Purgatório, realidade ou ficção?


Fonte: El Bau del Tesoro Catolico
Autor: Bob Stanley
Tradução: Rogerio Hirota


É razoavel deduzir que se Deus é perfeito, então o Céu tem que ser um lugar perfeito aonde nada imperfeito (impuro) pode entrar ( cf. Apocalipse 21:27 ). Deus não se unira a nada sujo, imundo. Se uma pessoa morre com pecados que não são sufiencientes para o inferno (pecado mortal, I Jo 5:16-17) e tem pecados menores ( veniais ) que impede a sua entrada no Céu, então tem que haver um lugar para expia-los e este seria um lugar temporario como diz em mateus 5: 25-26 " (...) e não sairá de lá até que pague o ultimo centavo". Sair de onde?


Depos do pecado de Adão, as portas do Céu foram fechadas e ninguém mais teve permissão de entrar ( Jo 3:13 ) até que Jesus Cristo redimiu a raça humana e abriu as portas novamente. Aonde estiveram os espiritos de Moisés e Elias que apareceram e falaram com Jesus na transfiguração (Mt 17:3)?


Não podiam estar no Céu porque esta fechado a todo homem e se estivessem no inferno teriam se perdido. Teriam de estar em um terceiro lugar. Se houve um terceiro lugar então, porque não pode existir agora?


Filipense 2:10 nos diz:


" para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos abismos. " . O abismo poderia ser o inferno ou é um terceiro lugar?


Obs. Tradução feita da versão biblica espanhola.


Os teologos não-catolicos se esforçam em tentar conciliar a negação da existência do Purgatório com o que Paulo disse em I Corintios 3: 13-15:


" A obra de cada um aparecerá. O dia (do julgamento) demonstrá-lo-á. Será descoberto pelo fogo; o fogo provará o que vale o trabalho de cada um. Se a construção resistir, o construtor receberá a recompensa.Se pegar fogo, arcará com os danos. Ele será salvo, porém passando de alguma maneira através do fogo. "


Ao que se refere este versiculo? Obviamente a pessoa não está no inferno pois o versiculo 15 diz que " Ele será salvo ". Ele nem tãopouco pode estar no Céu porque o mesmo versiculo descreve sofrimento " porém passando de alguma maneira através do fogo. " e não existe sofrimento no céu.


Estes versiculos descrevem um homem que será purificado pelo fogo e só assim então será salvo e podera entrar no Céu. Aonde é este lugar que se passar pelo fogo para ser salvo se não é o purgatório?


" Quem estará seguro no dia de sua vinda? Quem poderá resistir quando ele aparecer? Porque ele é como o fogo do fundidor, como a lixívia dos lavadeiros. Sentar-se-á para fundir e purificar a prata; purificará os filhos de Levi e os refinará, como se refinam o ouro e a prata; então eles serão para o Senhor aqueles que apresentarão as ofertas como convêm. " Malaquias 3: 2-3


" Espada, levanta-te contra o meu pastor, (contra o meu companheiro - oráculo do Senhor dos exércitos). Fere o pastor, que as ovelhas sejam dispersas: Voltarei a minha mão até mesmo contra os pequenos. Em toda a terra - oráculo do Senhor - dois terços dos habitantes serão exterminados e um terço subsistirá. Mas farei passar este terço pelo fogo; purificá-lo-ei como se purifica a prata, prová-lo-ei como se prova o ouro. Então ele invocará o meu nome, eu o ouvirei, e direi: Este é o meu povo; e ele responderá: O Senhor é o meu Deus. " Zacarias 13: 7-9


" Um crisol para a prata, um forno para o ouro; é o Senhor, porém, quem prova os corações. " Proverbios 17: 3


O refinador de mateis observa a prata pois se o processo vai alem do necessario, a prata se estraga.


" Sentar-se-á para fundir e purificar a prata; purificará os filhos de Levi e os refinará, como se refinam o ouro e a prata; então eles serão para o Senhor aqueles que apresentarão as ofertas como convêm " Malaquias 3: 3


O SENHOR SABE QUANDO O PROCESSO ESTA COMPLETO QUANDO PODE VER SUA PROPRIA IMAGEM REFLETIDA NA PRATA.


"Então Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança."

Genesis 1:26


" Ai de mim, gritava eu. Estou perdido porque sou um homem de lábios impuros, e habito com um povo (também) de lábios impuros e, entretanto, meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos! Porém, um dos serafins voou em minha direção; trazia na mão uma brasa viva, que tinha tomado do altar com uma tenaz.Aplicou-a na minha boca e disse: Tendo esta brasa tocado teus lábios, teu pecado foi tirado, e tua falta, apagada. " Isaias 6:5-7


O que poderia dizer-nos este versiculo senão a purgação dos pecados atraves do fogo?


Em I Pedro 3:19 mostra que Cristo pregou aos espiritos da prisão. Quais espiritos? Qual prisao?


Seremos espiritos puros somente depois que morrermos, assim então os espiritos sao os espiritos dos mortos. A prisão não pode significar o Céu e as almas no que estão no inferno estão perdidas para sempre. A prisão significa um terceiro lugar.


I Pedro 4: 6 "Pois para isto foi o Evangelho pregado também aos mortos"


Novamente ,quem são estes mortos?


Mateus 12:32 "Todo o que tiver falado contra o Filho do Homem será perdoado. Se, porém, falar contra o Espírito Santo, não alcançará perdão nem neste século nem no século vindouro."esta passagem faz alusão a um tempo da qual nossos pecados serao perdoados, sem que estejamos neste tempo. Qual século é este?


Hebreus 12:23 " Da assembléia festiva dos primeiros inscritos no livro dos céus, e de Deus, juiz universal, e das almas dos justos que chegaram à perfeição "


Ja vimos que em Apocalipse 21:27 fala que nada de impuro, imperfeito entrará no Céu e em Hebreus 12:23 nos mostra espirito dos justos que chegaram a perfeição.


Em Apocalipse 22:14 mostra que havera uma purificação antes da admissão na Arvore da Vida e entrada pelas portas da cidade. Aonde se passara tudo isso senão num terceiro lugar?


Marcos 9:49 " Porque todo homem será salgado pelo fogo."


Que fogo é este senão o fogo purificador do Purgatorio?


Lucas 12:47 "O servo que, apesar de conhecer a vontade de seu senhor, nada preparou e lhe desobedeceu será açoitado com numerosos golpes."


Esta pessoa será açoitada no céu? Aquele que está no inferno já esta perdido então aonde pode-se tomar este versiculo?


Uma clara evidencia de que existe um terceiro lugar se encontra em Macabeus 12: 38-46:


" Mas, se ele acreditava que uma bela recompensa aguarda os que morrem piedosamente,era esse um bom e religioso pensamento; eis por que ele pediu um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres de suas faltas."


Se existe somente Céu e Inferno, porque as Escrituras nos pedem para orar pelos mortos? Oras se os mortos estão no inferno é inutil a oração e se estão no céu estas seria desnecessaria. Portanto deve haver algum lugar aonde as orações são necessárias.


São Paulo orou pelo seu querido amigo Onesíforo em II Timoteo 1:18


" O Senhor lhe conceda a graça de obter misericórdia junto do Senhor naquele dia. Sabes melhor que ninguém quantos bons serviços ele prestou em Éfeso. "


Para que Paulo faria a oração a um morto se achasse que seu amigo estivesse no céu ou inferno?


O maior tormento no Purgatorio é estar separado de Deus por um tempo. Lembre-se que nesta vida temos cinco sentidos e eles são sempre uma distração para nós quando se trata de concentrarmos nas coisas de Deus, como a oração. Depois que abandonamos esta vida, somos espiritos que não possue mais os cinco sentidos. Não existirá distrações.


Na verdade o Purgatório deveria ser considerado uma grande benção do Senhor. Ainda que as almas estejam em tormento, é um tormento temporario. Todas as almas que vão para o purgatorio, eventualmente tem assegurado a entrada no Reino dos Céus, na qual so sera admitido depois de limpo, purificado das sujeiras do pecado.


A doutrina do Purgatorio doi definida no Concilio de Florença em 1431 e foi reafirmada no Concilio de Trento em 1563.


Veja mais alguns versículos na Sagrada Escritura sobre o Purgatorio:

Isa 61:1, *2Mac 12:38-46, Mal 3:2-3, Mt 5:25-26, Lc 12:58-59, *1Cor 3:13-15, Ef 6:18,

Fil 2:10, 2Tim 1:16-18, Santiago 1:12,5:19-20, Heb 12:23, 1Ped *1:3-7, 1Ped *3:13-20, *1Ped 4:6, Apoc 21:27,22:14-15,

CIC 1030-1032.


O que disseram os Primeiros Padres e Escritores da Igreja sobre o Purgatorio?


Algumas referências :


Tertuliano, A Alma 58:1. J352 208 d.C.

Tertuliano, A Coroa 3:2. J367 211 d.C.

Tertuliano, Monogamia 10:1. J382 213 d.C.

Cirilo de Jerusalen, Catechet Lecture 23:5:9-10. J852-*853

Basilio, Homilias sobre os Salmos Ps7:2. J956

Gregorio de Nisa, Sermão sobre a Morte, J1061 382 d.C.

Epiphanius de Salamis, Contra Todas as Heresias 75:8. J1109

Crisostomo, Sobre Filipos 3:4. J1206

Serapião, The Sacramentary 13L1. J1239a

Agostinho, Salmos 37:3. J1467, Sermones 159:1. J1513,*1516

Agostinho, Genesis Defendido 2:20:30. J1544

Agostinho, Fe e Obras 1:1. J1737a

Agostinho, Cidade de Deus 21:24:2+. J1776,1780, J1920, J1934

Cesar de Arles, Sermões 179:104:2. J2233

Gregorio I, Dialogos 4:40. J2321


* O " J " e o número se refere ao Livro "La Fe de los Primeros Padres" por William A. Jurgens.


Escrito por Bob Stanley, 17 de Novembro de 1997

Atualizado em 25 de Março de 2001

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem