O Primado de Pedro





O Primado de Pedro é a autoridade conferida a Pedro por Jesus antes de Sua Paixão, Morte e Ressurreição (Mt 16,18) e após ela também antes de se elevar para o Reino Glorioso do Senhor (Jo 21,15-17), porque Jesus sabia que toda casa sem um fundamento desaba, é necessário normas e regras de fé que a Igreja através de seu Sagrado Magisterio nos coloca através de documentos, catequese e principalmente os Dogmas.Vamos fazer a seguinte explicaçao para entender melhor:


Dizemos que Pedro é a Pedra de fundamento da Igreja e não o fundador que é Jesus, Pedro é o administrador de Jesus responsavel de conduzir e apascentar seu rebanho (Jo 21,15-17).Por que como diz a Palavra de Deus o Bom Pastor (Jo 10,11) nos dá também outros pastores (Ef. 4,11) para cuidar de sua igreja.


Jesus fundou a Igreja na pessoa de Pedro (Mt 16,18) a quem constituiu o fundamento visível para todos os cristãos e para a Igreja no mundo (Mt 16,18 conjugado Ef. 2,19). Mas Jesus deixa claro ser o fundamento principal, a pedra amgular (Ef. 2,20) mais se tornou-se fundamento invisivel depois de sua ascensão, deixando Pedro como fundamento visivel.


O Problema maior que acontece com os protestantes é que eles não aceitam Pedro como este fundamento, como a Pedra da Igreja deixada por Jesus entendem a Pedra dita em Mt 16,18 ser o proprio Jesus, o que seria meio estranho Jesus estar falando com Pedro e se referindo a Ele :


Mateus 16,15-16 Disse-lhes Jesus: E vós quem dizeis que eu sou?16 Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!


Mateus 16,17-18 Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus. E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, sera mesmo Jesus dizendo "Tu és" para pedro e se referindo a Ele mesmo? Esta alegação protestante fica um pouco duvidosa, ainda mais se vermos a etimologia da Palavra, pois Pedro era Cefas e a palavra pedra em aramaico tambem se pronuciava cefas, portanto ficaria assim:


tu és "Cefas" e sobre esta cefas edificarei a minha Igreja.


Veja como fica mais claro duas coisas importantes, que Pedro e a pedra supracitada são a mesma pronucia onde Jesus quis fazer um jogo de palavras para mostrar a autoridade de Pedro e também perceba que Jesus foi explicitamente claro, "A" minha Igreja, usou o artigo definido A no singular , e nao "aS minhas IgrejaS", e a palavra de Jesus prevaleceu ate 1517, quando até então a Igreja Catolica era a unica Igreja cristã, depois veio a torre de babel do protestantismo e o supermercado de Igrejas.


Outra acusação falsa dos protestantes é dizer que a palavra aramaica Cefas significa pedrinha, tentando assim mostrar que Jesus nao colocou Pedro como representante da Igreja mais o rebaixou.Mais o problema é que cefas significa Rocha, ou Pedra Grande, se Jesus quisesse mesmo chamar Pedro de pedrinha nesta lingua que era o que Jesus falava teria usadoo termo "Evna".


E também há controversias na palavra pedra para o grego onde dizem chamar petrus de pedrinha, e Petra seria Pedra grande ,o que esta errado pois no Novo Testamento o Grego Utilizado é chamado Grego Koiné, e nao há distinçao entra as palavras Petrus e Petra todas estas duas possuem significado distinto que é Pedra, se Jesus realmente quisesse atribuir Pedro a palavra pedrinha o chamaria de acordo com o grego koiné de "Lithos".


Veja uma analise sobre os versiculos seguintes de Mateus que eu achei interessante do site Monfort:


Mt 16,18: "Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja, e as portas do Inferno nunca prevalecerão contra ela".


A pedra ("petra", em grego) aqui se refere ao próprio São Pedro e não à sua fé ou a Jesus Cristo. Cristo aparece aqui não como o fundamento, mas como o arquiteto que "edifica". A Igreja é edificada não sobre confissões, mas sobre confessores - homens vivos (v., p.ex., 1Pd 2,5). Hoje, o consenso comum da grande maioria dos pesquisadores e comentaristas bíblicos favorece esta dedução católica tradicional. Aqui diz-se que São Pedro é a pedra-fundamental da Igreja, tornando-o cabeça e chefe da família de Deus (isto é, a semente da doutrina do papado). Além disso, "pedra" expressa uma metáfora aplicada a ele por Cristo em um sentido análogo ao do Messias sofredor e desprezado (1Pd 2,4-8; cf. Mt 21,42). Sem um fundamento sólido qualquer casa desaba. São Pedro é o fundamento, mas não o fundador da Igreja; é o administrador, mas não o Senhor da Igreja. O Bom Pastor (Jo 10,11) nos dá outros bons pastores (Ef 4,11).


Mt 16,19: "Eu te darei as chaves do Reino dos Céus..."


O "poder das chaves" expressa a autoridade administrativa e disciplina eclesiástica com relação às necessidades da fé, como em Is 22,22 (cf. Is 9,6; Jó 12,14; Ap 3,7). É deste poder que surge o uso de censuras, excomunhão, absolvição, disciplina batismal, imposição de penas e poderes legislativos. No Antigo Testamento, o comissário ou primeiro-ministro era aquele homem que estava acima da assembléia (Gn 41,40; 43,19; 44,4; 1Rs 4,6; 16,9; 18,3; 2Rs 10,5; 15,5; 18,18; Is 22,15.20-21).


22-Mt 16,19: "...e o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado no céu".


"Ligar" e "desligar" são termos técnicos usados pelos rabinos e que têm o significado de "permitir" e "proibir" com relação à interpretação da lei e, secundariamente, "condenar", "desproibir" ou "liberar". Assim, a São Pedro e aos papas é dada a autoridade para determinar as regras de doutrina e vida, por virtude da revelação e orientado pelo Espírito Santo (Jo 16,13), e para exigir obediência por parte da Igreja. "Ligar" e "desligar" representam os poderes legislativo e judicial do papa e dos bispos (Mt 18,17-18; Jo 20,23). Porém, São Pedro foi o único apóstolo que recebeu nominal e singularmente estes poderes, tornando-o preeminente.


É interessante ver também como João o discipulo amado de Jesus respeitava esta autoridade confiada a Pedro e passada atraves de seus sucessores, um caso citado é o que ocorreu ainda no século I, o Bispo de Roma, Clemente, escrevendo aos Coríntios, para chamar à ordem os que injustamente tinham demitido os presbíteros, declara-lhes que serão réus de falta grave se não lhe obedecerem. O procedimento de Clemente de Roma tem maior importância, se considerarmos que nessa época ainda vivia o apóstolo S. João que não deixaria de intervir se o Bispo de Roma estivesse no mesmo plano dos outros bispos.Então até mesmo João respeitava este primado do Papa.


Existem várias passagens na biblia que mostra claramente o primado de Pedro, eu gostaria de colocar aqui os que achei mais importantes:


1-Pedro é colocado por Jesus logo após sua morte e ressurreição como pastor chefe, para conduzir e apascentar suas ovelhas (Jo 21,15-17) , Sendo Jesus o bom pastor (Jo 10,11) mais que constitui pastores para cuidar do rebanho (Ef. 4,11).


E Jesus ao delegar o "Munus Petrino", pergunta a Pedro tres vezes se ele te ama e para ele apascentar sua ovelhas e fazendo uma exegese deste versiculos vemos alguns pontos importantes:


a) Jesus fez uma alusão as tres vezes que Pedro o negou, para que Pedro confessasse seu pecado e se arrependesse. Este também é a primeira confissao auricular.


b) Jesus reforcou os dois pontos primordiais da Missao de Pedro: amar Jesus mais que tudo a ponto até de se martirizar por ele e conduzir o rebanho disperso ao Pai.


c)Apenas uma pequena observação, como já dissemos no caso dos "irmaos de Jesus", que eram seus primos, ocorre a uma deficiencia da lingua hebraica, assim como a propria escrita dessa epoca era deficiente, apenas usavam consoantes sem as vogais, esta deficiencia da lingua chama-se "hebraismo". Isso também ocorre nas vezes que Jesus pergunta a Pedro, dando grande importancia a Missao, pois dizer tres vezes significava na tradicao judaica algo como um superlativo, por isso na biblia quando se refere a Deus e nao existia palavras como Altissimo, diz-se: Santo, Santo , Santo .


d) e tambem dizer tres vezes a mesma coisa era pela tradicao Judaica sinal de confirmação, como se você confirmasse tudo que lhe foi conferido, é o que aconteceu com Pedro.


2- Sempre que Deus dava uma grande Missao dava um novo nome a pessoa por exemplo:


Abrão para Abrãao (Gen. 17,5)


Sarai para Sara (Gen. 17,15)


Jacó para Israel (Gen. 35,10)


E apenas Pedro recebe um novo nome em (Jo 1,42 E Mt 16,18)


Muitos protestantes querem alegar que Paulo tambem foi mudado o nome, mais temos de ver que Paulo muda o nome nao porque Deus quis, mais como sinal de conversão, um novo homem, assim como Mateus era Levi.


3-O nome de Pedro aparece no Novo Testamento 191 Vezes (162×Pedro, 23×Simão, 6×Cefas) seguido após por Joao com 48× aparições.Em freqüência, João aparece em segundo lugar com apenas 48 menções, sendo que Pedro está presente em 50% das vezes em que encontramos o nome de João na Bíblia! [...] Todos os demais discípulos em conjunto são mencionados 130 vezes. [...]


E em todas as listas dos apostolos escolhidos por Jesus Pedro é citado em primeiro lugar (Mt 10,2, Mc 3,16,Lc 6,14, Atos 1,13) Mateus chega a chamá-lo de Primeiro, e vemos Judas sempre citado em ultimo, fazendo assim uma comparação entre o pastor-chefe de Jesus e o traidor.


4-Pedro confirma sua vocação divina em atos dos apostolos:


Atos 15,7 Ao fim de uma grande discussão, Pedro levantou-se e lhes disse: Irmãos, vós sabeis que já há muito tempo Deus me escolheu dentre vós, para que da minha boca os pagãos ouvissem a palavra do Evangelho e cressem.

5- Pedro é rejeitado chefe assim como Moisés tb o foi veja em Atos 7,35 "Este Moisés que DESPRESARAM dizendo."QUEM TE CONSTITUIU CHEFE OU JUIZ? a este Deus enviou como chefe ou libertador pela mao do anjo.


6-Paulo partiu extamente a Jerusalem para ver Pedro e ficar com ele 15 dias no começo de seu ministerio (Galatas1:18) e foi encarregado a pregar aos gentios (Gl 2,5)


7-O anjo destaca Pedro como lider e representantes dos Apostolos(Mc 16,07)


8-Em Atos dos apostolos 2,14 apos a vinda do Espirito Santo Pedro faz o dicurso já como o Lider da Igreja com toda a autoridade que lhe foi dado


9- Na discussao sobre a circunsição dos gentios Paulo foi a Jerusalem saber como deveria ser feito e Pedro dá o ponto final sobre a questao levantada, colocando a nao circunsicao dos gentios (Atos 15:4-21)


10-Pedro lidera a pescaria dos apóstolos (Jo 21,2-3.11). O "barco" de Pedro tem sido respeitado pelos católicos como uma figura da Igreja, com Pedro no leme-Pedro é sempre o porta-voz dos demais apóstolos, especialmente durante os momentos decisivos (Mc 8,29; Mt 18,21; Lc 9,5; 12,41; Jo 6,67ss).


11-Pedro é exortado por Jesus: Fortalece seus irmaos (Lucas 22,32)


12-Em Mt. 17, 24-27, curiosamente, Nosso Senhor mandou pagar o tributo ao templo em nome Dele e de S. Pedro, demonstrando a importância daquele que seria o seu representante visível. Ele não manda que se pague em nome dos outros apóstolos, apenas de S. Pedro.


Como vemos nao temos como negar a vontade de Jesus de ter na terra apenas "uma"igreja, ou seja, a sua igreja com Pedro conduzindo o rebanho, e como diz Santo Ambrósio: "Onde há Pedro, aí há a Igreja de Jesus Cristo".Os Primeiros cristaos sabiam do Primado e respeitavam, sera que estes que receberam os ensiamentos diretamente dos apostolos teriam ja aprendido errado destes mesmos? veja mais testemunhos dos primeiros cristaos no artigo : Testemunhos dos cristaos primitivos sobre o Primado de Pedro.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem