Primeiro Cristãos e as orações pelos mortos



Fonte: Livro Sagrada Tradicao
Autor: Prof. Felipe Aquino


A oração pelos mortos aliás, era uma prática constante entre os primeiros cristãos, como atestam ainda hoje inscrições em numerosos túmulos e arcas funerárias cristãs daqueles primeiros tempos, bem como em textos dos primórdios que chegaram até nós. Eis alguns exemplos:


Didaqué


"Oferecei também a régia Eucaristia (...) oferecei-a orando pelos mortos" ([didaqué] Didascalía dos Apóstolos).


"Caso (na Eucaristia) se faça a memória em favor daqueles que faleceram..." (Cânones de Hipólito [160-235]). (canones hippoliti em Monumenta Ecclesiae Liturgica, PR 264,1982)


"Por todos os defuntos dos quais fazemos comemoração, assim oramos: Santifica estas almas ..." (Serapião de Tmuis [meados do séc. IV]).


"Oremos pelo repouso de ... a fim de que Deus bom, recebendo a sua alma, lhe perdoe todas as suas faltas" (Constituições Apostólicas [séc. IV]).


Sao Joao Crisostomo (349-407)


"Os apóstolos instituíram a oração pelos mortos..." (S. João Crisóstomo [+407], In Philipp. III, 4).


"Levemos socorro e celebremos a sua memoria. Se os filhos de Jó foram purificados pelos sacrificios de seu pai (Jo 1,5), porque duvidar que as nossas oferendas em favor dos mortos lhes leva alguma consolaçao? Nao hesitemos em socorrer os que partiram e em oferecer as nossas oracoes por eles"( Hom. 1 Cor 41,15)


Sao Cirilo Bispo de Jerusalem (†386)


"Enfim, tambem rezamos pelos santos padres e bispos e defuntos e por todos que em geral que entre vos viveram: crendo que este será o maior auxilio para aquelas almas, porquem se reza, enquanto jaz adiante de nos a santa e tremenda vitima"(catequeses mistagogicas 5,9,10, Ed. Vozes 1977 pg 38)


Sao Gregorio Magno (540-604)


"Desta afirmação (Mt 12,31), podemos deduzir que certas faltas podem ser perdoadas no século presente, ao passo que outras no século futuro" (S. Gregório Magno [séc. V], Dial. 4,39).


Tertuliano Bispo de Cartago (†220)


"A Esposa roga pela alma de seu esposo e pee para ele refrigerio e que volte a reunir-se com ele na ressurreicao, oferece sufragios todos os dias aniversarios de sua morte "( De monogamia, 10)


"... é um pensamento santo e salutar rezar pelos defuntos para que sejam perdoados de seus pecados"(2 Mac 12,46)


Tertuliano atesta o uso de sufragios na liturgia oficial de Cartago que era um dos principais centros do cristianismo no Seculo III:


"Durante a morte e sepultamento de um fiel, este fora beneficiado com a oração do sacerdote da igreja"( De anima 51; PR ibidem)


Inscriçoes funerarias do Inicio do Cristianismo


"O irmão que as compreender, queira orar por Abércio" (inscrição funerária cristã [séc. II]).


"Este túmulo, Iperéquio preparou-o para a sua benemérita esposa Albínula. Deus alivie o teu espírito" (inscrição funerária cristã [ano 268]).


"Jejuai todos por mim, a fim de que Deus seja misericordioso para com minha alma" (inscrição funerária cristã [séc. IV]). etc... etc...


Conclusão: o cristão, que não ora pelos seus mortos, comete pecado contra a caridade que devemos ter para com os nossos irmãos falecidos, conforme o ensino bíblico: "Dá de boa vontade a todos os vivos, e não recuses este benefício a um morto" (Eclo 7,37).


Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem