Orações pelos mortos



Fonte: Apologetica Catolica


Oração pelos Falecidos: é óbvio que, com a nossa morte, também as nossas obras - boas ou más - também param. Logo, se alguém morre no amor de Deus, não terá como ser condenado ao Inferno depois; o inverso também é verdadeiro: o Inferno é eterno e ninguém de lá sairá para adentrar ao Paraiso! 


Mas... e se essa pessoa que morreu tinha algum resquício de pecado, ainda que seja salva (1Cor 3,15), não poderá contemplar Deus face a face por causa de sua impureza (Mt 5,8), pois entraria em sério contraste com a santidade e pureza de Deus. Tampouco Deus a condenaria por causa de alguns pecados leves resultantes de sua frágil condição humana (Mt 10,42)... Ora, sabemos que Deus concede-nos graças (o Sangue de Cristo!), mas cabe a nós aceitá-las - voluntária e conscientemente - e tentar extinguir completamente a raiz do pecado (cf. 1Jo 3,2-3)... Jesus vai mais longe: "Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito" (Mt 5,48). 


Portanto, o homem não fica parado perante o pecado, achando e esperando que Cristo o cobrirá com seu manto para fazê-lo passar como justo diante do Pai; será, então, purificada do seu pecado já que, na vida eterna, a alma sedenta de Deus terá a oportunidade de repudiar e vencer o pecado com mais ardor do que neste mundo com suas armadilhas e sujeito à ação do inimigo. Assim sendo, a oração pelos mortos, além de ser um grande ato de caridade (pois o que podemos esperar de um falecido, materialmente falando?) visa interceder, perante o Senhor, em favor daqueles que partiram - e estão salvos, já que se encontram num estado de purificação - para que o amor que estas nutrem por Deus penetre no fundo de seu ser e elimine todo o resquício do pecado. 


Concluindo: a oração pelos mortos não objetiva, ao contrário do que vocês, evangélicos, costumam a afirmar, converter aqueles que foram condenados ao Inferno, afinal, a sorte de cada finado se dá no momento de sua morte, como já afirmamos!

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem