Genuflexão



Fonte: Corrazones
Autor: Padre Jordi Rivero
Tradução: Rogério Hirota

Genuflexão: dobrar os joelhos como ato de reverencia.

Ver também: ajoelhar-se


É louvavel costume de fazer a genuflexão ao passar ante o Santíssimo Sacramento, desde esteja exposto ou no tabernáculo (Sacrario). Também se faz a genuflexão em alguns ritos ante a Cruz. Exemplo.: na Via Crucis. O documento Eucharistiae Sacramentum,§ 84 (ano 1973), especifica: "Um joelho se dobra ante o Santísimo Sacramento, quer seja reservado no tabernáculo ou exposto para adoração pública" quando se passa ante Ele, exceto quando se passa em procissão. Sendo isto o mínimo requerido, ainda se permite dobrar as dois joelhos.


Durante a missa somente se faz a genuflexão ante ao tabernáculo na entrada e na saida e não durante o curso da missa ja que a presença do Senhor se manifesta na mesma missa. Os ministros que levam a cruz processional ou as velas, inclinam a cabeza em vez de fazer a genuflexão.


O celebrante faz tres genuflexiões durante a missa:


1-Despois da elevação da Hostia apos a consagração


2- Despois da elevaçãio do cálice


3- antes de comulgar. (§ 210-252).


A genuflexão diante a Virgem Santísima e aos santos é sinal de reverencia e amor (não adoração).


A genuflexião é um ato de humildade que expressa nossa fé em uma autoridade superior a nós mesmos. É antigo o costume fazer a genuflexião diante o Papa, os cardenales e diante de um bispo em sua propria diócese. Este gesto manifesta respeito e adesão a quem são designados pastores da Igreja de Jesu Cristo.


Ataques contra a genuflexão


A genuflexião é atacada por diversas razões. Vai contra a cultura moderna em que se pretende afirmar que é uma debilidade expressar humildade e respeito. Os fundamentalistas se opõe a genuflexão diante imagens ou seres humanos. Citam o livro do Deuteronomio, que despois de prohibir o culto as estatuas, diz:


"Não te prostrarás diante delas para render-lhes culto, porque eu, o Senhor, teu Deus, sou um Deus zeloso, que castigo a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e a quarta geração daqueles que me odeiam" -Dt 5:9.


Os fundamentalistas acusam aos católicos de "idólatras". Sua posição se baseia em dois erros:


Erro 1


Não comprenden a diferença essencial entre adorar imágens e utilizar imágens no culto a Deus. Por exemplo, quando alguem reza de joelhos com uma Biblia ou um cancionero nas mãos, não está por isso adorando ao livro, mas utilizándo-o em sua oração. Ja no Antiguo Testamento, Deus não somente permitiu mas ordenou o uso de imágens (cf. Nm 21: 4-9; Sb 16:5-14; Jn 3: 14-15; Ex 25, 18-20). Ver: artigos sobre imagens neste site


Erro 2


Interpretam a genuflexião como um gesto exclusivamente de adoração. Ainda que pode ser utilizada como gesto de adoração, a genuflexión também se usa, segundola cultura, como um gesto de respeito ou submissão a um ser humano. Está claro nas Sagradas Escrituras e na Tradição que Deus quis uma hierarquia, é dizer uma Igreja ordenada com pastores que os fieies devem respeitar e submeter-se. Isto de modo algum é adoração.


A genuflexião é adoração quando quem a faz tem essa intenção ou quando conscientemente da a entende-lo.


A página Corazones é obra das Servas dos Corazones Transpassados de Jesus e María

Copyright © 2001 SCTJM

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem