O Cânon da Sagrada Escritura. Quem disparou o tiro decisivo?

 


Fonte: El Bau del Tesoro Catolico

Autor: Bob Stanley

Tradução: Rogério Hirota


Tenho lido muitos artigos protestantes sobre a origem dos cânones do Antigo e Novo Testamento e todos ficam timidamente acanhados em relação a realidade do que verdadeiramente aconteceu. Os que se dispuseram relatar somente colocam a metade da história e ainda que a primeira vista pareça concordar com suas posição, foram relacionados com erros.


Será que a metade da História é suficiente?


" A METADE da VERDADE não é VERDADE NENHUMA".


Como provavelmente você sabe, as Bíblias Católicas tem 73 livros, 46 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento. As Bíblias Protestantes tem 66 Livros com somente 39 livros no Antigo Testamento e os que faltam são: Tobias, Judite, Baruc, Sabedoria, Eclesiastico, I Macabeus , II Macabeus e algumas partes de Ester e Daniel. São os chamados "Deuterocanonicos" pelos Católicos e "Apócrifos" pelos protestantes. Martinho Lutero, sem possuir quaisquer tipo autoridade, removeu os sete livro e os colocou em um apêndice durante a Reforma Protestante e assim permaneceram até 1826 quando foram removidos totalmente.


Para saber mais sobre esta origem veja o artigo "A Origem da Solla Scriptura" neste site.


Uma breve lição de historia:


O grego helenistico foi a lingua moderna do tempo de Cristo, e assim o foi devido a conquista de Alexandre Magno centenas de anos antes sobre esta região. A lingua hebraica já havia sido esquecida pelos judeus dispersos que só falavam o grego, e assim houve uma necessidade crítica da tradução do Antigo Testamento para eles.


Esta tradução chamada de Septuaginta ( Tradução dos Setenta ) foi feita por judeus eruditos em 148 AC aproximadamente e tinha todos os livros incluindo os sete extraidos mais de 1650 anos depois por Martinho Lutero. No Novo Testamento encontramos aproximadamente 350 referências aos versículos do Antigo Testamento e por meio de um cuidadoso exame os eruditos determinaram que 300 destas referências são tomadas da Septuaginta e o restante do Antigo Testamento hebraico.(Diccionario de la Biblia, John L. Mc.Kenzie, pag. 787.) e também que Jesus Cristo mesmo fazia referências a Septuaginta.


Os primeiros cristãos usaram a Septuaginta para apoiar seus ensinos cristãos e os judeus se incomodavam quando estes novos cristãos usavam vantajosamente suas traduções.


Ao redor dos anos 90-95 dC, algumas décadas depois o inicio do Cristianismo, os judeus chamaram um sínodo para discutir este tema, da qual foi chamado de Sínodo de Jamnia" , os judeus fariseus que sobreviveram a devastadora destruição de Jerusalém e de seu templo em 70 dC, decidiram remover os livros que ajudavam os cristãos, e assim foi retirado os sete livros, usando várias razões como suas "autorizações" para fazê-lo. Temos de ter em conta que já neste periodo os judeus da dispersão já estavam usando a Septuaginta por mais de duzentos anos.Era a Bíblia de lingua grega, dos fieis de Berea em Atos 17: 10-15 dos quais os protestantes gostam de citar para tentar "provar" falsa doutrina da "Solla Scriptura" feita por eles.


Alguns não Católicos acusam que os sete livros foram AGREGADOS, ADICIONADOS até pelo menos no Seculo IV. Mais se isto fosse verdade como o Sinodo de Jamnia removeria tais livros ainda no Primeiro Século se eles não estavam ali?


Pelas ações dos reformadores protestantes em aceitar os 39 livros do Antigo Testamento, os quais foram declarados canonicos pelos Judeus fariseus de Jamnia, eles fazem assim uma fato equivalente para obter a aprovação dos Judeus Fariseus que recusaram a Jesus Cristo e perseguiram a Igreja. Ao fazer isso, os protestantes demonstram crêr que os Judeus tem mais autoridade em decidir o Canom das Sagradas Escrituras que a Igreja Cristã fundada pelo Próprio Cristo e que já existia pelo menos por 60 anos quando foi realizado o Sínodo de Jamnia.


Recusar a autoridade da Igreja de Cristo é recusar a Ele. Leia mais sobre este assunto nos artigos sobre o canom neste site.


Observação: *Jamnia é um povo que ficava ao oeste de Israel, na qual é também denominado por Jamniah, Javneh, Jabneel ou Yibna.


Os Cristãos continuaram usando a Septuaginta com todos seus livros, ignorando as dicesões do Sínodo Judeus (lembrando que os judeus do Sinodo representava somente 1/4 de todos os judeus e não a maioria.)


1450 anos depois Martinho Lutero sem nenhuma autoridade e de própria iniciativa removeu os sete livros, dizendo que a decisão do Sinodo Judeu era sua "autoridade" para fazê-lo. E neste ponto sou obrigado a perguntar:


Se os judeus realizassem um Sinodo com o desejo explicito de remover o Livro de Isaias porque em Isaias 7:14 se apoia a maternidade da sempre virgem e de Jeremias, por várias razões em que se apoia a fé cristã, e assim o fizessem e retirassem os livros. Por acaso os Protestantes apoiariam a decisão deste Novo Sinodo judeus e removeriam os livros de suas versões da Biblia? Se a resposta for não, quais seriam as razões para não faze-lo? Depos de tudo já aceitaram um precdente a este. Qual a diferença entre 1450 e 2000 anos?


Durante os primeiros 300 anos do Cristianismo, não havia uma Bíblia como a que conhecemos hoje. Os Cristãos tinham a Septuaginta do Antigo Testamento e literalmente centenas de outros livros para escolher ao Novo Testamento.


A Igreja Católica notou que tinha de decidir quais destes livros eram inspirados e quais não eram. Os calorosos debate emergiram entre teólogos, bispos e padres da Igreja durante muitos anos para decidir os livros. Varios Concilios da Igreja foram realizados para tratar deste assunto, notavelmente, Roma em 382, Hipona em 393 e Cartago e, 397 e 419. Os debates algumas vezes se tornaram amargos entre as duas partes. Um dos mais famosos foi entre São Jerônimo que achava que os 7 livros não eram inspirados e Santo Agostinho que achavam que eram.


Os Protestantes que escrevem a este respeito invariavelmente mencionam São Jerônimo e sua oposição mais convenientemente omitem o apoio de Santo Agostinho.


Devo mencionar aqui, que os escritos dos padres da Igreja não são declarações infaliveis e seus argumentos são somente reflexões de suas próprias opiniões. Quando alguns dizem que São Jerônimo estava contra a inclusão dos sete livros, estão meramente mostrando sua opinião pessoal e cada qual tinha direito a sua propria opinião. De qualquer forma a OPINIÃO PARTICULAR DE UMA PESSOA NÃO MUDA EM NADA A VERDADE. Sempre existiram três lados da historia, este lado, aquele lado e o lado da verdade. Em todo caso, se a posição de São Jerônimo ou a posição de Santo Agostinho era a correta, teve que ter sido estipulado por um terceiro, que foi a Igreja Catolica.


Agora a historia teve uma mudança dramática quando o Papa veio solucionar o caso. Em concorrência com a opinião de Santo Agostinho e sendo inspirado pelo Espirito Santo, o papa São Damâso I no Concílio de Roma em 382 expediu um decreto chamado apropriadamente de "O Decreto de Dâmaso" da qual fez uma lista de livros canonicos do Antigo E Novo Testamento. Então pediu a São Jerônimo utiliozar este canon e escrever uma nova tradução da Bíblia que incluia um Antigo Testamento de 46 Livros dos quais estavam todos na Septuaginta e o Novo Testamento com seus 27 Livros.


ROMA FALOU E O ARGUMENTO FOI ESCLARECIDO.


" A IGREJA RECONHECE SUA IMAGEM COM OS LIVROS INSPIRADOS DA BÍBLIA. É ASSIM COMO SE DETERMINOU O CANOM DA ESCRITURA" Frei Ken Baker


O TIRO DECISIVO FOI DADO




São Jerônimo cumpriu obedientemente (Hebreus 13:17) e iniciou sua tradução terminando-a em 404 dC. Em 405, sua nova Vulgata em latim foi publicada pela primeira vez.


Observação: * A palavra Vulgata significa, "a linguagem comum do povo, o venáculo".


Decreto do Papa São Damaso I


CONCÍLIO ROMANO, 382


O Canom da Sagrada Escritura


[Do mesmo decreto e das atas do mesmo Concílio de Roma]


Assim mesmo se disse: Agora temos que tratar das Escrituras Divinas, que é o que há de receber a universal Igreja Católica e o que deve evitar.


Começa com a relação do Antigo Testamento: um livro do Gênesis, um livro do Exodo, um livro do Levítico, um livro do Números, um livro do Deuteronomio, um livro de Jesús Navé (Josué), um livro dos Juizes, um livro de Rute, quatro livros dos Reis, dois livros dos Paralipômenos, um livro de cento cinquenta Salmos, tres livros de Salomão: um livro de Proverbios, um livro do Eclesiastes, um livro do Cantico dos Canticos; igualmente um livro de Sabidoria, um livro do Eclesiástico.


Segue a relação dos profetas: um livro do Isaías, um livro do Jeremias, com Cinoth, quer dizer, suas lamentações, um livro de Ezequiel, um livro de Daniel, um livro do Oséas, um livro do Amós, um livro de Miqueas, um livro de Joel, um, livro de Abdías, um livro de Jonas, um livro de Naún, um livro de Habacuc, um livro de Sofonías, um libro de Ageu, um livro de Zacarías, um livro de Malaquías.


Segue a relação das historias: um livro de Jó, um livro de Tobías, dois livros de Esdras, um livro de Ester, um livro de Judite, dois livros de Macabeus.


Segue a relação das Escrituras do Novo Testamento que recebe a Santa Iglesia Católica: um livro dos Evangelhos segundo Mateue, um livro segundo Marcos, um livro segundo Lucas, um livro segundo João.


Epístolas de Paulo Apóstolo, em número de quatorze: uma dos Romanos, duas dos Corintios, uma dos Efesios, duas dos Tessalonicenses, uma dos Gálatas, uma dos Filipenses, uma dos Colossenses, duas a Timoteo, uma a Tito, uma a Filemon, uma aos Hebreus.


Também um livro de Apocalipse de João e um livro de Atos dos Apóstolos.


também as Epístolas canônicas, em número de sete: duas Epístolas de Pedro Apóstolo, uma Epístola de São Tiago Apóstolo, uma Epístola de João Apóstolo, duas Epístolas de outro João, presbítero, e uma Epístola de Judas Zelotes Apóstolo [v. 162] .


Acaba o canon do Novo Testamento.


Da mesma maneira se foi estipulado: depois do anuncio de todas estas escrituras proféticas e evangelicas ou também apostolicas as quais temos litados anteriormente como Escrituras, sobre as mesmas por graça de Deus, a Igreja Católica é alicerçada, temos considerado que deve ser anunciado que ainda que todas as Igrejas Catolicas propagadas no mundo inteiro abrangem somente uma camara nupcial de Cristo, não obstante, a Santa Igreja tem se posicionado a frente não por decisões conciliares de outras igrejas, senão por ter recebido a primazia pela voz evangelica de Nosso Senhor e Salvador, que disse: Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela. A ti darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligardes na terra será ligado no céu e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu"


Esta lista de 46 Livros do Antigo Testamento e 27 livros do Novo Testamento foi foi reconfirmada no Concílio de Cartago em 397 dC. A tradução de São Jerônimo "A Vulgata" esta até nos dias de hoje e é a Biblia Oficial da Igreja Catolica. As Biblias que os Catolicos atualmente usam tem os mesmos 46 livros do Antigo Testamento como foi usado desde o inicio do Cristianismo.


Não vi nenhum escrito protestante dando reconhecimento ao Papa São Damaso, ou a mínima menção de seu decreto, no Concílio de Roma.


esta é somente a metade da verdade o qual é "conveniêntemente" excluido dos argumentos Protestantes. Você compreende?


"A METADE DA VERDADE NÃO É VERDADE NENHUMA".


O Concilio de Hipona em 393 reafirmou o canon estabelecido pelo Papa Dámaso I


Canon 36, 393 d.C. Concilio de Hipona.


"Foi decidido que fora das Escrituras canônicas, nada deve ser lido na Igreja sob o nome de Escrituras divinas. Agora bem, as Escrituras canónicas são: Gênesis, Exodo, Levítico, Números, Deuteronomio, Jesús Navé (Josué), Juizes, Rute, Quatro livros dos Reis, dois livros dos Paralipômenos, Jó, Psalterio de David, cinco livros de Salomão,(Proverbios, Eclesiastes, Cantico ds Cantico ,Sabedoria, Eclesiastico), doze livros dos profetas, Isaías, Jeremías, Daniel, Ezequiel, Tobías, Judite,Ester, dois libros de Esdras, dois livros dos Macabeus..


(Canon 36, 393 dC.) Aproximadamente neste tempo que Sao Jerónimo começou a utilizar o texto hebreu para sua tradução do Antigo Testamento a Vulgata em Latín.


O Terceiro Concilio de Cártago reafirmou novamente o Canon estabelecido pelo Papa Dámaso I.


III CONCILIO DE CARTAGO, 397


O canon da S. Escritura


Can. 36 (ó 47). "[Se concordou] que, fora das Escrituras canônicas, nada deve ser lido na Igreja sob o nome de Escrituras divinas, Agora bem, as Escrituras canônicas são: Gênesis, Exodo, Levítico, Números, Deuteronomio, Jesús Navé (Josué), Juizes, Rute, quatro livros dos Reis, dois livros dos Paralipómenos, Jó, Psalterio de David, cinco livros de Salomão,(Proverbios, Eclesiastes, Cantico dos Canticos, Sabedoria, Eclesiastico), doze livros de los profetas, Isaías, Jeremías, Daniel, Ezequiel, Tobías, Judite, Ester, dois libros de Esdras, dois libros dos Macabeus".


Seja lícito também ler as paixões dos mártires, quando celebramos seus aniversarios.


Temos que notar que o libro de Baruc foi considerado por alguns dos padres da Igreja como parte do livro de Jeremías e como tal não foi listado a parte por eles.



--------------------------------------------------------------------------------



O Quarto Concilio de Cártago em 419, novamente reafirmou os Cánones como foron definidos nos concilios anteriores.


Canon XXIV. (Griego xxvii)


"Que fora as Escrituras canónicas, nada se deve ler na Igreja sob o nome de Escrituras divinas.


As Escrituras Canónicas são as seguintes: cinco livros de Moisés, a saber: Genesis, Exodo, Levítico, Números, Deuteronomio; Jesús Navé, dos Juizes, quatro livros dos Reinos, juntamente com Rute, dezesseis livros de los Profetas, cinco libros de Salomón, el Salterio. Igualmente, de las historias: um livro de Jó, um livro de Tobías, um de Ester, um de Judite, dois dos Macabeus, dois de Esdras, dois livros dos Paralipómenos. Igualmente, do Novo Testamento: quatro livros dos Evangelhos, quatorze cartas de Paulo Apóstolo, tres cartas de João [v. 48 y 92], duas cartas de Pedro, uma carta de Judas, uma de Tiago, os Atos dos Apóstolos e o Apocalipse de João.


Seja lícito también ler as paixões dos mártires, quando se celebrar seus aniversarios.


"Permita que esta seja enviada ao nosso irmao e companheiro bispo (Papa) Bonifacio, e aos outros bispos dessa região, para que confirme este canon, ja que estas são as coisas que temos recebido de nossos padres para ser lídas na Igreja".


[Este é o Canon xxxvj. De Hiponia,. 393. A ultima frase permitindo a leitura da "paixão dos Mártires" em seus aniversarios é omitida para o código africano.]



--------------------------------------------------------------------------------



O Concilio de Florencia, também chamado Basel, 1431-1445, foi outro Concilio que confirmou os Cánones de ambos Testamentos da Biblia….


CONCILIO DE FLORENCIA, 1438 -1445


SESSÃO 11, 04 de Fevereiro de 1442


Nos portanto, a quem Deus deu a missão de alimentar o rebanho de Cristo, tivemos o abade Andrés, cuidadosamente examinado por alguns homens desde Concilio Sagrado nos artigos da fé, os Sacramentos da Igreja e outros temas certos pertinentes a salvação. Após uma exposição da fé Católica ao abade, tanto como foi necessário e sua humilde aceitação a mesma, temos entregado no Nome de Nosso Senhor nesta solene sessão, com a aprovação deste Sagrado Concilio Ecumênico de Florência, a seguinte e verdadeira doutrina:


Firmíssimamente se crê, professa e prega que somente o Deus verdadeiro, Pai, Filho e Espirito Santo é o criador de todas as coisas, as visiveis e invisiveis, o qual, no momento em que quis, criou por sua bondade todas as criaturas, mesmos as espirituais como as corporais, e certamente por haver sido feitas pelo sumo bem, mais mutaves, porque foram criadas do nada e afirma que não existe natureza alguma do mal, porque toda natueza enquanto é natureza é boa. Professa que um só e mesmo Deus é o autor do Antigo e Novo Testamento, quer dizer, da lei, dos profetas e dos Evangelhos, porque por inspiração do mesmo Espirito santo foi falado aos Santos de um ou outro Testamento. Os Livros que ela recebe e venera, se contem os seguintes titulos:


Do antigo Testamento, cinco de Moisés: é saber, o Gênesis, o Exodo, o Levítico, os Números, o Deuteronomio; de Josué; dos Juizes; o de Ruth; os quatro dos Reis; dois do Paralipómeno; o primero de Esdras, e o segundo que chaman Neemías; o de Tobías; Judite; Esther; Jo; o Salterio de David de 150 salmos; os Proverbios; Eclesiastés; Cántico dos cánticos; Sabiduría; Eclesiástico; Isaías; Jeremías com Baruc; Ezequiel; Daniel; os doze Profetas menores, que são; Oseas; Joel; Amos; Abdías; Jonás; Miqueas; Naum; Habacuc; Sofonías; Ageu; Zacharías, Malaquías, e os dois dos Macabeus, que são os primeiro e o segundo. Do Testamento novo, os quatro Evangelhos; é saber, segundo sao Mateus, sao Marcos, sao Lucas e sao João; os Atos dos Apóstolos, escritos por sao Lucas Evangelista; quatorce Epístolas escritas por sao Pablo Apóstolo; aos Romanos; dois aos Corintios; aos Gálatas; aos Efesios; aos Filipenses; aos Colosenses; dois aos de Tesalónica; dois a Timoteo; a Tito; a Philemon, e aos Hebreos; dois de sao Pedro Apóstolo; tres de sao Juao Apóstolo; uma do Apóstolo Santiago; uma do Apóstolo sao Judas; e o Apocalipse do Apóstolo sao Joao.


O Concilio de Florencia levou em mais de 100 anos antes que o Concilio de Trento, e aproximadamente 80 anos antes que se iniciasse a Reforma.



--------------------------------------------------------------------------------



O Concilio de Trento 1546-1565, é o mais longo Concilio na historia da Igreja.


1546 d.C.:


O Concilio Católico de Trento, chamado a contradizer as mudanças feitas por Martín Lutero, novamente reafirmou a canonicidade de todos os 46 livros do Antigo Testamento. Alguns Protestantes reformistas que assistiram ao mesmo, acusaram a Igreja de aceitar a lista de livros que os rabinos judeus haviam retirados em Jamnia. A Igreja recusou a lista e manteve o seu ensinamento desde o Papa Dámaso I, e o Concilio de Florencia. Como resultado, os Protestantes tem os mesmos livros do Nuevo Testamento que os Católicos, mas seu Antigo Testamento difere porque não contém os livros recuzados pelos rabinos de Jamnia, e muito despois, recuzados também por Martínho Lutero.


É muito interessante notar que durante 1500 anos, todos os Cristaos aceitaram o mesmo Canon do Antiguo Testamento. Somente nos últimos 480 anos, desde a Reforma que se tem existido desacordo da parte dos Protestantes.



--------------------------------------------------------------------------------


--------------------------------------------------------------------------------

Aqui exponho algumas das afirmações feitas pelos Protestantes em referência a finalização do canon das Escrituras:

---------------------------------------------------------------------------------


1- Deus passou os canones diretamente aos homens.


Resposta: De acordo, mas a que homens? Quem, onde, quando e porque? Provas documentadas por favor. Como sabem disso?


Mostre-me o versiculo da Biblia, mostre me a lista tal qual Deus passou.


2- Lutero não removeu os 7 livros, isto fizeram os Judeus de Jamnia. Então, para começar eles nem estavam ali.


Resposta: Sim não estavam ali, para começar, então Como explicam o fato de que assim é e sempre tem sido, na Vulgata latina, a qual tem sido usada na Igreja Catolica por mais de 1500 anos?


Explique porque tantos livros de historias se equivocam ao dizer que foram retirados durante a reforma? também devo perguntar, sob que autoridade que o Sinodo Judeus, o qual foi realizado decadas depois do inicio do Cristianismo tem algum direito de reclamar a natureza da doutrina cristã?


3- O Concilio de Trento em 1546-1565 "agregou" os 7 livros ao canom.


Resposta: Se fosse assim, então. como Lutero os removeu 20 anos antes se nem sequer estavam ali ? Como o Concilio de Trento os pode ter agregado se ja estavam incluidas na Vulgata latina desde o ano de 404 dC?


4- Jesus Cristo nao se referiu aos livros Deuterocanonicos, então não são canonicos.


Resposta: Bem, vejamos quais os livros Ele fez referência no total em:


Mateus 4:4, Ele se referiu ao Deuteronomio 8:3

Matus 4:7, Ele se referiu a Deuteronomio 6:16

Mateus 4:10, Ele se referiu a Deuteronomio 6:13 e 10:20

Mateus 4:12, Ele se referiu a Lucas 6:31, Ele se referiu a Tobías 4:16

Mateus 9:13, Ele citou Oseas 6:6

Mateus 13:43, Ele citou Sabiduría 3:7

Mateus 22:32, Ele citou Exodo 3:6

Mateus 22:37, Ele citou a Deuteronomio 6:5

Mateus 22:39, Ele citou a Levíticos 19:18

Mateus 22:44, Ele citou a Salmos 110:1

Marcos 7:6-8, Ele citou a Isaías 29:13

João 14:23, Ele se referiu ao Eclesiásticos (Sirac) 2:15-16, (Septuaginta) o Sirac 2:18 (Confraternidad).


Jesus citou Deuteronomio, Oseas, Exodo, Levíticos, Isaías e Salmos como listamos aqui e existem mais, só que Jesus não citou todos os livros do Antigo Testamento.


Destes livros que citarei agora nem Jesus e nem os Apostolos fizeram referência alguma:


Cantico dos Canticos, Eclesiastes, Ester, Abdias, Sofonias, Juizes, 1 Crónicas (Paralipómenos), Esdras, Neemias, Lamentacoes e Naum.


Por acaso estes livros sejam menos canonicos pelo fato de Jesus e os Apostolos não os ter feito referencia a eles?


De qualquer forma, você notou que foi feito referência em três livros Deuterocanonicos em minha lista que são: Tobias, sabedoria e Eclesiastico (Sirac)? Como ja disse anteriormente, a Septuaginta foi citada por Cristo e os Apostolos muitas vezes mais do que foi citado do Antigo Testamento hebreu e a Septuaginta tem todos os 46 livros. Estas tres referencias distribui muita credibilidade aos livros removidos e a Septuaginta em grego.


O livro deuterocanonico Sabedoria, tem uma magnifica profecia de Jesus cristo, a qual aumenta imensamente sua canonidade:


" Cerquemos o justo, porque ele nos incomoda; é contrário às nossas ações; ele nos censura por violar a lei e nos acusa de contrariar a nossa educação. Ele se gaba de conhecer a Deus, e se chama a si mesmo filho do Senhor! Sua existência é uma censura às nossas idéias; basta sua vista para nos importunar. Sua vida, com efeito, não se parece com as outras, e os seus caminhos são muito diferentes. Ele nos tem por uma moeda de mau quilate, e afasta-se de nosso caminhos como de manchas. Julga feliz a morte do justo, e gloria-se de ter Deus por pai. Vejamos, pois, se suas palavras são verdadeiras, e experimentemos o que acontecerá quando da sua morte, porque, se o justo é filho de Deus, Deus o defenderá, e o tirará das mãos dos seus adversários. Provemo-lo por ultrajes e torturas, a fim de conhecer a sua doçura e estarmos cientes de sua paciência. Condenemo-lo a uma morte infame. Porque, conforme ele, Deus deve intervir." Sabedoria 2:12-20


leia Mateus 27: 42-43


5- Não existe referência alguma no Novo Testamento a nenhum livro deuterocanonico.


Resposta:


Referência no Novo Testamento aos Livros Apocrifos:


"Ora, quando o arcanjo Miguel discutia com o demônio e lhe disputava o corpo de Moisés, não ousou fulminar contra ele uma sentença de execração, mas disse somente: Que o próprio Senhor te repreenda!" Judas 1:9


Encontramos esta passagem no Livro Apocrifo "A assunção de Moises"


" Também Henoc, que foi o oitavo patriarca depois de Adão, profetizou a respeito deles, dizendo: Eis que veio o Senhor entre milhares de seus santos" Judas 1:14


Esta profecia encontramos no Livro Apocrifo de Henoc 1:9


" Como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes homens de coração pervertido, reprovados na fé, tentam resistir à verdade. " II Tim 3:8


Ainda que esta seja uma refer6encia a Ex. 7:11, os "magos" do Faraó não estão mencionados no Exodo. Se encontram no livro apocrifo "Evangelho de Nicodemos" 5:1. Tambem se encontram nas " Narrações de Aneas sobre o Sofrimento de Nosso Senhor Jesus Cristo" 5:4.


As Referências biblicas do Novo Testamento aos Livros Deuterocanonicos do Antigo Testamento.


Estas referencias mostram a legitimidade a estes livros que os Protestantes recusam. também mostram que de fato os 7 livros ja estavam na Septuaginta, ao tempo que estas referencias foram escritas durante o primeiro seculo:


Heb. 11:35 " Devolveram vivos às suas mães os filhos mortos. Alguns foram torturados, por recusarem ser libertados, movidos pela esperança de uma ressurreição mais gloriosa."


O Unico lugar do Antigo Testamento aonde encontramos a referencia a este versiculos é em II Mac 7: 1-29. Como Pode?


Quem Tem II Macabeus? Explique-me isso. Note que a primeira metade de Heb. 11:35 se encontra em I Reis 17:23 e II Reis 4:36.


Heb. 11:38 " Refugiaram-se nas solidões das montanhas, nas cavernas e em antros subterrâneos." Isto se encontra em I Mac 2: 28-30 e em II Mac 5:27


Jo 10:22 " Celebrava-se em Jerusalém a festa da Dedicação. " Isto se encontra em I Mac 4: 52-59


Jo 14: 23 "Se alguém me ama, guardará a minha palavra " Referencia em Eclesiatico 2:18


Rom 9:21 "Ou não tem o oleiro poder sobre o barro" Se encontra em Sab. 15:7


I Pedro 1:6-7 ".. É isto o que constitui a vossa alegria, apesar das aflições passageiras a vos serem causadas ainda por diversas provações, para que a prova a que é submetida a vossa fé (mais preciosa que o ouro perecível, o qual, entretanto, não deixamos de provar ao fogo) redunde para vosso " leia Sab 15:7


Heb. 1:3 "Esplendor da glória (de Deus)" Similar a Sab 7: 26-27


I Cor 10: 9-10 "pereceram mordidos pelas serpentes.Nem murmureis, como murmuraram alguns deles, e foram mortos pelo exterminador. " Quase igual a Judeite 8: 24-25


I Cor 6:13 "Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos" Similar a Eclesiastico 36:20


Rom. 1: 18-32 " [...] o que se pode conhecer de Deus [...] " Similar a Sab. 13: 1-9.11


Mat. 7:12 e Luc 6:31 "Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Esta é a lei e os profetas." Encontramos em Toabias 4:16


Lucas 14:13 "Mas, quando deres uma ceia, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos." Similiar a Tobias 4:17


Apo. 21:18 "O material da muralha era jaspe, e a cidade ouro puro, semelhante a puro cristal." Similar a Tobias 13:21


Mat. 13:43 "Então os justos brilharão..." Em Sab. 3:7


Mat. 18:15 "Se teu irmão chega a pecar..." Similar a Eclesiastico 19:13


Mat. 25:36 "... Enfermo e me visitastes ..." Similar a Eclesiastico 7:39


Mat. 27:42 "…Se é rei de Israel, desça agora da cruz …" Similar a Sab. 2:18-20


Mar. 14:61-62 "…És tu o Cristo, o Filho de Deus bendito? Jesus respondeu: Eu o sou. …" Tambem em Sab. 2:13


Luc. 2:37 "…ficara viúva,... servindo a Deus noite e dia em jejuns e orações ". Também em Jdt. 8:4-6


Luc. 24:4 "…quando apareceram em frente delas dois personagens com vestes resplandecentes." Também em 2 Mac. 3:26


Jo. 16:15 "…Tudo o que o Pai possui é meu". Também em Sab. 2:13


Rom. 10:6 "…Quem subirá ao céu? …" Também em Bar. 3:29


Rom. 11:33 "…Quão impenetráveis são os seus juízos e inexploráveis os seus caminhos!". Também em Jdt. 8:14


1 Cor. 10:20 "…a demônios e não a Deus…" Também em Bar. 4:7


1 Jo. 3:17 "Quem possuir bens deste mundo e vir o seu irmão sofrer necessidade, mas lhe fechar o seu coração, como pode estar nele o amor de Deus? " Também em Tob. 4:7



--------------------------------------------------------------------------------


Estas são somente uns versiculos que encontrei sem muito esforço. A maioria foram encontradas lendo em concordancia nas Biblias. Existem muito mais.


--------------------------------------------------------------------------------


Algumas notas finais


Interessantemente, algun protestantes que tem estudado a origem dos canones das Escrituras, aceitam as decisões do Papa Damaso I e os diferentes Concilios quando finalizaram o canom do Novo Testamento. E ao fazê-lo assim, precisam também admitir que a Igreja Catolica por decisão infalivel, determinou o canom do Novo Testamento.


Sob que autoridade recusam o canom do Antigo Testamento o qual foi decidido pelos mesmos bispos nesses Concilios?


Temos aqui um exemplo perfeito de aceitar "somente a metade da verdade".


A única forma em que os Protestantes podem saber quais são os livros inspirados da Biblia, é que eles aceitem os ensinos da Igreja Catolica. Se isso não é aceitado, então por favor, pode alguem mostrar-me a lista dos livros inspirados na Biblia?


A IGREJA CATOLICA É A MÃE DA BIBLIA OU A FILHA?


Por simples dedução...


A Igreja Catolica foi fundada ao final do Minsiterio de Cristo na terra, aproximadamente dos anos 29-30 dC .


Não existe possibilidade alguma de que a Igreja Catolica tenha nascido da Biblia.


Pelo contrario, a Biblia vem da Igreja Catolica


Consequentemente, a Igreja Catolica é a Mãe da Biblia e não a filha


Pelo tempo e que se escreveu o Apocalipse, ultimo livro da Biblia, escrito aproximandamente no ano de 100 dC, a Igreja Catolica já se encontrava em seu quinto Papa, São Evaristo.


©

Recopilado por Bob Stanley , Julio 12, 1999

Actualizado en Julio 19, 2001

Traducido por Pilar Romo, Sptiembre 6, 2001

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem