Os Cristao Primitivos e as imagens

 

Autor: Rogerio Hirota


Já os primeiros cristãos usavam imagens nos lugares de culto, nos cemitérios e nas catacumbas. Sabiam que a proibição de fazer imagens em Ex 20,4 era contingente ou devida ao perigo de idolatria que ameaçava o povo de Israel cercado de nações pagãs. Ademais o fato de que Deus apareceu sob forma visível no mistério da Encarnação parece um convite a reproduzir a face humana do Senhor e dos seus amigos. As primeiras imagens eram inspiradas pelo texto bíblico (cordeiro, Bom Pastor, pomba, peixe, âncora, Daniel, Moisés, Maria e o menino Jesus); mas podiam também representar o Senhor, a Virgem Maria, os santos Apóstolos e mártires. Desde os inícios da arquitetura sacra, as igrejas foram enriquecidas com imagens tanto a título de ornamentação quanto a título de instrução dos iletrados.


Estes mesmo cristaos primitivos eram perseguidos, e martirizados por não acenderem incenso ao imperador romano César, mais tinham nas catacumbas, o lugar onde se reuniam para partir o pão ou seja a eucaristia, imagens pintadas na qual temos varias destas nas catacumbas da Italia eles pintavam as imagens para auxiliar sua fé tão posta à prova.As antigas catacumbas cristãs apresentavam imagens bíblicas. So para citar algumas temos Noé salvo do diluvio, Daniel na cova dos leões, o Peixe que simbolizava o Cristo e esculpiam também naqueles subterrâneos figuras representando Cristo e Sua Mãe Santíssima. O que mostra de passagem que o culto também à Mãe de Cristo é tão antigo quanto o próprio Cristianismo.Sera que seriam os primeiros cristaos idolatras?


Nas catacumbas encontram-se, em toda parte, imagens e estátuas da Virgem Maria; prova de que tal culto existia no tempo dos apóstolos e foi por eles praticado, ensinado e transmitido à posteridade. Uma das imagens de Nossa Senhora foi pintada pelo próprio S. Lucas (fala-se em 3 imagens) e está na catedral de Loreto, exposto à veneração dos fiéis.


No século III, encontramos sinagogas da Palestina com pinturas e figuras humanas. A sinagoga de Dura-Europos, na Babilônia, tinha a representação de Moisés, Abraão e outros.


Portanto fica claro que mesmo entre os judeus que fabricaram imagens por ordem de Deus e mesmo os primeiros cristaos sabiam discernir a diferença entre uma imagem e uma imagem de um idolo , falso deus, é uma pena que os protestantes estejam cegos a estas observações ja que se dizem iluminados e nao erram quando leem a biblia mesmo sem ter conhecimento historico do cristianismo

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem