Meditando sobre Lutero

 


Autor: Gederson Falcometa Zagnoli piheiro de Faria


Lutero , foi um homem que escreveu seu nome na história , para alguns como um herói , para outros porém , como um vilão , mas o que verdadeiramente importa , é a analise dos fatos e o discernimento dos mesmos. As vezes me pergunto , será que a reforma era necessária ? Será que o verdadeiro objetivo dela era simplesmente religioso , ou político e econômico ? Analisemos o homem em questão , seria ele um novo messias? Aquele , que , mostraria ao mundo e a DEUS os erros , não apontados nos XVI séculos que o antecederam ?

Meu conhecimentos sobre Martinho Lutero , não são vastos , o que , ouço dizer é que ele era um monge Agostiniano , e que numa viagem a Roma , ele se indignou com o Fausto , que , vira , naquela que por muitos era chamada de cidade eterna. Talvez Lutero desejasse não ver aquilo que viu em Roma , mas ver o que lá viu , na Alemanha ( A sede de poder alemã é histórica ) , por isso , deve ter voltado para a sua cidade cheio de ódio contra a Igreja Católica Apostólica Romana.

O ódio de Lutero o levou a formular 95 Teses contra a Igreja Católica , mas o mesmo ódio não lhe deu coragem suficiente para apresentar estas Teses ao seu superior ( Papa ) , então por precipitação , Lutero , as afixa nas portas da Catedral de Wintenberg. Isso foi algo que se pode classificar basicamente de uma ação sórdida , que , fere os principios éticos da lealdade . Mas o que se pode esperar de ações enraizadas no ódio e em desejos e intenções obscuras , além de precipitação e medo ?

Lutero , afixando suas 95 Teses nas portas da Catedral , confessa publicamente a sua culpa , simplesmente , por que , basta ao servo ser como o seu Senhor , e o nosso Senhor Jesus Cristo , não veio para condenar o mundo , mas sim para salvá - lo , esse um dos pontos que diferem essencialmente Lutero e o ser Cristão. Lembrando ainda a palavra do Senhor , que diz :

Se teu irmão pecar, repreende-o; se se arrepender, perdoa-lhe. LC 17 , 3


O que se seguiu após as 95 Teses , foi a fulga de Lutero , como está previsto em Romanos 13 :


1. Cada qual seja submisso às autoridades constituídas, porque não há autoridade que não venha de Deus; as que existem foram instituídas por Deus.

2. Assim, aquele que resiste à autoridade, opõe-se à ordem estabelecida por Deus; e os que a ela se opõem, atraem sobre si a condenação.

3. Em verdade, as autoridades inspiram temor, não porém a quem pratica o bem, e sim a quem faz o mal! Queres não ter o que temer a autoridade? Faze o bem e terás o seu louvor.

4. Porque ela é instrumento de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, porque não é sem razão que leva a espada: é ministro de Deus, para fazer justiça e para exercer a ira contra aquele que pratica o mal.

5. Portanto, é necessário submeter-se, não somente por temor do castigo, mas também por dever de consciência.

6. É também por essa razão que pagais os impostos, pois os magistrados são ministros de Deus, quando exercem pontualmente esse ofício.

7. Pagai a cada um o que lhe compete: o imposto, a quem deveis o imposto; o tributo, a quem deveis o tributo; o temor e o respeito, a quem deveis o temor e o respeito.


Mas quem pensa , que , o profeta em questão , não seria acolhido em sua própia casa , como não foram os biblicos ,se engana , por que principes o acolheram (Quão opostas são as situações de Jesus e dos apostolos , em relação a de Lutero , enquanto o mestre afirmava que : " As raposas tem seus covis , os lobos as suas tocas e as águias os seus ninhos , mas o filho do homem não tem onde reclinar sua cabeça " os apostolos e as ordens mendicantes atestavam em suas vidas essa afirmação , Lutero , dormia e acordava em um castelo alemão tranquilamente, maquinando a construção da sua Igreja ) , nessa segurança , Lútero , formulou as doutrinas de sua Igreja , que , nomeou como :


Sola Fides , Sola Scriptura e Solo Cristus.


A Sola Fides , diz que o homem é salvo única e exclusivamente pela fé .


A Sola Scriptura , diz que a biblia é a única regra de fé e pode ser interpretada livremente.


A Solo Cristus , diz que só Jesus salva,


Além destas 3 doutrinas , Lutero , retirou da Igreja nascente 5 Sacramentos dos 7 Sacramentos da Igreja Católica , ficando apenas com 2 , o do Batismo e o da comunhão. Ainda decretou que a Igreja não era necessária a Salvação , mas apenas útil e que a Eucaristia , consiste apenas na presença real de Jesus , sem transubstanciação.


Lutero , formulou estas doutrinas em franca oposição as doutrinas Católicas , vejamos :


A Sola Fides , se opõe a doutrina Católica , que diz , que o homem é salvo , pela fé e pelas boas obras ( A fé sem obras é morta )


A Sola Scriptura , a doutrina da Sola Scriptura é interessante , pois se ela é a única regra de fé ela sugestiona apenas uma doutrina , mas como Lutero acrescenta a doutrina da livre interpretação , ele indiretamente confessa o seu erro e me mostra , que a vontade de DEUS e a sua verdade é mutável , de acordo com os niveis culturais e sócio - econômicos de cada um , ela pode ter uma interpretação diferente daquela que é eterna e imutável . A doutrina da Livre interpretação , mostra - me que Lutero , não estava muito certo quanto a sua (doutrina), pois se estivesse ...


Essa dupla doutrina Luterana , gera entre os Evangélicos um número sem fim de doutrinas (e Igrejas )acerca da verdade que nela está contida , descredibilizando , se assim posso dizer , a palavra de DEUS.


Em contrapartida a Igreja Católica Apostólica Romana , possui como regra de fé as sagradas escrituras e a sagrada tradição , que garante a Igreja a unidade na fé e no serviço .


A doutrina do Solo Cristus é pregada pela Igreja antes mesmo de Lutero existir , aliás , essa doutrina é pela qual a Igreja Existe. Lutero usou este Slogan , para firmar o decreto da Igreja ser apenas útil a salvação e não necessária , como é ensinada na Igreja Católica.


As doutrinas Luteranas corroboram para as traduções (biblicas)feitas pelos primeiros protestantes , que , usaram da afirmação de que a Igreja monopolizava as sagradas escrituras (Ou seja , permitia apenas , aos sacerdotes a leitura dos Livros Sagrados ), para esconder de seus fiéis as suas mentiras.


Os reformadores não levaram em conta , que , nas própias escrituras está escrito que elas eram lidas apenas no Templo ou nas Sinagogas , ou em reuniões Cristãs. Não levaram em conta , que , começariam a produzir Cristãos , independentes (Auto - didatas), até mesmo de sua autoridade e além disso , quebraram a confiança entre os sacerdotes e o povo. Talvez isso seria um pretexto , para abandonar o trabalho de uma profunda Evangelização para deixar que todos , se auto - evangelizassem , ou ainda , o objetivo poderia ser o lucro pela venda dos livros ou até mesmo o conhecimento da palavra de DEUS , mas qual é o valor da palavra de DEUS , para aqueles que não possuem muito conhecimento ?


A subtração de 5 dos 7 sacramentos da Igreja , tornou os novos crentes arrogantes e auto suficientes , ao ponto de negar a existência de DEUS na pessoa do próximo , pois só me confesso com um Padre , por que sei , que nele existe a presença real de DEUS .


A Igreja não é apenas útil a salvação , mas é necessária , pois é através dela que recebemos o alimento , que , nos credencia a entrar no reino de DEUS , ou seja , o corpo e o sangue de Cristo .


E por falar em corpo e sangue de Cristo , a Eucaristia Protestante , aceita a presença real de Jesus no Pão e no Vinho , alguém poderia explicar , como essa presença pode ser real sendo que o Pão é apenas pão e o vinho apenas vinho sem a transubstanciação ?


Mas o ponto final sobre a reforma e os seus agentes , foi a libertação da besta , que , hoje chamamos Capitalismo (Materialismo) , que , era mantida pela Igreja Católica a rédeas curtas e hoje é livre e selvagem , sem moral , religião , piedade ou misericórdia ela vai destruindo famílias , homens , mulheres e crianças.


Esse materialismo não seria possível sem a separação entre Igreja e Estado , muito bem demonstrada por João Calvino no governo de Genebra ( Piedade e Misericórdia na religião , no estado cumprimento da lei com pleno rigor), essa juntamente com a perda de unidade da Igreja e com a libertação do Capitalismo foram sem sombras de dúvidas as maiores perdas do Cristianismo de todos os tempos.


Lutero , apontado como aquele que libertou o mundo do poderio da Igreja Católica , o libertou do poderio da Igreja Católica e do verdadeiro Evangelho , como libertou também o Capitalismo e dispersou o rebanho do Senhor em inumeras Igrejas com nomes , doutrinas e verdades diferentes daquela que o Senhor ensinou basicamente :


" Amai - vos uns aos outros , como eu vos tenho amado "


Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem