriados para buscar a Dieus. Temos que saber que "telescopios" usar. Os métodos são diferentes mas não menos rigorosos. Não é questiao de crer por crer. O encontro com a verdade é verificado através de um processo nele que se produz os frutos, experimentamos em nossos corações a força do amor, perdão, justiça e paz.


Você disse: "eu não sou uma pessoa egoísta, ajudo as pessoas dentro do que me é possivel, penso no próximo e não falo mal de ninguém, minha vida seria como a de um bom cristão". Como sabe que é uma pessoa boa, que existe a bondade, que é bom pensar no próximo, que não devemos fazer o mau? Estes valores universais Deus os colocou em nossos corações. Quando os vemos em prática vemos que aí esta o bem. Igualmente quando lemos os Evangelhos nosso coração pode verificar que aí está o sumo bem.


Os sabios de Deus, como os magos de oriente, buscam Deus nas estrelas. Muito bem! Experimentam um grande gozo no que descobrem. Muito bem! Mas não podem ficar somente olhando para cima. Tem que chegar até as últimas consequências do que nosso coração tem encontrado. Deus se manifesta. Não podemos exigir de Deus mais provas segundo nosso designio. Ele nos dá as necessarias. Mas para reconhece-lo se requer uma virtude indispensável: a humildade. Permita que Deus te surpreenda, como aos reis magos. As estrelas te guiarão até Deus mas chegará o momento em que terás que baixar a cabeça e descobrir, como eles, que aquele que criou as estrelas e é muito superior a elas, nos amou tanto que se fez menino e se entregou nos braços de Sua Mãe, Maria, precisamente para chegar a nós em forma visivel, sem que Sua infinita majestade nos pareça obstáculo. Diante de tanto amor, o humilde se maravilha, mas o soberbo ainda constestará dizendo: "Como pode Deus ser um pequeno bebê ?".


Você também me disse para que não te pedir que reze porque não tem fé. Mas vejo que tem ansia pela verdade. Esta buscando. isso vale. Pedirei então a Deus que te de fé. Não se pode conhecer ninguém com quem recusa falar. Fale com Deus, com sinceridade, de sua realidade. Diga que quer conhece-lo. Escuta-lo. Toma o Evangelho, leia meditando a vida de Jesus. Vera que seu coração encontrará uma luz superior as estrelas: Seu amor infinito por nós, amor que não cabe na proveta do laboratorio nem nos confins do universo, mas que nosso coração anseia porque foi criado para Ele. A fé é um dom que Deus quer te dar. Sua carta é sinal da inquietude de seu coração.


A ciência tem sua importância mas não é tudo. Para pensar dependemos de nosso cerebro que é parte da natureza. Dependemos além disso das leis e limites que regem a natureza. Não digo isso para tirar os mérito científicos. Ao contrario, creio que tem um papel importante no avanço da humanidade. Mas o homem deve ser capaz de reconhecer que esta diante de fenômenos que o superam. Devemos seguir abrindo horizontes com a ciência, mas ao mesmo tempo o coração busca razões mais longe. A ciência nos ensina "como funcionam" muitas coisas mas não explica eo "por quê" delas nem tampoco de nossa existência, do amor, da morte... Por que existem essas estrelas?, Por que é maléfico fazer experimentos com seres humanos? A ciência não pode "ver" nem responder. Mas o homem pode descobrir em seu coração a resposta. O homem descubre que toda a ciência necessita ser causada segundo os requisitos do amor. Pois bem esse amor é Deus.


Assim, vencendo a falsa dicotomía entre ciência e religião, compreendendo que são dois caminhos válidos e complementários até o encontro com Deus, e que poderá encontrar a Nosso Pai. Mas não se esqueça: é necessário ter humildade.


Este artigo é obra de As Servas dos Corações Transpassados de Jesus e Maria.

Copyright © 1999 SCTJM

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem