Fonte: Misioneros de la Palabra de Dios - Catolico: Defiende tu Fe
Autor: Martin Zavala M.P.D.
Tradução: Rogério Hirota
O que existe por trás de tudo isto e o que é que realmente celebramos.?
Aprofundemos sobre a origem ou raízes desta celebração e o que existe ao redor dela em nossos dias. Isto nos ajudará a tomar a melhor opção diante o bombardeio publicitario a que seremos expostos
RESPOSTA
1- Origem do Halloween e nossa atitude desde a fé.
Halloween (de All hallow's eve), literalmente a Véspera de Todos os Santos. As raízes da festa atual se remontan VII ou VI séculos antes de Cristo, quando os Celtas, justamente em 31 de outubro, celebravam o Shamain, troca do ano. Shamhain era o deus da morte, e é nestas festividades onde encontramos a ORIGEM da celebração atual do Halloween.
Os Celtas, que habitaram as ilhas Britânicas, Escandinávia e o oeste da Europa. Formavam um grupo comúm, mas eram controlados por uma sociedade secreta de sacerdotes pagãos, chamada os "Druidas". Eles celebravam o ano novo em 1º de Novembro e se celebrava uma festa na noite anterior em honra ao deus da morte (31 de outubro), esta data marcava o inicio do frio, obscuridade, decaimento, quer dizer, o inverno, estava associada com a morte do ser humano. Acreditavam que o deus ¨Shamhain¨ permitia as almas dos mortos regressar a suas casas terrestres aquela noite, isto é, que ¨Shamhain¨ tenha autoridade sobre o mundo dos mortos e durante a noite de 31 de outubro as almas regressavam do mais além para visitar a seus familiares. Nós católicos não cremos nisso, mas no que a Biblia nos diz: ¨E visto que os homens morram somente uma vez, e logo depois vem para eles o juizo,..¨ Hebreus 9,27
Mas adiante, os Celtas, começaram a disfarçar-se de formas horriveis e em grupo iam todas as noites passear com os espíritos, pois acreditavam que disfarçados se identificavam melhor com eles. Ao conhecer os costumes e finalidade dos disfarces utilizados durante a festa de Shamhain, devemos observar as milhares de pessoas que hoje em dia se disfarçam para divertir-se numa noite das bruxas ou Halloween.
Os celtas acreditavam que quando os espíritos vinham naquela noite a suas casas, se não fizessem um trato com eles, então os espíritos lhes fariam alguma maldade ou travessura. O que nos recorda a frase de : (Trick or Treat). A antiga crença mesclada com superstições chegou até os Estados Unidos e começou a formar parte de um folclore autônomo.
A abóbora, acrescentada depois, tem sua origem nos países escandinavos e logo regressou a Europa e ao resto de América graças a colonização cultural de seus meios de comunicação e filmes.
BIBLIOGRAFIA: Enciclopedia Britânica "Os Celtas"; Historia das Civilizações Perdidas. "Tomo os Celtas"; Coleção de livros de TIME- LIFE: Tomo núm. 8 CELTAS; Dicionário Enciclopédico Grijalbo.
Neste sentido, os bispos de duas dióceses mexicanas vizinhas ao Estados Unidos, Sonora e Sinaloa, tem chamado a atenção sobre a influência dessa "festa"que incita ao consumismo e a imitar uma tradição que hoje é mais pagã que cristã. Como catolicos não celebramos iste Halloween mas o dia de todos os santos e dos fieis defuntos.
2- Culto ao terror e caldo de cultivo para o ocultismo.
Filmes como o exorcista, halloween, chucky,... e muitas outras da atualidade onde abunda o horror, a violência e o sangue, unidas ao terror, parece, ser o deleite de uma sociedade onde muitos promovem consciente ou inconscientemente o culto ao terror e ao oculto. Casas adornadas com figuras grotescas e tenebrosas e ao mesmo tempo caricaturas, mas sempre dentro de um ambiente obscuro e fantasmagórico, proprias do Halloween.
Hoje as estatísticas mundiais nos dizem que grupos satánicos fazem sacrificios em honra ao maligno na noite de 31 de outubro. É um fato comprovado que a noite de 31 de Outubro em muitos paises se realizam missas negras, cultos espiritas e outras reuniões relacionadas com o mau. Cultos satânicos reais que unidos a outros grupos verdadeiramente acreditam no mau celebram nestes dias seus ritos a satanás. A Palavra de Deus nos assinala uma atitude básica sobre tudo aquilo que nos rodeia:
"E conhecereis que sou eu o Senhor, cujas leis não observais, nem praticais as minhas ordens, pois imitais os costumes dos povos que vos cercam"
Ezequiel 11,12
3- A Consciência vem do conhecimento sobre algo. Você decide?
Em uma ocasião uma garota viu num menú de um restaurante umas letras chinesas que gsotou devido sua forma e as gravou em sua camiseta. Durante muito tempo usou sem saber o que diziam. Até que um dia um amigo seu que falava chines disse-lhe o que dizia nas letras de sua camiseta: "Barata mas boa"
A garota havia estado se oferecendo ao melhor licitador sem saber. Essas coisas nos acontece quando fazemos algo que não sabemos o que significa, algo assim tambem acontece com o Halloween. Nestes dias jaá se vê, e a cada ano com mais força, a festa do Halloween. Os comercios enfeitam-se com adornos de cor laranja e negros, pode se ver fantasias de bruxas, demônios, fantasmas, gatos negros, monstros, etc. São preparados festas a fantasia, as pessoas compram doces para repartir nesse dia, as crianças preparam seus disfarces, enfim, toda a cidade se prepara para celebrar a importante data.
Mas…, Agora que já sabe a origem desta "festa" temos que pensar : o que estamos realmente celebrando? Não será nossa resposabilidade como pais oferecer-lhes uma opção melhor ? Não terão alguma responsabilidade os negocios, comercios e meios de comunicação ao favorecer essas atitudes? Neste dia você festejará o Halloween ou a verdadeira celebração cristã de todos os Santos e dos fieis defuntos em 1 e 2 de Novembre?
DIGA NÃO AO HALLOWEEN !!!
4- Halloween x Celebração de todos os santos e dos fieis defuntos.
Aprofundando sobre esse aspecto, o fator mais importante é perguntarmos: O que celebramos nós catolicos em 30 e 31 de outubro? A resposta é NADA.
Em verdade nesses dias não celebramos nada de nossa fé, o que nós catolicos celebramos são o dia 1 e 2 de novembro: A celebração de Todos os Santos e a dos fieis defuntos. Esta é a questão fundamental. Muitíssimas pessoas que dizem ser catolicas pensam e festejam com seus filhos o halloween e se esquece que o mas importante sobre essa data é que celebramos e cremos na Comunion dos Santos.
946 [...]"Que é a Igreja, se não a assembléia de todos os santos?" (Nicetas, symb. 10). A comunhão dos santos é precisamente a Igreja.
947 "Uma vez que todos os crentes forman um só corpo, o bem de uns é comunicado aos outros ... Assim é preciso crer que existe uma comunhão de bens na Igreja. Mas o membro mais importante é Cristo, Por ser a Cabeça ... Assim, o bem de Cristo é comunicado a todos os membros, e esta comunicação se faz pelos sacramentos da Igreja" (Santo Tomás, symb.10). "Como esta Igreja é governada por um só e mesmo Espírito, todos os bens que ela recebeu tornam necessariamente um fundo comúm" (Catech. R. 1, 10, 24).
948 O termo "comunhão dos santos" tem pois dois significados intimamente interligados: "comunhão nas coisas santas ['sancta']" e a "comunhão entre as pessoas santas ['sancti']".
Catecismo universal da Igreja
A sociedade americana que é especializada na mercadotecnia tem buscado desvirtuar
o que é a fé cristã com uma mentalidade consumista, alheia e a vezes até contraria ao que cremos: No Natal colocam o Papai Noel; na Páscoa o coelho e na celebração de todos os santos o halloween.
Assim pois, nem em sua origem, nem em seu desenvolvimento, nem em sua celebração atual, o halloween se relaciona com nossa fé.
É tempo de decidirmos e ser coerentes com o que cremos. Valorizemos nossa fé e feliz dia de todos os santos.
Martin Zavala é Diretor de Missioneros de la Palabra
Postar um comentário