Astrologia

 


Fonte: Corazones

Autor: Padre Jordi Rivero

Tradução: Rogério Hirota


É o estudo do movimento dos corpos celestes com o intuito de interpretar e prever o futuro. É uma forma de adivinhação.


A astrologia apareceu no mundo helenista (grego) no século III aC como uma síntese das religiões astrais dos Caldeus e dos Egípcios com as matemáticas e a astronomia grega. Sua influência abrangeu todos os ramos da vida humana.


A astrologia se diferencia da astronomia que é o estudo científico sobre os corpos celestes.


Os magos que adoraram o menino Jesus era astrólogos?


Temos o relato no Novo Testamento dos magos que seguiam uma estreka em busca do Messias (Mat. 2:1-10). Deus se pode valer de astros para atrais os pagãos até Cristo. Mas uma vez que O tenha encontrado, já não deve se voltar as antigas práticas. Cristo é a plenitude da Revelação, a Sabedoria encarnada, o pastor e o guia de nossas almas, o "sol que nasce do alto". Sua luz é incomparavelmente maior que de todos os astros.


Deus pode se valer dos astros para chamar nossa atenção para um grande evento ou mensagem que nos deseja dar a conhecer. Por exemplo, quando Jesus morre, o Sol se ocultou (Mat. 27: 45; Mc. 15:33; Lc 23:44); em Fátima ocorreu o milagre do Sol. Estes eventos, a diferencia da astrologia, colaboram ou confirmam uma mensagem que Deus tem revelado e tem como único propósito apontar para a revelação divina. Não são como na astrologia que é uma iniciativa do homem em busca do futuro. Estes eventos não substituem como na astrologia a Deus e a revelação cristã, mas a confirmam.


Desde o inicio dos cristãos se opuseram a astrologia


São Paulo critica a observância de dias especiais (Gal. 4:9-10) e a devoção de poderes cósmicos (Rom 8:38; Col 1:16, 2:8,20).


Os Padres (Tertualiano, Agostinho e outros) denunciaram as previsões astrológicas como despresíveis e identificando-as como demoniacas. Santo Agostinho († 430) acusou a astrologia em seu Tratado "Cidade de Deus", por ser um sistema fatalista que nega a liberdade humana.


A influ6encia do Islam na filosofia medieval européia trouxe consigo uma abertura a astrologia. Alguns Papas (Julio II, Paulo III, Leão X) favoreceram sua pratica ( a infalibilidade assegura a inerrância do Sumo Pontifice em questões de fé e moral propostos a Igreja. Não abrange a vida pessoal do Papa.) Outros Papas , como Inocente VIII, a condenou energicamente.


A Reforma protestante esteve dividida ate a astrologia


Catecismo § 2116: " Todas as formas de adivinhação hão de ser rejeitadas: recurso a satanás ou aos demonios, evocação dos mortos ou outras praticas que erroneamente se supõe "descobrir o futuro". A consulta aos HORÓSCOPOS, a ASTROLOGIA, a QUIROMANCIA, a INTERPRETAÇÃO E PRESSÁGIOS e da SORTE, os FENÔMENOS DE VISÃO, o recurso a médiuns esconde uma vontade de poder sobre o tempo, sobre a história e finalmente, sobre os homens, ao mesmo tempo que um desejo de ganhar para si os poderes ocultos. Essas práticas contradizem a honra e o respeito que , unidos ao amoroso temor, devemos exclusivamente a Deus."



Esta página es obra de Las Siervas de los Corazones Traspasados de Jesús y María.

Copyright © 1997 SCTJM

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem