Fugir da heresia

 


Pe. Zezinho, scj - Fugir da heresia

São Paulo (SP), 5/8/2003 - 08:46


Para a Igreja, herege é uma palavra muito séria para ser aplicada a qualquer um. Muitas vezes uma pessoa discorda sem ser herege. Às vezes, bem intencionado, prega uma doutrina que beira à heresia, mas não chega a ser uma. Para a Igreja, heresia é toda a separação doutrinária intencional, com pregação abertamente contrária a pregação de toda a Igreja. O indivíduo pode até pregar praticamente em tudo a mesma doutrina da Igreja e, de repente, num dos pontos insistir em pensar e pregar diferente. Se não voltar atrás e bater pé sobre este ponto que conflita com a doutrina da Igreja, ele estará em situação de heresia. Pode concordar 99% com a Igreja, mas, se naquele 1% ensinar errado, está cometendo heresia, isto é, doutrina de católico separado. Daí ao cisma1 é um passo.


Por isso, todo o sacerdote deve pregar somente o que está aprovado por toda Igreja Católica. Se por causa do seu grupo ele insistir em doutrina diferente, coloca-se na posição de herege. Se o faz sem saber e não se retrata, torna-se herege. Se teimar na sua colocação e enfrentar a opinião da Igreja, é herege. Em alguns casos, a Igreja declara abertamente que ele ou ela não pode mais ensinar em nome da Igreja. Noutros ele entra ipso facto em heresia. Basta que o bispo da diocese diga aos fiéis que não devem ouvir a pregação daquele padre, porque sua maneira de falar de Cristo, de eucaristia, de confissão, de matrimônio, de demônios, de anjos, de mau olhado, ou de Maria vai contra a maneira dos católicos pregarem.


É necessário, da parte de todos os pregadores, um cuidado enorme da colocação de novos enfoques ou de novas devoções, para que não acabem ensinando aos fiéis um catolicismo errado e herético. Os fiéis tomem cuidado com seu entusiasmo com determinado pregador. Não confundam simpatia, carinho e carisma com ortodoxia; ele pode ser lindo e maravilhoso, mas pode estar pregando errado. Se disser que espíritos do ar andam prejudicando suas pregações e atrapalhando seu programa de rádio está ensinando heresia. E se pedir aos católicos que rezem para que Deus afaste o mau olhado de sua casa está remando em águas perigosas. Caso diga que água benta pelo rádio tem poderes especiais está criando situação de risco. O que impede de alguém amanhã querer consagrar o vinho e a hóstia colocados sobre o rádio? Se disser a um casal de homossexuais que seu casamento é um sacramento estará pregando o que a Igreja desaprova.


Há heresias declaradas e há heresias disfarçadas. Melhor é conferir a doutrina oficial da Igreja. Alguns sacerdotes afoitamente estão ensinando o que nenhum bispo ensinaria. Que os fiéis tomem cuidado. Não basta ser santo, inteligente, bonzinho ou maravilhoso. Tem que ser fiel! O que Paulo disse a Timóteo (2 Tm 4,1-5) continua válido!


Fonte: Pe. Zezinho, scj

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem