O desenvolvimento do Cânon do Novo Testamento



Fonte: El Bau del Tesoro Catolico

Autor: Bob Stanley

Tradução: Rogério Hirota



Anos de 51-125 dC


Os livros do Novo Testamento são escritos, mas durante este mesmo periodo outros escritos dos primeiros Cristãos são produzidos por exemplo, Didaque (70 dC), I Clemente (96 dC), A Epistola de Barnabé ( 100 dC) e as 7 cartas de Santo Ignacio de Antioquia(107 dC)


Ano 140 dC


Marcion um homem de negocios em Roma, pensou que havia dois deuses: Javé, o Deus cruel do Antigo Testamento e o Pai bom do Novo Testamento. Marcion eliminou o Antigo Testamento como Escritura, visto que era anti-semitico, guardou do Novo Testamento somente 10 cartas de Paulo e 2/3 do Evangelho de São Lucas (eliminou as refer6encias ao judaismo de Jesus). O Novo Testamento de Marcion, o primeiro em ser recopilado, forçou a Igreja daquele tempo a decidir sobre a parte mais importante do canom: os quatro Evangelhos e as cartas de Paulo.


Ano 200 dC


A delimitação do canom ainda não é determinada. De acordo com uma lista recopilada em Roma durante este tempo (o canon moratorio), o Novo Testamento consiste de 4 Evangelhos, Atos, 13 cartas de Paulo (Hebreus nao esta incluida), 3 das 7 Epistolas gerais ( 1-2 Joao e Judas) e tambem o Apocalipse de Pedro.


Ano 367 dC


A lista mais recente dos livros do Novo Testamento em existencia com exato no numero e ordem na qual a conhecemos atualmente, escrita por Anastasio, Bispo de Alexandria em sua carta Festal § 39 do ano de 637 dC.


Ano 382 dC


O Papa Damaso I, em uma carta, lista os livros do Novo Testamento em seu numero e ordem presentes.


Ano 393 dC


O Concilio de Hipona afirma o canom escrito pelo bispo Anastasio


Ano 397 dC


O Concilio de Cartago reafirmou os canones de ambos Antigo e Novo Testamento


Ano 1442 dC


No Concilio de Florencia, a Igreja em sua totalidade reconhece os 27 livrosm ainda que não os declara inalteraveis. Este Concilio confirma o canon da Biblia Catolica Romana da qual o Papa Damaso I havia publicado mil anos antes.


Ano 1536 dC


Nesta tradução da Biblia do grego para o alemão, Lutero removeu 4 livros do Novo Testamento ( Hebreus, Tiago, Judas e Apocalipse) colocando-os em um apendice e dizendo que eram menos canonicos.


Ano 1546


No Concilio de Trento, a Igreja Catolica reafirmou de uma vez por todas a lista completa dos 27 livros como tradicionalmente aceitada.



©

Recopilado por Bob Stanley , Julio 12, 1999

Actualizado en Julio 19, 2001

Traducido por Pilar Romo, Sptiembre 6, 2001

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem