Destruindo o mito protestante de que o espirito dorme após a morte

 


Fonte: Apologética Siloe
Autor: Guido Zamorano
Tradução: Rogério Hirota


I João 5, 11-13


E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. Quem possui o Filho possui a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Isto vos escrevi para que saibais que tendes a vida eterna, vós que credes no nome do Filho de Deus.



Na gramática do contexto nesta passagem, as palavras "Vida eterna" em grego "eionion zoes" Estão no presente possessivo, e este presente possessivo inclue uma consciência eterna da presença de DEUS, que portanto exclue o conceito da "Dormição depois da morte". Quem tem o filho JÁ possui a vida ETERNA portanto ninguém pode destruir esta vida que por ser eterna é contínua sem nenhum período de inconsistência.



São João 11, 25-26


Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisto?


Neste contexto JESUS esta consolando Marta da morte de seu irmão Lázaro. Portanto as palavras "Vida" e "morte" se referem a esta ocasião em particular. Especular que isto se refere a uma vida em um futuro escatológico é atentar contra a gramática e o contexto.


A palavra grega para designar morte em sua raíz é "thanatos" da qual provêm o verbo "apothnesko". Vida se designa com a palavra "Zoe" do verbo "zac". A Escritura nos fala de dois tipos de morte a "física" e a "espiritual". A primeira é a separação do espírito ao corpo, e a segunda é a separação do espírito a DEUS como consequência do pecado. Também dois tipos de vidas são explicados no Novo Testamento, uma física "Bios" que é a união do corpo e da alma e a segunda a vida espiritual "Zoe" que é a comunhão da alma com DEUS, estas palavras são essenciais para entender as palavras de CRISTO a Marta.


JESUS assegura a Marta que apesar da morte física JESUS é a fonte de vida. Portanto Ele é capaz de dar vida apesar da morte evidente. O propósito de CRISTO em primeiro lugar foi consolar Marta e que melhor consolo existe que dizer que ainda depois do conceito familiar existe vida depois da resurreição, Ele, JESUS dá vida ainda depois da morte.


Vamos ver isto em um contexto de hermenêutica. Diz a Palavra que Marta quando soube que JESUS vinha saiu para recebê-lo e no versículo 21 diz "Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido! " frente a este recebimento JESUS responde "Teu irmão ressurgirá", o próximo versículo indica que Marta entendeu que isto sería no dia da resurreição final, o último día. Para dissipar a confusão JESUS declara "Eu sou a resurreição e a vida" JESUS nos próximos versículos e referindo-se a Lázaro diz a Marta que ainda que esteja morto físicamente se crer n´Ele, NÃO MORRERÁ ESPIRITUALMENTE, pois Ele dá vida eterna. O grego é poderoso no versículo 26 para afirmar a vida eterna do crente.


São João 5, 25


Em verdade, em verdade vos digo: vem a hora, e já está aí, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão.


A palavra grega para definir "mortos" é "nekros" que quer dizer "morto, defunto, cadáver" e por isso não se aplica a morte espiritual, portanto está falando dos que já estão morto e que vão viver pela palavra pregada.


"Vida eterna" bíblicamente falando é muito diferente de "imortalidade". A imortalidade vai ser restaurada depois da ressurreição final, a vida eterna, a que não se acaba já a temos em JESUS.



II Timoteo 1, 10


" e agora nos manifestou mediante a aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, que destruiu a morte e suscitou a vida e a imortalidade, pelo Evangelho"


Neste versículo se vê a diferença entre Vida "Zoen" e imortalidade "aftharsia". A vida é restaurada no crente no momento em que crê em JESUS (1 João 5, 11) a imortalidade será restaurada depois do segundo advento de CRISTO, como o diz Paulo em I Corintios 15, 53 "É necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que este corpo mortal se revista da imortalidade."


Também em Romanos 2, 7 o apóstol distingue claramente "vida eterna" como uma condição de consciência qualitativa e imortalidade que sempre se refere a ressurreição final " vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, buscam a glória, a honra e a imortalidade;"



Filipenses 1, 21-23


Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro. Mas, se o viver no corpo é útil para o meu trabalho, não sei então o que devo preferir. Sinto-me pressionado dos dois lados: por uma parte, desejaria desprender-me para estar com Cristo - o que seria imensamente melhor



Nesta passagem Paulo declara que o que vive em CRISTO, se vir a morrer pois estará com CRISTO eternamente, não diz que vai dormir ou ganhar a inconsciência, diz "estar com CRISTO" não diz somente na ressurreição final, mas na visião beatífica.


I Tesalonisences 4, 13-18


Irmãos, não queremos que ignoreis coisa alguma a respeito dos mortos, para que não vos entristeçais, como os outros homens que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, cremos também que Deus levará com Jesus os que nele morreram. Eis o que vos declaramos, conforme a palavra do Senhor: por ocasião da vinda do Senhor, nós que ficamos ainda vivos não precederemos os mortos. Quando for dado o sinal, à voz do arcanjo e ao som da trombeta de Deus, o mesmo Senhor descerá do céu e os que morreram em Cristo ressurgirão primeiro. Depois nós, os vivos, os que estamos ainda na terra, seremos arrebatados juntamente com eles sobre nuvens ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras


A palavra chave aqui no versículo 14 é o grego "sun auto" "cremos também que Deus levará com Jesus os que nele morreram" o que quer dizer que será com CRISTO no segundo advento, quer dizer com os que sofreram a morte física e que chama "os que morreram". Este morrer se refere como eram no corpo não ao espírito, pois esta palavra não se associa nunca com o espírito. Imediatamente que estes mortos em CRISTO que estão na gloria regressem com Ele, seus corpos serão revestidos de incorruptibilidade e irão ao encontro do senhor junto com os que não passaram na experiencia da morte e ambos gozarão da imortalidade. Nada indica que as almas dos que estão morto estejam dormindo, dormindo estão seus corpos no pó esperando a ressurreição.


São Lucas 23, 42-43


" E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim, quando tiveres entrado no teu Reino! Jesus respondeu-lhe: Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso."


O ladrão pede a JESUS na melhor interpretação Judaica que se lembre dele quando o "reino" messiânico da ressurreição chegue. Aquí o ladrão utiliza a palabra grega "basiléia" que se refere ao reino de DEUS e que é utilizada no Novo Testamento 162 vezes, JESUS não contesta com a mesma palavra que se refere ao reino ou Basiléia, JESUS responde que ainda naquele dia estaria con Ele no paraíso em grego "paradeisos" que não se refere ao reino messiânico da ressurreição, mas a visão beatificada ou Gloria e é a mesma palavra que utiliza São Paulo em II Corintios 12, 4 onde diz: "e sei que este homem… foi arrebatado ao paraíso e lá ouviu palavras inefáveis, que não é permitido a um homem repetir." também a palavra paraíso se encontra em Apocalipse 2, 7 "Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor darei de comer (do fruto) da árvore da vida, que se acha no paraíso de Deus". JESUS promete naquele mesmo dia ao ladrão estar com Ele no paraíso que é o lugar onde JESUS se encontra, seja no seio de Abraão ou no céu ou seja Junto a Ele onde existe vida eterna e salvação, não dormição e inconsciência.


A versão bíblica Reina-Valera original de 1569 diz neste versículo:" então JESUS disse-lhe: de certo te digo que hoje estarás comigo no paraíso".


A Vulgata Latina traduzida por São Jerônimo, erudito de falava grego fluentemente, do Século IV disse: "E JESUS lhe disse: em verdade te digo, que hoje estarás comigo no Paraíso".


Então a "Versão Reina-Valera ano 1990, versão Adventista diz: " Então JESUS lhe contestou: Te asseguro hoje, estarás comigo no Paraíso" o qual constitue uma violação da versão de Cipriano de Valera e Casiodoro da Reina, alem de manipular a Palavra de DEUS para proveito de uma doutrina particular de um grupo. Isto não é o que Reina e Valera, grandes lingüistas, disseram em seu original.

Além disso se vê claramente que a frase foi forçado gramaticalmente pois construida desta forma sobra o hoje. Vejamos: a forma correta de dizer segúndo esta versão seria" Te asseguro, estarás comigo no Paraíso" você não fala dizendo "te asseguro hoje, irás ao cinema comigo" você diz "te asseguro, irás ao cinema comigo" ou como tem lógica gramatical "te asseguro, hoje irás comigo ao cinema" A tradução adventista está totalmente forçada. Uma das razões que dão é que o ladrão não morreu nesse dia. Errado, os ladrões tiveram os pés quebrados para que morressem nesse dia pois o dia seguinte era a Páscoa e não podia haver corpos expostos (São João 19, 31-34)


Outro das razões é que JESUS não subiu ao PAI até depois da ressurreição, mas JESUS promete que nesse dia estaria com Ele, ou seja a vida eterna que começou a compartir com JESUS, pois depois da cruz começou a SALVAÇÃO e o estar com JESUS já é o Paraíso.


Os adventistas utilizam o Eclesiastes, especialmente o capitulo 9, versículo 5 e 6 para sustentar a doutrina de que o espírito dorme até o día da ressurreição; mas o mesmo Eclesiastes diz no capitulo 12, versículo 7 "a poeira retorne à terra para se tornar o que era; e antes que o sopro de vida retorne a Deus que o deu." maliciosamente os Adventistas e os Testemunhas de Jeová mudaram o versículo dizendo "o sopro de vida regressa a DEUS" ainda que a palabra utilizada aquí é "nefest" ou "ruach" que significa espírito em Hebraico.


Outra falsa doutrina é que Moisés subiu ao céu em "corpo e alma", o qual não é Bíblico, pois Deuteronomio 34, 5-6 diz que morreu e foi sepultado na terra de Moab, e os judeus até o díia de hoje não tem noticias desta "Assunção". A citação da Epístola de Judas versículo 9 não indica de modo nenhum que Moisés subiu ao céu e o diabo tratou de impedi-lo, não aconteceu com Enoc e nem com Elías, não tem base nem precedencia Bíblica. Alem disso Judas esclaresse que lutava pelo "Corpo", não por Moisés. A palavra corpo utilizada é em Grego "soma" que quer dizer "corpo, corpo morto, cadáver". Logo então, quando Moisés apareceu a JESUS na Transfiguração era espírito vivo, não corpo assunto.


I Pedro 3, 18-20


Pois também Cristo morreu uma vez pelos nossos pecados - o Justo pelos injustos - para nos conduzir a Deus. Padeceu a morte em sua carne, mas foi vivificado quanto ao espírito. É neste mesmo espírito que ele foi pregar aos espíritos que eram detidos no cárcere, àqueles que outrora, nos dias de Noé, tinham sido rebeldes, quando Deus aguardava com paciência, enquanto se edificava a arca, na qual poucas pessoas, isto é, apenas oito se salvaram através da água.


Em sua Epístola o Apóstolo Pedro fala claramente que JESUS depois de morto e durante os dias em que seu corpo descansou na tumba, desceu ao Hades ou lugar dos mortos para que estes escutassem a Boa Nova, o que significa que não estacam no estado de "dormição" ja que escutaram a Boa Nova.


Alguns grupos tais como os Adventistas e os Testemunhas de Jeová dão a explicação que isto foi antes de JESUS nascer, no tempo de Noé quando Ele era ainda "O Verbo" mas no Capitulo 4 da mesma Epístola se desmente esta falsa afirmação. No versículo 6 onde diz: "Pois para isto foi o Evangelho pregado também aos mortos; para que, embora sejam condenados em sua humanidade de carne, vivam segundo Deus quanto ao espírito." Aquí Pedro esclarece que JESUS foi pregar o Evangelho aos mortos, como nos diz os versículos anteriores para que saibam por qual lei irão ser julgados e para que conheçam o Evangelho que foi pregado depois deles.


Não te deixes enganar irmão com falsas doutrinas surgidas nos últimos tempos, todas estas foram inventadas fazem menos de 150 anos. A Igreja em seus dois mil anos de historia tem definido, assistida pelo Espírito Santo como estava prometido, as verdades da fé (São João 16, 13).


Recordo-lhes as palavras do apóstolo a seu discípulo Timoteo " Espírito diz expressamente que, nos tempos vindouros, alguns hão de apostatar da fé, dando ouvidos a espíritos embusteiros e a doutrinas diabólicas, de hipócritas e impostores que, marcados na própria consciência com o ferrete da infâmia" I Timoteo 4, 1-2.


O que é que temor que fazer para não caeir na apostasia final? A resposta é dada pelo mesmo JESUS em São Mateus 24, 23: NÃO CREIAM. Amem

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem