Genuflexão é idolatria?


Fonte: Exsurge Domini
Autor: Rogerio Hirota


Normalmente, o que costumamos ouvir em dialogos com os protestante é que somos idolatras pois nos curvamos diante as imagens, ao Papa e aos bispos e que este ato segundo a Biblia seria idolatria e se baseiam principalmente em Deuteronomio:


"Não te prostrarás diante delas para render-lhes culto, porque eu, o Senhor, teu Deus, sou um Deus zeloso, que castigo a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e a quarta geração daqueles que me odeiam" -Dt 5,9.


O ato de fazer a genuflexão nao significa em si mesmo adorar, isso depende muito do sentimento que se emprega ao faze-lo, porque também pode ter sentido totalmente diferente como o de reverenciar, honrar e de reconhecer que somos uma grande familia da qual Deus estabeleceu e nos colocou os guias, que são as autoridades e também os santos que são nossos exemplos de vida e na qual nao idolatramos.


Quando nos curvamos ao Papa e os bipos os reconhecemos como pastores e com autoridade nao recebida por mâos humanas mas de Deus:


Jeremias 23,4 “Para as minhas ovelhas estabelecerei pastores, que as apascentarão. Não sentirão medo ou pavor e nenhuma delas faltará”


Mateus 23,2-3 "Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem"


Hebreus 13,17 "Sede submissos e obedeceis aos que vos guiam (pois eles velam por vossas almas e delas devem dar conta). Assim, eles o farão com alegria, e não a gemer, que isto vos seria funesto."


Romanos 13,1-2 "Cada qual seja submisso às autoridades constituídas, porque não há autoridade que não venha de Deus; as que existem foram instituídas por Deus. Assim, aquele que resiste à autoridade, opõe-se à ordem estabelecida por Deus; e os que a ela se opõem, atraem sobre si a condenação."


Do mesmo modo fazemos com as imagens, não no sentido de adorar e colocando-as como se fosse ou no lugar de Deus, mas reverenciando aqueles que nos deixaram um testemunho de vida em Cristo, e que assim não perder nossa objetivo que é buscar sempre como o Reino dos céus, seguindo aqueles que nos deixaram o exemplo de santidade e amor a Jesus.


Este portanto não se trata de um sentimento de idolatria, afirmar isto seria um pré-julgamento errôneo da parte dos protestantes que não consideram os exemplos deixados pelos santos e santas, num tipo e egocentrismo onde o "eu e minha interpretação da Bíblia me basta" veja como isso se contradiz com a Palavra de Deus:


Hebreus13,7 Lembrai-vos de vossos guias que vos pregaram a palavra de Deus. Considerai como souberam encerrar a carreira. E imitai-lhes a fé.


Se todas as vezes que alguém se ajoelha ,se prosta frente alguem fosse um ato de adoração diriamos assim então que os soldados romanos antes de crucificar, reconheceram Jesus como Rei, o que é impossivel pois zombaram, o flagelaram e o coroaram de espinhos e tinham um explicito intuito de gozaçao e desprezo:


Mateus 27,27-31 "Os soldados do governador conduziram Jesus para o pretório e rodearam-no com todo o pelotão.Arrancaram-lhe as vestes e colocaram-lhe um manto escarlate.Depois, trançaram uma coroa de espinhos, meteram-lha na cabeça e puseram-lhe na mão uma vara. DOBRANDO OS JOELHOS DIANTE DELE, diziam com escárnio: Salve, rei dos judeus! Cuspiam-lhe no rosto e, tomando da vara, davam-lhe golpes na cabeça. Depois de escarnecerem dele, tiraram-lhe o manto e entregaram-lhe as vestes. Em seguida, levaram-no para o crucificar."


A acusação dos protestante nada mais é que uma falta de compreensão e uma generalização inadequada na ânsia de achar defeitos na Santa Doutrina da Igreja .


Vejamos mais um exemplo dentro da Sagrada Escritura, Josué junto com todos os anciões se prostaram frente a arca da aliança que não era o Deus verdadeiro, e ficaram prostado diante dela , será que Josué e os anciãos foram idolatras e trocaram o Deus verdadeiro pela arca da aliança?


Josué 7,6 "PROSTOU-SE COM A FACE POR TERRA até a tarde DIANTE DA ARCA DO SENHOR, tanto ele como os anciãos de Israel, e cobriram de pó as suas cabeças."


Será que Josué foi idolatra? Como podemos saber se o sentido de seu prostar foi idolatria?


Um outro exemplo temos com Abrãao, o Pai de uma multidão, escolhido por Deus se prostando frente aos três anjos que visitariam Sodoma e Gomorra, seria certo se prostar frente ao anjo fazendo segundo a concepção protestante um ato de adoraçao aos anjos e não a Deus? Teria sido assim Abrãao idolatra?


"Abraão, levantando os olhos, viu três varões em pé, junto a ele. Tanto que ele os viu, correu da porta da tenda a recebê-los e PROSTANDO EM TERRA OS ADOROU " (Gn. 18,2).


Hoje segundo os exegetas acreditam que estes anjos eran a Santissima Trindade, mas o que importa de fato para nós neste assunto é a diferença da interpretaçao e discernimento entre o ato e idolatria e o ato de reverencia.


Do mesmo modo o povo de Israel há 3.500 anos atras poderiam achar que a Biblia se contradiz, ou ate mesmo achar que Moises foi o primeiro idolatra, pois aquele que trouxe a palavra de Deus se prostou frente ao seu sogro, cabe aqui uma reflexão:


Sera que aquele que foi o portador dos mandamentos de Deus foi o primeiro a não obedecer? Lembrando que os protestante se baseiam como ja foi citado acima em deuteronomio para dizer que ajoelhar é adoração. Veja Moisés:


Exodo 18,5-7 "5 Jetro, sogro de Moisés, com os dois filhos e a mulher deste, veio procurá-lo no deserto, onde estava acampado, perto da montanha de Deus.E mandou-lhe dizer: “Teu sogro Jetro vem te ver, acompanhado de tua mulher e de teus dois filhos”. MOISÉS SAIU AO ENCONTRO DE SEU SOGRO, PROSTOU-SE e beijou-o. Informaram-se mutuamente sobre a sua saúde e entraram na tenda."


E será que também o povo de Israel foi idolatra prostando frente a Moisés?


Exodo 4,30-31 "Aarão repetiu todas as palavras que o Senhor tinha dito a Moisés, e este fez os prodígios em presença do povo.O povo acreditou. E, tendo ouvido que o Senhor viera visitar os filhos de Israel, e que vira sua aflição, INCLINARAM-SE E PROSTARAM-SE."


Exodo 12,26-27 "E quando vossos filhos vos disserem: que significa esse rito? respondereis: é o sacrifício da Páscoa, em honra do Senhor que, ferindo os egípcios, passou por cima das casas dos israelitas no Egito e preservou nossas casas.” O POVO INCLINOU-SE E PROSTOU-SE."


Enfim não só na Biblia mas existem inumeras citações que podem ser dadas ate mesmo por conta de costume de povos , mas que em si nao representa a idolatria, tudo isso começa a partir de um mal julgamento e uma busca de encontrar erros e difamar a Santa Igreja Catolica Una e Santa.


Mas esta busca dos que estão de fora apenas acaba confirmando a nossa fé, estes irmaos separados (seitarios) ao inves de destruir a Igreja somente reforça e reafirma nossa fé de que esta sim é a Igreja de Cristo que é coluna e fundamento da verdade (cf. I Tim 3,15):


" Pois, em primeiro lugar, ouco dizer que quando se reunem como igreja HÁ DIVISÕES entre vocês e em parte eu acredito. Sem dúvida tem que haver GRUPOS SECTARIOS entre voces para se demonstre quem contam com a aprovação de Deus"


I Corintios 11,18-19


" Esta Igreja é Sacra, a Unica Igreja, a Igreja Verdadeira, a Igreja Católica, sempre combatente contra toda heresia. Ela pode combater, mas não pode ser vencida. Todas as heresias são expulsas dela, como as ramas ruins são podadas da videira. Ela se mantem arraigada em suas raizes, na vida e em seu amor. As portas do inferno jamais poderão vencê-la "


Santo Agostinho (Sermão aos catecumenos sobre o Credo, 6,14, 395 dC.)


"A Igreja instituida pelo Senhor e confirmada pelos Apostolos, é Una para todos os homens, mas as ideias disparatadas das diversas seitas profanas que tem se separado dela. Não se pode negar que este desgarramento da fé tem surgido devido a pouca inteligência, dos que distorcem o que lêem. Não obstante, enquanto alguns combatem entre si. A Igreja se mantem firme não somente por suas doutrinas, mas por seus adversarios. E apesar de todos se unirem contra ela, ela refuta o erro mais malvado que todos eles compartem, pelo fato dela ser Unica e Una. Todos os hereticos portanto, se unem contra a Igreja, mas apesar dos hereticos se superarem entre si, não podem ganhar nada para eles mesmos.Porque sua vitoria é o triunfo da Igreja entre eles. Uma heresia luta contra uma doutrina diferente, que a crença da Igreja ja condenou em outra heresia- porque não existe nada que os hereticos tenham ou crêem entre si e o resultado é que assim eles afirmam nossa fé enquanto lutam entre si."


São Hilario de Poitiers ( A Trindade, 7:4, Jurgens 865, 356 dC. )


" Portanto é a Igreja Catolica somente que retem um culto verdadeiro. Esta é a fonte da verdade, o domicilio da fé, este é o Templo de Deus. Quem não entra ali ou não sai daqui é um estranho na esperança da vida e salvação (...) Não obstante, devido ao que varios grupos de hereticos estão seguros que são Cristãos e crêem que suas igrejas é a Igreja Catolica, mas vale esclarecer que : a verdadeira Igreja é onde existe a confissão e a penitência e aonde se toma um saudavel cuidado dos pecados e feridas a qual está exposta a carne debil "


Lactantius ( As Instituições Divinas, 304, dC. )


Rogério Hirota


© Livre para copia e difusão na integra e com menção do autor

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem