Aprendendo com os santos sobre o Purgatório

 


Autor: Rogério Hirota
Fonte de Pesquisa: Fundamentos da Salvação, livro II ed. Odorizzi


Como sabemos o purgatório é descrito na Biblia não com este nome, mais é citada várias vezes na Biblia. (Veja mais sobre a doutrina do purgatorio neste site.).


Nada melhor que buscar através das citações dos santos, dos Padres da Igreja , de seus Doutores e dos Papas, pois seus ensinamentos são insuperaveis em verdade, clareza e profundidade e seus escritos são isentos de erros graças a inspiração do Espirito Santo com o respaldo do Magistério da Igreja.


Com certeza depois de lermos mudaremos muitas ideias colocadas ou formadas a repeito de um purgatorio de somente sofrimento ou de almas que supostamente estao perdidas longe de Deus, mas que na verdade estao se purificando com a comunhão e misericordia de Deus, nos abramos para receber estas palavras dos santos.


São João Crisóstomo: " (...) como duvidar de que nossas oferendas pelos mortos lhes proporcionariam alivio? Sem hesitação, demos nossos sufrágios àqueles que já se foram e por eles ofereçamos nossas preces. "


Santo Anselmo: " Vale mais assistir uma só Santa Missa quando vivo, que mandar celebrar mil depois de morto. "


São Francisco de Salles: " A maioria dos que temem o purgatório é muito mais e amor de si mesma que pelo interesse de Deus. Por isso só falam das penas daquele lugar e nunca da felicidade e da paz que desfrutam as almas que lá estão. É verdade que os sofrimentos são extremos e as mais terríveis dores desta vida não se podem comparar a eles, mas também as satisfações interiores são tais e tantas que nenhuma prosperidade nem alegria da terra a elas podem se igualar. Se é uma espécie de inferno quanto a dor, é um paraiso quanto à doçura que a caridade difunde no coração (...) Feliz estado mais desejado que temível."


São Vicente Ferrer: " Hä almas que ficam no purgatório um ano inteiro só por um pecado " .


Este Santo tinha uma irmã muito frívola e vaidosa que vindo a falecer, lhe apareceu entre as chamas e sofrendo horriveis penas, dizendo: "Ai de mim, meu irmão, fui condenada a estes suplicios até o dia do Juízo Final. Mas tu podes ajudar-me. Oferece para mim 30 missas."


Quando o santo celebrou a 30º Missa apareceu-lhe a irmã a caminho do céu dizendo: "graças a valia das Santas Missas, ficou reduzida a 30 dias uma pena que deveria durar séculos."


Santo Antonio: "Aquele fogo, é de tal maneira rigoroso, que comparado com o que conhecemos na terra, este se afigura como que pintado num painel. "


Santa Faustina recebe de Jesus estas palavras e que esta em seu diário: " Tira do tesouro da Minha Igreja todas as indulgências e oferece-as pelas almas. Oh ! Se conhecesses o seu tormento incessantemente oferecias por elas a esmola do espírito e pagaria as suas dúvidas com a Minha Justiça"


Santa Catarina de Gênova: "Sentir o impeto de ir para Deus sem o poder satisfazer é o maior sofrimento que se possa imaginar, é , propriamente o purgatório. Este estado é um estado de morte, uma angústia inenarrável. É um sofrimento tão extremo que não há lingua que o possa contar, nem inteligência que possa compreender sequer um milésimo, se Deus por uma graça especial não o mostrar. "


Santa Tereza D'Ávilla: "Em vão tentaria explicar esta angustia misteriosa. A alma sente um desejo irresistivel de Deus, não tem nenhuma consolação, nem do céu, nem da terra a que já não pertence. É um martirio que a natureza custa a suportar, os ossos se separam e ficam como que deslocados. Sente-se uma dor tão violenta, um desejo nos consome, morrer, morrer, morrer, Ir a Deus. "


Santa Catarina de Gênova após uma visão do purgatório: " Que coisa terrivel ! Confesso que nada posso dizer e nem conceber que se aproxime sequer da realidade. As penas que lá padecem as almas são tão dolorosos como as penas do inferno. "


São Boaventur, São Tomás de Aquio, Santo Ambrósio e São João Crisostomo afirmam sobre o purgatorio: " Todos os tormentos que o furor dos perseguidores e dos demonios inventaram contra os martires, jamais alcançarão a intensidade dos que padecem as almas em tal lugar de expiação. "


Santa Catarina de Bologna: "Quando quero obter com segurança uma graça, recorro as almas sofredores e a graça que suplico sempre me é concedida."


Santa Catarina de Bologna: " Mais se obtém pedindo a intercessão das almas, que dos santos. "


Ensina o Catecismo da Igreja: " Aqueles que morrem na graça e na amizade de Deus mais imperfeitamente purificados, estão certos da sua salvação eterna, todavia sofrem uma purificação apos a morte , afim de obter a santidade necessária para entrar na alegria do céu.


São Francisco de Sales: " As almas do purgatório ai vivem uma continua união com Deus (...) sendo consoladas pelos anjos. "


São João Maria Vianey ( Cura D'Árs): " Se soubessemos como é grande o poder das santas almas do purgatório e quantas graças podemos alcançar por sua intercessão, elas não seriam tão esquecidas. "


São Francisco de Sales: " No purgat'rio, as almas estão perfeitamente conformadas com a vontade de Deus. Só querem o que Deus quer. Se lhe fosse aberto o Paraíso, prefeririam precipitar-se no inferno a apresentar-se manchadas diante de Deus.


São João Maria Vianey( Cura D'Árs) disse a uma senhora que ele confessava: " Há dez anos que seu pobre pai sofre no purgatório e não mandaram rezar uma só missa para o libertar! "


São Francisco de Sales: " No purgatorio as almas amam mais a Deus que a si proprias, com um amor simples, puro e desinteressados. "


São Paulo da Cruz teve a visão de um padre recém falecido que lhe disse: " Quanto sofro, quanto sofro meu Deus! Sou a alma daquele padre falecido. Há tanto tempo estou num oceano de fogo, há tanto tempo! (...) Parecem mil anos! "


São Paulo da Cruz respondeu-lhe: "Meu Padre, mas faz tão pouco tempo que faleceu e já falas em mil anos!" Ao que o padre pediu sufrágios e desapareceu! O Santo rezou muito por ele e no dia seguinte celebrou a Santa Missa pelo falecido.


Viu-o então entrar triunfante no céu na hora da Santa Comunhão!


Santa Veronica Juliani teve a visão de uma irmã religiosa que deveria passar no purgatorio tantos anos quantos vivera em vida.


São Gregório Magno: "Creio que as penas do purgatorio são mais terríveis e insuportaveis que todos os males desta vida. "


Santo Agostinho pedia orações pela alma de sua mãe Santa Monica a todos os leitores de seus livros.


Papa João Paulo II: " A Igreja do Céu, a Igreja da Terra e a Igreja do Purgatorio estão misteriosamente unidas nesta cooperação com Cristo para reconciliar o mundo com Deus" (RP. 12)


Papa João Paulo II: " Numa misteriosa troca de dons, eles (padecem), intercedem por nós e nós oferecemos por eles a nossa oração de sufrágios." (RP.31)


São Bernardo: " Entre o momento da morte e a eternidade , existe um abismo de misericordia ! "


Santa Catarina de Gênova: " Sim, o tormento delas é tão grande que nenhuma lingua humana pode exprimi-lo, mas suas delicias são de tal modo inebriantes que só a felicidade dos eleitos pdoe dar uma ideia. "


Catecismo da Igreja afirma: " Desde os primeiros tempos a Igreja honrou a memória dos defuntos e ofereceu sufrágios em seu favor, em especial o Eucaristíco. Afim de que purificados, eles possam chegar a visão beatifica de Deus. A Igreja recomenda também as emolas, indulgências e obras de penitência. "


São Nicolau descreve um visão do purgatorio: " Um imenso vale onde milhoões de almas se retorciam de dor num braseiro imenso e gemiam de cortar o coração. Ao perceberem a presença, bradava, suplicavam, estediam os braços pedindo misericordia e socorro. Diziam: [ Padre Nicolau, tem piedade de nós! Se celebrares a Santa Missa por nós, quase todos seremos lbertadas dos nossos dolorosos tormentos.] . O Santo celebrou 7 Missas em sufrágios destas almas. Durante a ultima Missa, apareceu-lhe uma multidão de almas resplandencentes de glória que subiam ao céu."


São Francisco Xavier percorria a noite , as ruas da cidade, convocando com uma campainha o povo a orar pelas almas.


São João Crisóstomo: " Os anjos assistem a missa e depois levam em tropel os sufrágios para as almas que em alarido festivo se preparam para ir ao céu. "


Com as reflexões deste Santos vemos o quão importante é o purgatorio, porque nao vamos sofrer somente por nossas faltas, mais também para nos apresentar dignos perante ao Pai e como instinto não teriamos coragem de aparecer sujos de pecado , mesmo se fosse aberto as portas do purgatorio como diz São Francisco de Sales.


E também que as almas não estão distantes de Deus , mais mesmo no purgatorio são consoladas pelos anjos, acho que depois de lermos estas frases nos incentiva ou nos faz aumentar ainda mais nossas orações aos que padecem no purgatorio para que alcancem logo a graça de estar no Reino tão desejado.


© Livre para cópia e difusão na íntegra e com menção do autor

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem