É possível elevar orações inter-religiosas?



Fonte: Apologetica Siloé
Autor: Agência de Noticias Zenit
Tradução: Rogério Hirota 


Código: ZS03092604 publicado em 26/09/2003


É possível elevar orações inter-religiosas? Responde Ratzinger


Propõe certas condições em seu último livro


ROMA, 26 setembro 2003 (ZENIT.org).- É possivel elevar orações comuns entre membros de diferentes religiões, quer sejam estas monoteístas ou politeístas, panteístas ou trascendentais? Depende, responde o cardeal Joseph Ratzinger em seu último livro.


«Temos que distinguir entre oração multireligiosa e interreligiosa», considerada no livro «Fé, verdade, tolerância - O cristianismo e as religiões do mundo» («Fede, verità, tolleranza - Il cristianesimo e le religioni del mondo», editorial Cantagalli Cantagalli).


As orações pela paz em Assís, convocadas por João Paulo II, são multirreligiosas, pois nelas se reza contemporâneamente, mas em lugares distintos.


Nestos casos, «as pessoas reunidas sabem que seu modo de entender a divinidade e portanto, sua manera de dirigir-se a ela é tão distinta que uma oração em comúm seria uma ficção, não estaria na verdade».


Pelo contrario, esclarece, nas orações interreligiosas pessoas de distintas tradições religiosas rezam juntas.


« É possivel faze-lo de maneira verdadeira e honesta? », pergunta Ratzinger e responde reconhecendo que duvida seriamente.


Em todo caso, sugere, se organizar este tipo de orações interreligiosas, se requer tres condições.


Em primeiro lugar, deve ficar claro que se reza ao Deus único e pessoal; em segundo lugar, deve estabecer-se o que se está pedindo não está em contradição com o Pai-Nosso; e por último, é necessario garantir que para os cristãos Jesus Cristo é o único redentor de todos os homens.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem