O que é religião, seita e falsa doutrina?

 


Autor: Rogério Hirota


O que tenho percebido nas pessoas é que elas perderam a concepção do que é religião, certa vez estava conversando com uma irmã na fé quando ela me disse:


" Ah, eu respeito as pessoas de todas as religiões, seja ela budista, espírita, evangélico"


Bem, para que possamos analisar bem temos que entender primeiro o que é a religião. Religião vem do verbo em latim "religare" que significa religar, ou seja religar o homem a Deus, não que seja esta que nos trará a salvação mas é o meio por onde estaremos buscando a salvação plena.


Jesus nos trouxe a salvação através de sua morte e ressurreição, Ele em sua humanidade é o mediador entre nós homens e Deus (cf. I Tim 2,5, Efe. 2,3-4, Rom 5,15, Rom 5,17-19 , Rom 8,21, Isaias 53,11 , Isaias 25,6-8 , Rom 6,6 ) e sendo Aquele que nos dá a salvação institui a religião que nos mostra o caminho que devemos trilhar, a porta estreita e esta é a doutrina, resumindo a religião vem trazer a doutrina que nos religa a Deus e nos faz caminhar em comunhão com o corpo de Jesus.


Então assim sendo a religião é única e não varias, a religião é Aquela que vem trazendo a doutrina desde o tempo de Jesus porque Ele é seu fundador, ela é pura e sem mácula (Efesios 5,27) e tem o poder de decisão nas questões de fé e moral para seu povo (Mateus 18,15-17), portanto a única religião que existe é a Católica presente desde o tempo apóstolico e nos trazendo o caminho para não nos desviarmos da vontade de Deus, doutrinando seus filhos.


Dentro do ramo da fé temos outras derivações que não podemos chamar de religião que seriam as seitas, as falsas doutrinas e as filosofias de vida. Falemos de cada uma delas:


As Seitas


As seitas são derivações religiosas que saíram de dentro da Igreja Católica, a palavra seita vem do latim "secta" que significa cortado, separado, ou seja são os separados que sairam da matriz principal.


Dentro das seitas podemos citar as religiões protestantes e algumas ramificações de heresias como por exemplo os nestorianos sendo o mais comum em nosso dia a dia as religiões protestantes.


As religiões protestantes são uma tentativa de se tornar uma religião, um meio de se chegar a Deus por suas doutrinas, por isso cada seita tem sua filosofia, sua doutrina, seus argumentos bíblicos e seus meios de trabalho religioso. No fundo cada seita protestante é, como eu sempre afirmo em meus artigos, uma torre de babel, ou seja cada seita tenta chegar a Deus com seus proprios meio, com suas idéias e suas forças e por isso as igrejas protestantes não se mantém unidas, porque assim como aquele povo perdeu o contato na lingua e assim pararam de erguer a torre de babel, assim também acontece no protestantismo ou seja, a pessoa funda sua igreja cria adeptos vai crescendo até que chega um momento em que param de pensar igual e se divide, cada membro acaba criando depois sua propria igreja com sua ideia de fé.


Um exemplo claro disso vemos com o próprio Lutero, o principal reformador que ao se separar da Igreja Católica e criar sua igreja luterana se vê em menos de 1 ano dividido, aparecendo outras ramificações como a de Calvino, Tomaz Múnzer e os anabatistas e Zwiglio.


Portanto as seitas tentam ser uma religião, cada uma das suas aproximadamente 37.000 ramificações protestantes, mas como já vimos religião é só uma a Católica.


As Falsas Doutrinas


As pessoas teimam em achar ou chamar certas doutrinas de religião, mas como dissemos a religião tem como objetivo principal ligar o homem a Deus, fazendo-o andar no reto caminho para estar com comunhão com o Pai.


As falsas doutrinas não tem esta carateristica, elas são muitas vezes panteistas (deus é tudo e tudo é deus), politeistas (varios deuses) e em grande parte deifica o homem num tipo de antropocentrismo. Por exemplo os espiritas, eles crêem que Deus é um ser supremo que chegou ao nivel máximo da evolução da alma e que todos podemos chegar a seu Deus através da reencarnação, que Jesus foi apenas um mestre, um mensageiro que veio ensinar que podemos chegar a deificação do homem, Ele veio mostrar o caminho, oras com certeza isso nao é uma religiao e sim uma doutrina humana e com certeza heretica, nao busca levar o homem a Deus mas tentar endeusá-lo.


Um outro exemplo que posso citar é o budismo, que tem caracteristicas panteistas, tudo é deus, possuem, como por exemplo dentro shintoismo, varios deuses e acreditam que o homem é uma centelha de Deus, e que seguindo os caminhos do bem, elevando a mente até o nivel superior nos tornamos deus, ou seja os homens são Deus, assim também acontece no hinduismo e Yoga, a também acreditam na reencarnação como meio de evoluir a mente e o espirito, isso tudo também carateriza uma doutrina que nao leva a Deus mas ensina que o homem pode ser Deus.


Existem milhares de falsas doutrinas e algumas claramente se mostram como diabolicas como as crenças satânicas, temos de tomar cuidado com estas falsas doutrinas pois existe grande influência em filmes e programas televisivos.


Esoterismos, wicca, bruxaria, astrologia, horóscopo, cabala, eneagrama, numerologia, etc. também são exemplos de falsas doutrinas. Para conhecer algumas destas falsas doutrinas veja a seção apologetica deste site.


Filosofias de vida


As filosofias de vida são um tipo de doutrina que não tem nenhum intuito de levar a Deus mas de trazer um bem estar ao homem ou trazer um certo comodismo num tipo de vida com ausência de Deus, por exemplo temos o ateísmo, agnosticismo, rastafari , supertições , nova era, cientologia, I Ching, Hare-Krishna, etc.


Nenhuma destas levam a Deus, mas trazem em si doutrinas pagãs abominaveis aos olhos do Pai Celestial e por isso não podemos considerar nenhuma destas como religião.


Conclusão


Enfim chegamos a conclusão com tudo isso que a religião só pode ser atribuida a Igreja Católica ou seja a religião Católica, o restante são tentativas do homem de chegar a Deus ou até mesmo buscar glorificar o proprio homem.


E vemos também com esta confusão religiosa que o mundo esta causando, a grande importância da apologética católica que vem instruir e exortar os leigos fiéis dos perigos destes males disfarçados de religião e que possui somente um objetivo que é contaminar e destruir a verdadeira Fé, por isso irmão rezemos pelo crescimento de irmãos ungidos, apologistas para entrar no bom combate da fé e evangelização das pessoas.


Peçamos a Deus o discernimento para que possamos sempre reconhecer, mesmo nos momentos dificíeis a verdadeira fé, o verdadeiro Caminho, a doutrina infalivel e Santa porque é o próprio Deus que ensina, nos doutrina através de sua Igreja, Mãe e Mestra.


Rogério Hirota (SacroSancttus)


© Livre para cópia e difuão na íntegra e com menção do autor


Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem