Papa no protestantismo?


Fonte: Exsurge Domini
Autor: Rogério Hirota


Apenas um pequeno comentário:


E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mt 16,18)


Com estas palavras Jesus edifica a sua Igreja e com ela a hierarquia, na qual Pedro é o líder, o pastor-chefe (cf. Jo 21:15-17), e Jesus o Bom Pastor (cf. Jo 10:11) que constitui pastores para cuidar de seu rebanho (cf. Ef 4:11, Jer3:15, Jer 23: 3-4).


Lutero em sua Revolta teve como um dos motivos a existência deste pastor-chefe, colocando assim como autoridade somente a Bíblia (Solla Scriptura).


Seria curioso vermos hoje os protestantes cogitando a criação de um Papa, de um lider em sua igreja sendo que sempre negaram a necessidade de um cargo elevado sobre os fiéis, mas os anglicanos protestantes que surgiram logo após a Reforma de Lutero com o Rei Henrique VIII em 1534 já vêem a necessidade já que estão perdendo a unidade entre suas igrejas.


O Papa é responsável em manter a ordem, a unidade e a sã doutrina livre das heresias, sem um lider nenhuma comunidade consegue prosseguir, um país sem um representante, sem o presidente se perderia em meio a confusão e indefinições. Por isso Deus em sua divina sabedoria, instituiu o Primado de Pedro.


Os protestantes querendo ou não também possuem seus líder nas seitas, que são seus fundadores por exemplo: Edir Macedo na igreja Universal, RR Soares na Igreja da Graça, David Miranda no Deus é amor, etc. A diferença é que estes possuem liderança somente em suas comunidades religiosas, mas eles são responsáveis pela unidade entre as varias celulas espalhadas. Porque então negam o lider da Igreja Católica, responsavel pela Igreja de Cristo espalhada pelo mundo? Porque colocam a biblia como unica autoridade sendo que possuem lideres sobre os fiéis?


Por isso que quando alguém não está feliz na doutrina da seita em que frequenta, sai e procura outra ou como comumente vemos cria a sua propria igreja se tornando um novo papa de sua divisão, onde ele vai colocar a doutrina a ser pregada, manter as celulas unidas e organizadas.


Então vemos assim que ser contra o Papa da Igreja Católica é negar sua propria organização e a propria necessidade de liderança . Não vemos assim com Moisés que ao sair do Egito cria a hierarquia para manter o povo de Deus organizado e Unido? Não vemos a necessidade de continuar a liderança quando este passa seu cajado a Josué? Não vemos também a mesma autoridade sobre o novo povo de Deus na nova e eterna aliança com Pedro, na escolha de Matias ou no Concilio de Jerusalém? (cf. Atos 15)


Somente para confirmar tudo isso coloco a noticia que veiculou, agora em 24/10/2003, sobre a criação de um papado dentro da igreja Anglicana devido as divergencias e divisões, e a eminência de um possivel cisma interno devido as contrariedades de sua doutrina em relação a nomeação de clérigos homossexuais.


A igreja Anglicana pensa ter seu próprio "papa", diz jornal


Agência EFE

http://ultimosegundo.ig.com.br/useg/mundo/artigo/0,,1391571,00.html


O arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, contará com novos poderes para colocar na linha as igrejas anglicanas "rebeldes", afirma nesta sexta-feira o jornal "The Times", que levanta a possibilidade da criação de um novo tipo de papado.


Com esta proposta a igreja pretende superar a crise iniciada pela nomeação nos Estados Unidos do bispo Gene Robinson, divorciado e homossexual declarado, acrescenta a publicação.


O documento - segundo "The Times"- foi apresentado na semana passada aos 38 primados anglicanos reunidos no Palácio de Lambeth, sede londrina de Williams- para tratar dos problemas relacionados ao caso Robinson e da autorização de benções para casais do mesmo sexo na diocese de New Westminster, no Canadá.


As planejadas mudanças na legislação anglicana podem dar a Williams o poder para intervir nos assuntos de igrejas fora da Inglaterra pela primeira vez desde que o Anglicanismo foi estabelecido pelo rei Henrique 8o no século 16.


Hoje em dia, o arcebispo de Canterbury é considerado o "primeiro entre iguais", com autoridade moral mas sem jurisdição sobre os outros primados anglicanos.


O documento secreto estabelece que os novos poderes só serão utilizados em circunstâncias excepcionais, diz o "The Times".


"As atuais divisões são graves e têm que ser tratadas com urgência", afirmaram fontes religiosas ao jornal.


A comunidade anglicana conta com 70 milhões de fiéis em 38 igrejas autônomas em mais de 160 países.


A Igreja Anglicana está próxima de uma ruptura depois que seu sínodo não chegou a um acordo na semana passada sobre a nomeação de Robinson, cuja consagração está prevista para o dia 2 de novembro em New Hampshire (EUA).


O sínodo se limitou a ordenar a formação de uma comissão especial encarregada de fazer uma "reflexão teológica" sobre os atuais desafios enfrentados pela igreja.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem