Os santos estao mortos ou dormem?



Respodendo aos questionamentos protestantes

Autor: Rogério Hirota


Bom, antes de mais nada convém que entendamos a morte na visão da Biblia veja bem em primeiro lugar, convém distinguir entre mortos e mortos.


Como existe morte física e morte da alma, os que morrem em pecado mortal estão mortos duas vezes, enquanto os que morrem na graça de Deus estão mortos apenas fisicamente.Por esse motivo é que Nosso Senhor Jesus Cristo diz que Abraão, Isaac e Jacó -- mortos há séculos -- estavam vivos, quanto à alma:


"Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó. Ele não é o Deus dos mortos, mas dos vivos". (Marc. XII, 26-27).


Como vimos, Abraão, Isaac e Jacó, embora mortos fisicamente, estavam vivos pela graça. Portanto, eram capazes de rogar pelos demais homens.É o que se lê na Escritura, quando Moisés recorre aos méritos de Abraão, Isaac e Jacó para obter graça para o povo de Israel.


"Lembra-te de Abraão, de Isaac e de Israel, teus servos, a quem por ti mesmo juraste..." (Exodo 32,13)


e também em Lucas quando Jesus diz o que sofrereis quando chegar no juizo se fores excluidos do Reino


Lucas 13,28 Ali havera choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac, Jacó e todos os profetas no Reino de Deus, e vós serdes lançados fora"


Então nao existe a morte como se é apresentado pelos protestantes, que dizem:


Ah! Porque pedir coisas para pessoas que ja estao mortas??


Oras, não existe uma morte realmente para os que crêem em Jesus, e pelo proprio testemunho de vida dos Santos vemos como eles acreditavam no Senhor, muitos se martirizaram mostrando toda a fé em Jesus Cristo, sera que para estes poderia existir a morte?Veja o que Jesus diz:


João 11,25-26 aquele que crê em mim ainda que esteja morto vivera. E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?


Marcos 12,26-27 "Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó. Ele não é o Deus dos mortos, mas dos vivos".


Mateus 22,33 "Ora Ele nao é Deus dos mortos, mais de vivos"


Muitos protestantes também costumam dizer que os mortos nao se interessam pelos vivos, que eles até mesmo se esquecem daqui. Se os mortos não interessam pelos vivos, como se explica que aquele rico nos tormentos do inferno suplicasse a Abraão que enviasse Lázaro a seus cinco irmãos ainda vivos, para convencê-los a mudar de vida e evitar de virem, por sua vez, àquele local de tormento? (Lucas 16,27). Como podia Abraão ignorar o que se passava aqui na terra, visto que sabia terem os vivos Moisés e os profetas, isto é, seus livros, e que seguindo-se escapariam aos tormentos do inferno? Não sabia ele que o rico tinha vivido em delícias e que Lázaro, o pobre, vivera na penúria e sofrimento? Com efeito, disse:


“- Filho, lembra-te de que recebestes teus bens em vida, e Lázaro por sua vez os males” (Lucas 16,25).


Abraão estava pois a par dos fatos concernentes aos vivos, não aos mortos. Pode ser que estes fatos ele não podia os ter conhecido no momento em que ocorreram, mas após o falecimento dos dois, e sob as indicações do próprio Lázaro.


Outra questao muito comum é dizer que os mortos nao sabem nada no céu do que ocorre na terra. Ledo engano deste nossos irmaos separados!!! Veja um exemplo biblico:


Os anjos, que velam sobre as coisas desse mundo, podem também lhes revelar alguns pontos julgados convenientes a cada um por aquele que tudo governa. Pois se os anjos não tivessem o poder de estarem presentes na morada dos vivos como na dos mortos, o senhor Jesus não teria dito:


“Aconteceu que o pobre morreu e foi levado pelos anjos ao seio de Abraão.” (Lucas 16,22).


Eles estão ora na terra ora no céu, visto que foi da terra que levaram aquele homem que Deus quis lhes confiar.


Mas há outro texto que convida a admitir esse envio de mortos aos vivos: a passagem das aparições de Moisés, cujo Deuteronômio nos certifica da morte (Deuteronômio 34,5) e que apareceu vivo, como lemos no evangelho, com Elias que não morreu. (Mateus 17,3).


Uma afirmação tambem errado é dizer que os mortos dormem, muitos utilizam esta passagem:


1 Coríntios 11,30 Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. (Obs. este versiculo é retirado da biblia de traducao protestante pois a catolica a palavra dormir é traduzida por mortos I Corintios 11,30 Esta é a razão por que entre vós há muitos adoentados e fracos, e muitos mortos.


A palavra "dormir" é utilizada em sentido figurado, como eufemismo, significando aqueles que morreram. Em outro trecho, a palavra 'despertar' significa 'ressuscitar'. Quando Nosso Senhor fala, por exemplo: "Pelos frutos conhecereis a árvore". A qual árvore Ele está se referindo? É claro que é uma expressão em sentido figurado. Ele está dizendo que pelos "frutos" (boas obras) conhecereis a "árvore" (quem, de fato, é a pessoa, a instituição etc).


Os Protestantes dizem que quem intercede por nós são os que estão vivos, e os que morreram não pode interceder por nós, pois estão dormindo e esperando a ressurreição, essa interpretacao da palavra dormir ja mostramos acima que esta errado. Mais Vejamos na Biblia como essa afirmação é falsa.


1- De imediato, é bom lembrar que Cristo levou no mesmo instante o bom ladrão. Pois ele disse: "hoje estarás comigo no paraíso". (Lucas 23,43). Podemos ver que o bom ladrão está bem acordadão, não é mesmo? e que Jesus não está mais sozinho no Paraíso.


2- Na parábola do "rico avarento", este pedia, após sua morte, para voltar à terra e avisar os seus amigos (Lc 16, 19 e ss). Pergunta-se, como um ser que dormia podia pedir para 'interceder' pelos seus?.


3- Na transfiguração do Tabor, Nosso Senhor aparece ao lado de Elias e de Moisés. Elias está no Paraíso terrestre (ele não morreu e deve voltar no fim do mundo) e Moisés já estava morto (Lc 9, 28 ss). Ora, como alguém que esteja dormindo pode aparecer "acordado" ao lado de Nosso Senhor?,


4- Veja essa outra citação: "santos são como os anjos de Deus no céu" (S. Mateus 22, 30). Será que os anjos também estão dormindo?


5- Em outro trecho, quando discutia com os saudoceus: "Quanto à ressurreição dos mortos, não lestes o que Deus nos declarou? Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó? Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos" (Mateus 22, 31-33). Logo, Abraão, Isaac e Jacob estão vivos e não "adormecidos".


6- No Novo Testamento é nítida a afirmação de que, após a morte, os justos gozam de vida consciente e bem-aventurança. Assim, S. Paulo desejava morrer para estar com Cristo - o que lhe parecei melhor do que ficar na vida presente: "Para mim, viver é Cristo, e morrer é lucro... Sinto-me num dilema: meu desejo é partir e estar com Cristo, pois isto me é muito melhor...."(Fl 1, 21, 23) - Se é para estar com Cristo, ou Nosso Senhor está dormindo, ou os santos não estão dormindo após a morte.


7- em Ap. 6, 9s, os mártires, junto ao altar de Deus nos céus, clamam em alta voz: "Até quando, ó Senhor Santo e verdadeiro, tardarás a fazer justiça, vingando nosso sangue contra os habitantes da terra?" Como se vê, os justos estão conscientes após a morte!

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem