Parapsicologia e fé catolica




Livro: Seitas e Falsas doutrinas
Autor: prof. Felipe Aquino


A Parapsicologia estuda o comportamento paranormal (ao lado do normal) da alma humana. Procura explicar os fenomenos raros que no passado eram atribuidos a espíritos do além.

Tem sido ministrado alguns Cursos de Parapsicologia no Brasil, os quais tem deixados muitos fieis perplexos, já que alguns parapsicologos entram em assunto da fé catolica e, com explicações parapsicológicas, acabam as vezes, negando verdades de fé: anjos, demonios, milagres, ressurreição, etc...

A Parapsicologia é uma ciencia muito nova ainda e avança muito lentamente através de investigações e expêriencias, para ir formulando as suas leis, por meios de estatisticas. A formulação destas leis não é facil e estão sujeitas a enganos, ja que lida com um campo de hipoteses com dificil comprovação.

Sabemos que a alma humana tem o Consciente e o Inconsciente. acredita-se que usamos apenas um oitavo de nossa potencialidade do Inconsciente. Pode ser que por um motivo nao muito claro, a pessoa possa usar desse poder do Inconciente, de maneira para-normal; por exemplo: comporta-se como se fosse outra pessoa, vê a distancia, emite energias, realiza telepatia, percepção extra-sensorial, etc.

O que se torna dificil aqui é saber quais os motivos que desencadeiam esses processos. É muito dificil conhecer os mecanismos do psiquismo, e a parapsicologia ainda é muito limitada nesse campo, e portanto, não pode excluir a ação de Deus ou do demônio nesses fenomenos. Corre-se o risco de se reduzir os fenomenos espirituais a fenomenos meramente parapsicologicos. Não se aceitando o influxo do demonio, em certos casos, acaba-se não aceitando também a ação maravilhosa de Deus.

Infelizmente alguns parapsicologos acabam negando direta ou indiretamente, algumas verdades da fé, que a Revelação, a Tradição da Igreja e o Magistério afirmam sem hesitação. Nega-se as vezes a existencia ou a ação do demonio atestada nos Evangelhos (Mt 1,20-24 ; 2,13-19 ; 28,2-5 ; Lc 1,26 ; 2,9-15). Nega-se a possessao diabolica, também atestada na Biblia ( Mt 17,14-20 ; Mc 1,23-27.32-34 ; 3,11s....) e confirmada pela Igreja. Jesus praticou o exorcismo e a Igreja também realiza, mediante a autorização do Bispo.

Alguns parapsicologos negam também as aparições de Nossa senhora e dos Santos. No entanto com o devido exame e cautela, a Igreja já se manisfetou favoravel a muitas aparições ( La Sallete , Fatima , Lourdes , Guadalupe , etc.). Querer reduzir todas estas aparições a processos meramente subjetivos é um grave engano. É arbitrário e preconceituoso.

A propria ressurreição de Cristo, e alguns de seus milagres são algumas vezes colocados em duvida. Diante do "Sepulcro Vazio", das aparições aos apostolos ( Jo 20,24-29), aos discipulos de Emaus (Lc 24,13s), do testemunho de São Paulo ( I Cor 15,13-17) e tantas outras evidencias, a Igreja nunca duvidou dessa verdade.

Alguns parapsicologos, negando a existencia do demônio e dos anjos afirmam tambem que a "Biblia esta cheia de erros cientificos e que nao foi deus quem escreveu a Biblia, mas os homens". É outro grave engano que a Igreja nao aceita. Toda a Biblia foi escrita por homens (hagiografos), mais sob inspiração divina (Hb 4,12 ; I Ts 2,13 ; II Tm 3,16, II Pe 1,20 ; Rm 15,4) Embora não seja um livro de ciencias, no entanto traz a verdade religiosa transmitida por Deus para a nossa salvação.

Cabe lembrar aqui que o Pe. Oscar Quevedo muito conhecido e talvez o mais destacado parapsicologo do Brasil, escreveu um livro entitulado "Antes que os demonios voltem", que contem erros de doutrina, e por isso foi severamente contestado pela Santa Sé. O seu autor chegou a ser suspenso por um ano de suas atividades por defender pontos de vista em contradição com o ensino da Igreja ( Revista Veja 22 de outubro de 1986, pg 85).

Nota-se que algumas pessoas que frequentam tais cursos de parapsicologia, as vezes acabam "esfriando na fé", achando que todos os fenomenos, mesmos os espirituais, podem ser explicados totalmente, pela parapsicologia. Isto não é verdade.

Deus pode agir como quer, e muitas vezes realiza curas e milagres que a ciencia nao pode explicar. Para proclamar alguem Beato, a Igreja exige um milagre ocorrido com a intercessão desta pessoa, comprovado pela ciencia, e outro para declará-lo Santo.

Enfim , a parapsicologia é uma ciencia de grande valor para a propria fé, mais ainda é nova e nao tem ainda cursos superiores reconhecidos pelos Conselhos de Educação, sejam estaduais ou federal. Logo a parapsicologia nao pode avançar no terreno da Revelação, que é o campo da teologia e falar em seu nome.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem