Como eram as biblias antes da imprensa e da Reforma protestante?



Fonte para Pesquisa: Tradicional Catholic Apologetics

Autor: Rogério Hirota


Como sabemos os protestantes gostam de nos acusar que proibiamos a leitura da Biblia e dizem que os livros chamados por eles de "apocrifos" nunca fizeram parte do canom da Biblia e só começaram a ser utilizadas a partir de 1546 com o Concilio de Trento.


Só que se esquecem que as biblias eram escritas manualmente (como nos apresentadas nas fotos a seguir) pelos monges agostinianos desde o Seculo IV e demoravam cerca de 10 a 20 anos para transcrever apenas uma biblia, o que tornava um livro raro e de dificil acesso as pessoas, que também dificilmente leriam a biblia ja que na epoca da Reforma Protestante 95 % da população eram analfabetas.


Temos tambem a seguir uma imagem de uma Biblia Latina Vulgata com a referência do Eclesiastico, provando que a restrição aos deuterocanonicos nao vem com o Concilio de Trento e são utilizadas pela Igreja desde os Concílios regionais de Hipona (393), Cartago III (397) e Cartago IV (418). Em 450, o papa Inocêncio I reafirmou o cânon bíblico com todos os deuterocanônicos numa carta ao bispo Exupério de Tolosa, caindo assim com estas fotos duas acusações protestantes.






Esta é uma Pagina de uma Biblia Latina escrita manualmente datada do segundo quarto do Seculo XIII, na França ( Paris ou Rouen) no ano de aproximadamente 1240-1250 e é do Livro do Eclesiatisco tambem chamado Sirach.





Esta é uma pagina escrita em Latim gotico, com letras micro-minusculas, com letra trabalhada em vermelho e letra de mão em marrom escrita em 2 colunas de 43 linhas em tecido animal. Esta pagina é original do Norte da France (provavelmente Paris) em 1260.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem