Inquisição, o que dizer de tudo isso?



Fonte: Catolico:Defiende tu fé
Autor: Martin Zavala M.P.
Tradução: Rogério Hirota

1- Uma lenda negra anti-católica e anti-espanhola

Ao falar da inquisição é comum que muitos historiadores sérios a chame com o nome de "lenda negra" porque foi muito distorcido e exagerado sobre o que na realidade aconteceu na inquisição católica, sobretudo o que se deu na Espanha. Este artigo te surpreenderá ao conhecer como foi criado um mito em torno dela e em honra da verdade é necessário mencionar algumas coisas.

2- Galileu não morreu em uma fogueira e nem foi julgado por motivos cientificos

Eu sei que provavelmente muitos já estão pensando que sempre escutaram o contrário, mas tenha calma e leia com atenção. É comum ouvir inclusive de alguns professores, dizer que a inquisição queimou Galileu porque ele afirmara que a Terra se movia e que o Sol era o centro do Universo, mas isto é FALSO. Basta buscar em qualquer enciclopédia e se concluirá que Galileu não morreu queimado e nada deste tipo.

Seu castigo foi ler os 7 (sete) salmos penitenciais por dois anos. Tempos depois, morreu tranquilamente na casa de seu amigo que era bispo e de fato seguiu com sua catedra e com seus escritos. E tãopouco foi julgado por sua teoria cientifica, uma prova disso é que ele não foi o primeiro a dizer esta teoria e sim Copérnico.

Por isso que hoje em dia chamamos de sistema copernicano em honra de seu nome Copernico, que era cônego e nunca se foi feito nada a ele. O que realmente aconteceu é que Galileu quis basear seu ponto de vista em passagens da Bíblia, atitude da qual não seguiu Copernico, e foi isso que a Igreja recusou, pois era uma interpretação pessoa fora de contexto.Foi por isso e não por motivos cientificos, que a inquisição deu-lhe a penitência de rezar os 07 Salmos Penitênciais. Você percebeu como isto é muito diferente da fogueira que inventaram tempos depois?

3- Os protestantes, muçulmanos e outras religiões também tiveram suas "inquisições"

Com certeza, você nunca escutou sobre isso não é verdade? Me pergunto porque não se ouve dizer se isso  consta dentro dos livros de história. Claro que todo mundo teve sua espécie de inquisição.

Por exemplo, Willian Cobbet, foi um escritores protestante e em seu livro, "História da reforma protestante" afirma que Isabel da Inglaterra (protestante) fez e causou mais mortes de católicos em um ano que a inquisição espanhola em toda a sua história.

A razão na qual todos, até mesmo Calvino (reformador protestante) fizeram isso, é porque acreditavam em um principio social que existia naquele tempo:

"cuyus regio ipsius religio"= de que a região é a religiao

Assim se o rei, o principe ou o governante era católico o povo em sua maioria deveria seguir esta fé, se era Luterano, seguiria desta mesma maneira, se era calvinista, muçulmano seria assim todo o povo adepto desta fé. Estar contra a religião era estar contra o rei e contra o Estado.

Basta lermos como que Calvino tomou igualmente esta radical postura contra os católicos. Não existia como temos atualmente na sociedade a chamada "Liberdade Religiosa" no mesmo nível. Todos caminhavam nesta mesma maneira de pensar seguindo a religião do rei.

Além do que, julgar a inquisição usando critério atuais seria um verdadeiro erro de anacronismo, quer dizer, "fora do tempo", é como se hoje acusássemos os índios de prejudicar o meio ambiente e violar as leis ecologicas.

4- O castigo era aplicado pelo Estado através do Poder Civil e não pela Igreja

Outro conto ou invenção muito propagado e ainda divulgados em filmes e novelas é por exemplo um sacerdote impondo o castigo. Isso é mais falso que uma moeda de três reais. Os castigos eram imposto pelo chamado "Braço Secular" ou Poder Civil. O que a Igreja fazia eram os "autos da fé" aonde se declarava se era culpada ou não a pessoa em questão e o poder civil aplicava o castigo num julgamento a parte.

Falando nisso, eu estava participando em um programa de rádio quando uma irmã católica ligou e disse que esta afirmação não estava correta e que era a Igreja quem dava o castigo.

Quando lhe perguntei como é que ela sabia disso, tranquilamente ela respondeu que tinha visto pela televisão em uma novela e é por isso que estamos como estamos. Pobre Catolico que tem nas novelas sua fonte de formação. É por isso que é chamado  de No- vela ou seja Não-veja . Enfim continuemos um pouco mais o assunto.

5- A fogueira não era uma condenação comum e sim para casos extraordinários

Quantas novelas, filmes e protestantes tem falado da fogueira como se todos os dias uma pessoa fosse queimada na inquisição católica. Eu creio que se queremos formar uma opinião séria, temos de ver menos filmes, novelas e ler mais livros de história. Os castigos impostos pela inquisição católica eram simplesmente: rezar algumas orações, fazer alguma penitência, carregar algum simbolo do arrependimento e a pena máxima era somente a ex-comunhão da Igreja, nada relativo ao que dizem sobre fogueiras e penas de morte.

Inclusive muitas vezes bastava o arrependimento para que não tivesse nenhum castigo. Por isso que Galileu simplemente foi penalizado com a oraçao dos 07 Salmos Penitenciais. Não foi na fogueira como muitos ignorantes o afirmam.

Mais ainda, o que muitas vezes se queimava não era a pessoa mas uma figura , quer dizer, um boneco que representava a pessoa. Nos arquivos do México, por exemplo, podemos ver quantas vezes em um ano se fazia isso: Quantas em figuras e quantas na pessoa.

6- A inquisição era somente para os protestantes, bruxas e pessoas de outras religiões. Mas também para os Católicos

De onde será que alguns protestantes tiraram esta barbaridade de que era somente para eles a inquisicao, porque na historia não consta nada disso.

Basta dizer que dois do que hoje consideramos grandes santos e misticos catolicos na espiritualidade foram também chamados a inquisição e não lhes aconteceu nada. Me refiro a Santa Tereza D'Avilla e São João da Cruz.

No caso dos judeus e muçulmanos nem sequer eram julgados por serem desta religião. Era mais para judeus que se faziam passar por convertidos catolicos chamados "judaizantes" e os muçulmanos que falsamente se faziam convertido ao catolicismo chamados de "morisco" a quem se faziam uma investigação.

Ninguém era obrigado a ser catolico. Foi justamente o contrario, pois nos paises aonde tinha maioria protestante se houve uma tremenda perseguição contra o catolicismo. Te recomendo ver em qualquer enciclopedia como Calvino aplicava as leis e inclusive seus  correligionários.

De fato, os primeiros fundadores do Estados Unidos, chamados comumente de "puritanos" eram protestantes fugindo a perseguição de outros protestantes.

Isto é calado e ignorado por todos os protestantes por isso é importante mencioná-lo para recordar um pouco a memoria historica de quem a deseja manipular.

7- A tolerância religiosa da parte dos Católicos nos Estados Unidos

Para terminar mencionemos que em Maryland, a unica das treze colonias de maioria catolica, no mesmo tempo da inquisição em 1649, foi uma das primeiras a proclamar uma lei pela "tolerancia religiosa"

Sitio de los:

Misioneros de la Palabra

Direccion : P.O. Box 20463
Phoenix, AZ 85036-0463 , USA

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem