Bruxaria



Fonte: Corazones

Autor: Padre Jordi Rivero

Tradução: Rogério Hirota


É dificil distinguir claramente entre bruxaria, feitiçaria e magia. Estas práticas utilizam de meios ocultos que não são de Deus, para produzir efeitos além dos poderes naturais do homem.


A bruxaria se adapta aos tempos modernos e se prolifera até por livros populares para crianças. Como exemplo: Harry Potter.


A bruxaria é perversa porque recorre a espiritos malignos e implica num pacto ou pelo menos uma busca da intervenção desses espíritos. Para ser bruxo ou bruxa ocorre por vinculos satânicos através de consagração, muitas vezes dentro da família.


A bruxaria implica na crença de uma realidade invisível da qual o praticante fica preso. As Sagradas Escrituras e os Padres ensinam que se trata de uma entidade diabólica (Dt. 18,12)


Porque se recorre a bruxaria?


Se busca a ajuda sobrenatural que oferece a bruxaria por diferentes razões. As principais são: Para se fazer algum dano a quem se odeia, para atrair o amor de alguém, para invocar os mortos, para sucitar calamidades ou impotência contra inimigos, rivais ou opressores reais ou imaginários, para resolver um problema o qual se é convertido em obsessão e já não se importando com os meios para o resolver.


Práticas dos Bruxos


A bruxaria aparece desde os tempos da Antiga Mesopotâmia e Egito. Assim demonstra a Bíblia como também outros antigos escritos como o Código de Hammurabi (2000 a.C.).


Nem todos os bruxos seguem a mesma prática, mas as seguintes que vamos citar são muito comum na era cristã. O bruxo faz um pacto com o demônio, renega a Cristo e aos Sacramentos, tem ritos diabólicos da qual fazem uma paródia da Santa Missa ou dos ofícios da Igreja e adoram o Principe das trevas e participam em aquelarres (reuniões de bruxos onde fazem suas malediscências). A bruxaria esta relacionada com o satanismo.


Tanto em bruxaria como em magia se encontra os seguintes elementos:


1- A realização de rituais ou gestos simbolicos

2- O uso de substâncias e objetos materiais que tem significado simbólico.

3- Pronunciamento de um feitiço

4- Uma condição prescrita que efetua o rito


A bruxaria consta de rituais para fazer seus feitiços (exercer um maleficio ou vinculo sobre alguém), alguns dos quais requer ervas particulares. Também existem palavras de conjuro ou feitiço que podem ser escritas para obter um maior poder. Quem realiza o rito deve desejar seu proposito com todas suas forças para obter maiores efeitos e algumas vezes deve jejuar por 24 horas antes de realizar o rito para purificar o corpo.


O poder da bruxaria é real?


Pode ser real, mas em muitos casos pode ser também uma sugestão da mente, quer dizer pura mentira. Em ambos os casos quem esta atuando é o demonio, principe da mentira.


A Bíblia, os ensinos dos Padres da Igreja nao deixam duvidas sobre o fato que os seres humanos tem a liberdade para pactuar com o diabo a qual tem influência sobre a terra e em atividades humanas. Por outro lado os Padres como São Jerônimo, pensavam que em muitos casos a bruxaria é uma sugestão da mente.


A Biblia condena a bruxaria e feitiçaria, não como falsas ou fraudulentas, mas por ser uma abominação: "Não deixar viver as feiticeiras" ( Exodo 22,18, Deut. 18,11-12). A narrativa da visita do rei Saúl a feiticeira de Endor (I Reis 28) demonstra que sua evocação de Samuel foi real e teve efeito. Em Levítico 20,27 vemos: "Qualquer homem ou mulher que evocar os espíritos ou fizer adivinhações, será morto. Serão apedrejados, e levarão sua culpa”. Esta claro que existe um espirito adivinho e não se trata de uma impostura.


O povo de Israel. em muitas ocasiões, tomaram a fazer uso da prática de adivinhações e a consulta de bruxos, indo assim contra os mandamentos de Deus.(Ez 13:18-19; 2 Cron 33:6; Jer 27:9...).


O Antigo Testamento mostra claramente como os Israelistas e seus vizinhos pagãos estavam consciente da bruxaria e magia. No livro do Exodo 7,11 lemos: "Mas o faraó, mandando vir os sábios, os encantadores e os mágicos, estes fizeram o mesmo com os seus encantamentos"


O Primeiro Mandamento de Deus condena a bruxaria, a magia e todo o tipo de adivinhação: "Eu Sou o Senhor teu Deus [...] não terás deuses estranhos diante de mim" (Exodo 20:2-3)


No Novo Testamento igualmente se condena a bruxaria como uma realidade perversa: (Gálatas 5,20; 13,6; Apocalipsis 21,8; 22,15). O mago Simão era praticante de magia mas estava com inveja dos Apostolos quando viu as pessoas receber o Espirito Santo através da imposição das mãos. Ofereceu dinheiro aos Apóstolos para que ensinassem como fazer isso e Pedro contestou: "[...] o teu coração não é puro diante de Deus. Arrepende-te desta tua maldade" Atos 8: 9-22.


Em minha vida sacerdotal tenho encontrado numerosas vezes com pessoas que fizeram pactos satânicos e posteriormente experimentaram graves consequências e também com frequência tenho orado para as pessoas que tem sido vítima de "trabalhos" de bruxaria.


A bruxaria opera com poder satânico (dado por Satanás). Se trata de poderes que oprimem aos homens e que Jesus Cristo confrontou até morrer e ressussitar para nos livrar deles. Sua vitória não nos evita a luta contra o maligno mas nos dá a força para vencê-lo se tivermos fé.


" Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares" Efésios 6:12


Devemos evitar tanto em exagerar como em evitar o poder de Satanás. Em uma guerra é essencial conhecer as forças contrárias e saber como vencê-las. Satanás tem poder para tentar e assediar os fieis, mas seu poder não é comparavel a Deus Todo Poderoso. Satanas pode causar perseguições e até o martírio dos fieis. A vitória dos santos não em viver sem provas mas me vencê-las mantendo-se fieis a Deus.


O demonio existe e entra numa relação com aqueles que o buscam. Como recompensa a quem oferece culto, o demonio outorga poderes para obter poder, fama, dinheiro, influência ou seja, as coisas que a carne deseja. Por meio da bruxaria pode-se chegar a ganhar êxito no mundo professional quer seja como artista, profissional, militar, politico, etc. Estas pessoas podem parecer muito atrativas e ter um grande dom de ganhar pessoas ate chegar o ponto de atrair grandes multidões e converter-se em deuses para seus admiradores os quais são capazes de atos irracionais por eles. Os poderes do mal pode cegar as mentes e fanatizá-las portentosamente. A bruxaria não é mera supertição. O demonio certamente arrasta fazendo seu reino do mal aos que se adentram nela e a seus adoradores. Se não houves arrependimento e conversão, o fim será mesmo o inferno.


O que fazer contra as bruxarias?


Ao saber que alguém está fazendo um "trabalho" de bruxaria, muitas pessoas tem medo e é isto que ele quer já que o medo pode dominar-nos. devemos recordar que o demonio nada pode contra os que são fiéis a Deus. Nosso Pai Celestial é Todo-Poderoso e nos ama. O demonio só pode com aqueles que não confiam em Deus por falta de fé estão espiritualmente débieis ou mortos. São como pintinhos que deixam a proteção da galinha e se expõe ao gavião. Por isso Jesus nos diz:


"Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne seus pintinhos debaixo de suas asas... e tu não quiseste!" Mateus 23:37


Quem está ameaçado por bruxarias que recorra ao Senhor por proteção e não por temor. Deve se por em Deus toda a sua confiança e praticar sua fé, não por medo a bruxaria e sim por convicção: aproximar-se dos sacramentos, a oração pessoa e pedir aor irmãos orações. A graça do Senhor jamais faltará a quem O busque.


Jamais devemos ir a outro bruxo para nos defender. Isso seria cair na armadilha do demônio fazendo justamente o que ele quer: QUE DESCONFIEMOS DE DEUS PARA QUE RECORRAMOS ELE.


Muitas vezes as pessoas recorrem a bruxaria em momentos de desespero, quando pensam que é o ultimo recurso que lhe resta. Nestes momentos vulneráveis que alguém oferece a bruxaria como uma solução facil. Como católicos não recorremos a nenhum meio espiritual fora de Deus. Quando pedimos a intercessão dos santos, por exemplo, não buscamos uma via alternativa mas sim buscamos suas orações junto ao Pai para que possamos nos manter fiéis ao Senhor como eles o fizeram. Existem duas famílias: a de Deus e o do demônio. Cada um recorre ao membro de sua família. Peçamos a Deus a preferência de morrer à buscar algo do demônio.



Esta página es obra de Las Siervas de los Corazones Traspasados de Jesús y María.

Copyright © 1997 SCTJM

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem