Idolos e Imagens Sagradas: Colocando as coisas em ordem


Fonte: Misioneros de la Palabra de Dios - Catolico: Defiende tu Fe
Autor: Guido Rojas M.P.
Tradução: Rogério Hirota


INTRODUÇÃO


O "cavalinho de batalha" ou ataque mais comum de parte dos irmãos separados contra a Igreja Catolica é nos acusar de ser idolatras e afirmam que a Biblia proibe ter imagens.


Coloquemos as coisas em ordem baseando-nos na mesma Palavra de Deus.



IDOLOS E IMAGENS SAGRADAS



I. EXPLICAÇÃO BIBLICA


Quantas vezes não escutamos os evangélicos e demais cristãos acusar os católicos de adorar imágens! Que está proibido na Biblia, quando lemos: “Tenha, pois, muito cuidado de não cair na perversão de fazer figuras que tennham forma de homem ou de mulher, nem figura de animais, aves, reptéis ou peixes. E quando olharem o céu e ver o sol, a lua, as estrelas e todos os astros, não caiam na tentação de adorar-los” (Deuteronomio 4, 15-19 ).


Para entender este decreto divino temos que situarmos no contexto histórico, geográfico, cultural e religioso no momento em que se escreveu este livro do Pentateuco: quando somente o “povo judeu” como o “escolhido, rendia tributo ao único e verdadero Deus revelado a Moisés no monte Horeb (Exodo 20,3). Pelo contrario, as outras civilizações e povos antigos que viviam na região da Mesopotâmia, adoravam falsos deuses (Josué 24,14).



II. OS IDOLOS DOS PAGÃOS



As Sagradas Escrituras fazem varias referencias destas deidades identificando-as com nomes proprios. O principal de todos que rivalizava com Yahvé, era Baal que significa “Amo o Senhor”, deus dos cananeus representado em forma de boi, e que foi submetido a prova de fogo pelo profeta Elias no monte Carmelo (1 Reis 18,20-40).


Também na Babilonia se encontravam os deuses Bel e Marduc (Jeremías 6,23-27), e uma enorme serpente que foi destruida pelo profeta Daniel (14, 23-27): o mesmo, que Moloc, deus dos amonitas com cabeça de touro e corpo de homem ( 1 Reis 11,7), Dagon, ídolo dos filisteus com figura humana até a cintura, e terminando na forma de corpo de peixe (1Samuel 5,4), o bezerro de ouro, construido por Aarão e os hebreus durante o êxodo (32,1-8). Mélec, que significa ‘’rei”, e se aplica no Antigo Testamento como título a varios deuses legendarios (Isaías 57,9), a “deusa rainha do céu” no Egito (Jeremías 44, 16-19), ao lado de Astarte, deusa cananea da fertilidade, Milcom, outro ídolo dos amonitas , Quemos deus de Moab ( 1 Reis 11, 57), a estrela do deus Refán (Atos 7,43), Zeus e Hermes para os gregos (Atos 14,11-12), além de muitos deuses de Canaã (Salmo 106, 38), e de outros povos pagãos (Juizes 10,6).


Estes ídolos dos pagãos eram feitos de “ouro, prata, Bronze, ferro, madeira e pedra”(Daniel 5,4), “tem boca, mas não falmr tem olhos, mas não veem” ( Salmo 115, 4- 8), já que são verdadeiros “altares dos demonios” ( 2 Reis 23,8), “que não servem para nada” (Jeremias 2,11), nem podem salvar ( Isaías 45,20). Por isso, o apóstolo São João ressalta que temos que tomar cuidado com os “deuses falsos” (1João 5,21), enquanto que São Paulo acrecenta “os deuses feitos pelos homens não são deuses” (Atos 9,26), “um ídolo não tem valor algum no mundo” (1Corintios 8,4). Nós católicos não temos "idolos" como os povos pagãos antigos, MAS SOMENTE TEMOS IMAGENS. Esta é a diferença enorme que os protestantes não tem captado na Biblia.



III. CONDENAÇÃO DE YAHVE A IDOLATRIA



Existem tres razões pelo que a Biblia condena este tipo de culto:


1. Porque era algo detestavel ante os olhos de Deus: ‘‘Eu sou o Senhor, esse é meu nome, a ninguém cederei minha glória, nem a ídolos minha honra.” (Isaías 42,8).


2. Porque o povo judeu chegou a introduzi-los no templo sagrado de Jerusalém, a cidade escolhida entre todas as tribos de Israel ( 1 Reis 11,32), depois de que o rei Salomão em sua velhice Caiu na idolatria ( 1 Reis 11, 4; Jeremias 7,30); e que durou até a reforma no reinado de Josías (2 Reis 23,4).


3. Porque os israelitas lhes ofereciam em sua honra vinho e cereal (Isaías 57, 6), Incenso em altares de tijolos e sobre os montes (Isaías 65, 3.7); sacrificavam touros, matavam homens, degolavam ovelhas, partiam as nucas de cães e derramavam o sangue dos porcos (Isaías 66,3). Inclusive, “sacrificam no fogo a seus proprios filhos” (Ezequiel 23, 37).


Foram estas as causas pelas quais que o Senhor castigou exemplarmente a Israel ( Jeremias 44. 22-23).



IV. AS IMAGENS SAGRADAS


O mesmo Deus do céu lhe ordenou a seu povo construir figuras para fins curativas, sagradas e decorativas; como a “serpente de bronze” que foi utilizada como antídoto contra as mordeduras dos repteis no deserto do Sinaí (Números 21, 8); ou a “arca da aliança”, cofre feito de madeira de acacia e recoberta de ouro, com dois querubins na cobertura, e em cujo interior se encontravam as três grandes reliquias da “Antiga Aliança”, que eran as tabuas da lei, o bastão milagroso de Aarão e uma jarra de ouro com parte do maná (Exodo 25.10-22; Hebreus 9,3-5). Era tal sua importancia e dignidade que Yahvé descia em meio a uma nuvem sobre ela, no lugar mais sagrado da tenda e do templo, que era chamado como “Santíssimo” (Levítico 16,2; Hebreus 9, 1-3), aqui dava as ordens para os israelitas “Ali virei ter contigo, e é de cima da tampa, do meio dos querubins que estão sobre a arca da aliança” (Exodo 25,22), “que representavam a presença de Deus”(Hebreos 9,5) .


Somente os levitas (ajudantes dos sacerdotes) deviam carrega-la quando era transladada em procissão de um lugar a outro (I Crônicas 15, 1-2); ninguém da parte deles podiam toca-la, pois morriam no ato ( 2 Samuel 6, 6 – 7). O proprio Josué em companhia dos anciãos de Israel, se prostraram diante dela para fazer a oração ao Senhor (7,6). Caso contrario foi o que aconteceu aos tres jóvens hebreus: Sadrac, Mesac y Abed-Nejo; que não quiseram ajoelhar-se para adorar a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor mandou construir na Babilonia (Daniel 3,1-18). Cumprindo assim o mandato da lei mosaica em Deuteronomio 5,8-9. Então, o que a Biblia proibe não é ajoelhar-se, mas o faze-lo para adorar a algo ou a alguém como um deus.



V. O TEMPLO DE JERUSALEM


Este recinto sagrado era chamado como a “casa de Deus” (2 Crónicas 6,18), “Santo Templo” (Salmo 68,5) ou “templo do Senhor” (1Samuel 1,9.24); era considerado como “uma figura do santuario verdadeiro” (Hebreus 9,24); e estava adornado a principio por “seres alados, palmeiras, flores, granadas, frutas, leões, touros e grinaldas (coroas de flores)” ( 1 Reis 6, 18.29.32.34-35; 7,19-20,25. 29.36). O já mencionado rei Salomão, fez dois enormes anjos de madeira de oliveira e cobertos de ouro, para que o Lugar Santíssimo (1 Reis 6,23. 28-29). Anteriormente, Moisés havia dado ordens aos artistas para que confeccionassem no Santuario, dez cortinas de diferentes cores bordadas com dois seres alados (Exodo 26,1.31-33; 36,8.35); e todo isto com a aprobação celestial. E mais, na visião que o profeta Ezequiel teve do “templo futuro”, aparecem duas imágens de um anjo com cara de homem e outro com cara de leão, ao lado de mais “seres alados e palmeiras” (41, 18-20).


Guido Rojas (Misionero de la Palabra Asociado)

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem