Lutero, o filme e as heresias



Autor: Gustavo Bellan


"Como Moisés destruiu e pulverizou o bezerro de ouro, assim devemos nós fazer com o Papado até reduzi-lo a cinzas... Desejo ver abolidos, extintos, arrasados todos os mosteiros. Oxalá Deus os arrase, como outrora Sodoma e Gomorra, num mar de fogo e enxofre do céu, para que deles não fique sobre a Terra nem sequer memória." (Weimar, XXVIII)


"( A Igreja é) uma licenciosa espelunca de ladrões, o mais impudente dos lupanares, o reino do pecado, da morte e do inferno" (De Wette, I, 522, 500)


"(...)porque não havemos de agredir com as armas estes mestres da perdição, estes cardeais, estes papas, toda esta sentina da Sodoma Romana, porque não havemos de lavar nossas mãos no seu sangue?" (Weimar, VI, 347)


Imaginar que o autor dos textos acima tivesse alguma importância na história do cristianismo já seria um absurdo. Porém, Lutero-infelizmente- só não teve importância, como é considerado, no subtitulo de uma superprodução que o homenageia, sendo o homem "que mudou a história do mundo para sempre". Faz-me rir ehhehe O monge heresiarca virou um tipo de novo messias... tsc tsc tsc Que falta faz um Papa!!!.


Indo ao ponto, o tal filme, pago com a ajuda do dinheiro do "dizimo" das seitas dos EUA e da Alemanha, esta sendo utilizado para achincalar ainda mais a Igreja, para combate-la, em total conformidade com o pensamento do

protagonista.


Alias, pelo que eu andei lendo, o Martinho Lutero do filme é bonitão, virtuoso e inteligente, pena que ele não se parece em nada com o real que era alcolatra, mulherengo, infame, o "mestre dos caluniadores e o principe dos sofistas". Além do mais, obcecado com o demônio... Acreditem, o tal monge beberrão (em crise de abstinência será?) o via até na mosca que o atrapalhava escrever. Nos dizeres do Pe. Leonel Franca, (o Lutero) "dormiu

mais vezes com o demônio do que com a Catarina de Bora", a freira sacrilega com quem ele se casou, depois de se divorciar da Igreja de Cristo.


Fica só a nota. Vamos ver se na imprensa vai haver alguém falando que isso é promover o anti-catolicismo, que as cenas em que os seguidores do heresiarca aparecem destruindo igrejas e quimando imagens não vão sugerir algo parecido para os cabeças de bagre que seguem os "pastores" Brasil afora. Enfim, igual falaram do "Paixão de Cristo" com os judeus. Vamos ver...

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem