Mitos sobre as Indulgências





Fonte: ConoZe
Autor: James Akin.
Tradução: Rogério Hirota


Mito 1: Uma pessoa pode comprar sua saída do inferno mediante as indulgências


Este é um erro comum, do qual muitos comentaristas anticatólicos  aproveitam, apoiando-se na ignorância tanto de católicos como de não católicos. Mas esta acusação não tem nenhum fundamento. 

Como as indulgências somente concede a remissão das penas temporais, não podem então remir da pena eterna do inferno. Uma vez que a pessoa está no inferno, nenhuma quantidade de indulgências mudará este fato. 

A única maneira de evitar o inferno é apelando para a misericórdia eterna de Deus enquanto estamos em vida. Como está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o juízo. (Hebreus 9,27)


Mito 2: Uma pessoa pode ganhar indulgências para pecados ainda não cometidos.


A Igreja tem sempre nos ensinado que as indulgências não se aplicam a pecados ainda não cometidos. A Enciclopedia Católica diz: " [Uma indulgência] não é uma permissão para pecar, nem um perdão do pecado futuro, uma coisa assim não poderia ser concedida por poder algum."


Mito 3: "Uma pessaoa pode "comprar o perdão" com indulgências


A definição de indulgências pressupõe que o perdão o temos gratuitamente: "Uma indulgência é a remissão ante a Deus da pena temporal dos pecados, já perdoados, quanto a culpa" (Indulgentariun Doctrina norma 1). As indulgências não perdoam pecados em absoluto. Somente concernem as penas que permanecem logo que os pecados tenham sido perdoados.


Mito 4: As indulgências foram inventadas para obter dinheiro à Igreja


As indulgências se desenvolveram a partir das reflexões sobre o sacramento da reconciliação. São uma maneira de reduzir a penitência da disciplina sacramental e estavam em uso séculos antes de que apareceram os problemas relacionados com dinheiro.


Mito 5: Uma indulgência reduzirá o tempo no purgatório em um numero fixo de dias


O número de dias que eram associadas as indulgências era uma referência ao periodo de penitência que uma pessoa poderia realizar durante a vida terrena. A Igreja Catolica não pretende saber nada sobre o quão duradouro ou breve é o purgatorio em geral, muito menos no caso especifico de uma pessoa.


Mito 6: Uma pessoa pode comprar indulgências


O Concilio de Trento instituiu severas reformas na prática de conceder indulgências e a causa de abusos anteriores em 1567 o Papa Pio V cancelou todas as concessões de indulgências que tiveram a ver com honorarios ou outras transações financeiras" (Enciclopédia Católica). Este fato prova a seriedade da Igreja ao eliminar os abusos das indulgências.1


Mito7: Poderia acontecer de uma pessoa comprar indulgências?


Não se pode "comprar" indulgências. O escandâlo financeiro ao redor das indulgências é o escandalo que deu a Martinho Lutero uma desculpa para sua heterodoxia e que tem ligação com a obtenção de indulgências mediante a doações de dinheiro para algum fundo de caridade ou uma fundação. 


Não houve estritamente venda de indulgências. A Enciclopédia Católica afirma: "É facil ver como se foram introduzindo abusos. Entre as boas obras que podiam ser estimuladas ao colocá-las como indulgências, as doações tinham naturalmente um lugar destacado...É conveniente observar que nestes propositos não existe nada essencialmente mau. Dar dinheiro a Deus ou aos pobres é um ato de bondade e caridade e quando se é feito com motivos corretos, certamente não ficará sem recompensa."


(Publicado em inglês no "This Rock", março de 1994, (c) Catholic Answers Inc., P.O.Box 17490, São Diego, CA92177, Estados Unidos. Traduzido com a permissão do autor. Toda reprodução do presente artigo deve mencionar a fonte original e ser gratuita ou cobrir somente o custo da impressão).


James Akin.

apologetica.org

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem