Resposta sobre Idolatria



Autor: Rogério Hirota


O que vem a ser idolatria?


A idolatria é prestar culto que é devido somente a Deus, é colocar a criatura acima do criador que é Deu-Pai e constitui um dos maiores perigos a que esteve exposto o povo de Israel. Entre os falsos deuses nomeiam-se Baal, Baal Zebul (ironicamente Zebul=mosca), moloc deus amonita relacionado com os sacrificios humanos (lev 20,2-5), Astarte a principal deusa do panteao cananeu, tendo sido idolatrada em Sidon. Como a idolatria é uma tentação permanente convem lembrar o texto paulino de Rm 1,18-31, que fala das consequencias da troca da Gloria de Deus por uma serie de vicios. Em tudo se oculta o desconhecimento do unico e verdadeiro Deus.


Idólatra é aquele que adora um falso deus, seja este uma imagem, uma glória, um poder, um prazer ou uma riqueza. Por isso temos de saber bem discernir o que vem a ser idolatria, pois nao se atribiu somente a imagens de falsos deuses como os dos egpicios e gregos, veja o que diz Paulo:


Colossense 3,5 Mortificai pois os vossos membros no que tem de terreno: a devassidao, a impureza, as paixoes, os maus desejos, a cobiça que é uma idolatria.


Efésios 5,5 " Porque sabei-o bem: nenhum dissoluto ou impuro ou avarento - verdadeiros idolatras! - terá herança no Reino de Cristo e de Deus"


Ídolo é qualquer coisa que ocupa o lugar de Deus em nosso coração. No Novo Testamento "ídolo" significa um falso deus, geralmente representado por uma estátua. O ídolo pode ser até mesmo visto nos dias de hoje onde jovens tem nos cantores e atores de Tv, ídolos, e estes mesmos jovens vão atras destes seguindo-os, um exemplo é ver a influencia das novelas nas pessoas o que tudo que aparece vira moda.


Na Igreja Catolica nós veneramos os santos e Maria, mais o que isso vem a ser?


Veneração é Tributar grande respeito , ter grande consideração, Honrar, Homenagear, Saudar, Imitar etc. O que é diferente de Adoração = Ato de considerar Deus como único criador e Senhor do mundo. Um exemplo que gostei muito foi o que vi no site Agnus Dei sobre a veneração veja:


Venerar é o que fazem os filhos em relação aos pais, ou os discípulos em relação a um mestre querido: louvá-lo por suas qualidades, agradecer-lhe pelos dons que faz e pedir-lhe aquilo de que necessitam. Os protestantes, porém, não adoram a Deus. Eles Lhe negam o seu culto devido, oferecendo a Ele apenas o culto de veneração, que é o "culto" oferecido pelos filhos a seus pais ou pelos discípulos a seu mestre. Eles, em seus "cultos", têm apenas palavras a oferecer a Deus: palavras de louvor, palavras de agradecimento, palavras de pedidos. Palavras cantadas, palavras faladas, discursadas, gritadas até.O católico, por outro lado, adora a Deus. O Sacrifício de Cristo na Cruz é oferecido a Deus na Santa Missa, que é este Sacrifício Perfeito tornado novamente presente (não repetido) de forma incruenta (sem mortes e derramamento de sangue). Há palavras na Missa? Sim, por certo as há. Mas elas não são o centro da Missa, nem poderiam jamais ser. O centro da Missa é o Sacrifício, oferecido pelo sacerdote na Pessoa de Cristo em benefício de toda a Igreja. O Sacrifício é o mesmo, quer seja ele ofertado em voz baixa e inaudível ou em alta voz. A voz não importa, as palavras não são apenas orações, não são apenas palavras de agradecimento, louvor e petição.


Uma visão clara sobre o assunto pode ser retirada de um antigo manual de religião publicado em 1858 em Portugal:


"Cumpre venerar (=dulia) todos os Sanctos que estão no céo, como a servos e amigos de Deus; porem invocando-os e venerando-os (=dulia), não os adoramos (=latria), e fazemos sempre grande differença entre Deus e as creaturas. Rogando aos Sanctos não os olhamos nem consideramos senão como nossos intercessores para com Jesu-Christo, que é o Medianeiro que nos remio com seu sangue, e por quem podemos sêr ouvidos e alcançar a salvação" (Manual Portuguez, ed. d'Aguiar Vianna, Lisboa, Portugal, 1858, pág. 17).


Percebamos que a Idolatria citada na Biblia é diferente dos cultos que nós catolicos atribuimos aos santos e Maria são de veneração ou seja, não adoramos estes e também nao colocamos acima de Deus.Nós Catolicos vivemos o que Paulo diz:


1 Corintios 8,4-6 " sabemos que nao existem realmente idolos no mundo e que nao há outro Deus senao um só...para nós há um só Deus, o Pai do qual procedem todas as coisas e para qual existimos e um só Senhor Jesus Cristo, por quem todas as coisas existem e nós tambem"


A Igreja católica, no seu ensino teológico, determina tudo isso com uma exatidão matemática.


O culto aos santos divide-se em três classes :


1. culto de latria (grego: "latreuo") quer dizer adorar:- É o culto reservado a Deus.


A latria é o culto que se deve somente a Deus e consiste em reconhecer nele a divindade, prestando uma homenagem absoluta e suprema, como criador e redentor dos homens. Ou seja, reconhecer que ele é o Senhor de todas as coisas e criador de todos nós, etc.



2. culto de dulia (grego: "douleuo") quer dizer honrar.-O culto de dulia é especial aos santos, como sendo amigos de Deus.



3. culto de hiperdulia (grego: hyper, acima de; douleuo, honra) ou acima do culto de honra, sem atingir o culto de adoração.O culto de hiperdulia é o culto especial devido a Maria Santíssima, como Mãe de Deus.


Na Bíblia os protestantes utilizam de uma má interpretação das palavras, as vezes como no caso dos idolos num fundamentalismo, ou seja, levar ao pé da letra o que Deus disse sem levar em conta o contexto da situaçao ou até que Deus mesmo manda fabricar imagens.


Vamos analizar primeiramente como estava a situaçao do povo de Deus, o povo de Deus sempre esteve na historia cercado por povos Politeistas, ou seja, com muitos deuses, veja o caso dos egpicios que tinham como exemplo os deuses Seth, Rath, etc.. os gentios adoravam deuses do céu (Jupiter, Venus, etc.) e animais veja em (Exodo 31,1-6 e Romanos 1,23) e também os gregos que tinham muito mais deuses ainda , vemos que este tipo de idolatria aparece até mesmo depois da morte e ressurreiçao de Jesus quando Paulo vai pregar aos gregos tem de usar como meio de evangelizar dizer que Jesus é o Deus desconhecido:


Atos 17,23 Percorrendo a cidade e considerando os monumentos do vosso culto, encontrei também um altar com esta inscrição: A um Deus desconhecido. O que adorais sem o conhecer, eu vo-lo anuncio!


Ou mesmo quando Paulo e Barnabé curam um coxo são confundidos como deuses que cairam do céu e são aclamados como Zeus e Hermes respectivamente em ( Atos 14,12-17)


Atos 14,11 Vendo a multidão o que Paulo fizera, levantou a voz, gritando em língua licaônica: Deuses em figura de homens baixaram a nós!


Por isso mesmo em meio a tanta idolatria que estava cercado o povo Judeu, Deus para protege-los de se contaminarem com os falsos deuses proibiu a adoração de imagens de falsos deuses veja este versiculo como diz isso:


"Acaso troca uma nação de deuses? - e esses não são deuses! No entanto meu povo trocou a sua glória pelo que nada vale. Espantai-vos, ó céus, com isto! Horrorizai-vos e abalai-vos profundamente - oráculo do Senhor! Porque meu povo cometeu dois crimes: Eles me abandonaram, a fonte de água viva, para cavar para si cisternas, cisternas furadas que não podem reter água" (Jr 2,11-13).


Mais isso nao quer dizer que Deus proibiu também a construção de imagens pois elas contribuem para dar aos lugares de culto aspectos sagrados e convidar as pessoas ao recolhimento e a oração. O Senhor mesmo manda Moises, Salomão, os Filisteus a construir imagens:


Deus manda Moisés fazer dois querubins enormes com grandes asas e colocá-las sobre a arca da aliança (Exodo 25:18-20).Foi Deus ainda que ordenou a Moisés levantar uma "serpente" de metal (Nm 21, 8) e todos os que olhassem para ela seriam curados. Ora, que "olhar" é esse que confere uma cura milagrosa diante de uma estátua de metal?


Temos as provas de como esse culto era já uma pré-figura do culto à Deus nas palavras de S. João, que diz que tal "serpente" era o símbolo do Cristo crucificado: "Bem como ergueu Moisés a serpente no deserto, assim cumpre que seja levantado o Filho do Homem" (Jo 3, 14).


Por acaso caíram também Moisés e S. João, e até o Espírito Santo (autor da Sagrada Escritura) em crime de idolatria? É claro que não.


Quando a Arca da Aliança caiu em mãos dos filisteus( 1 Sam 6:1 e seguintes), Deus os puniu com uma praga. Para se livrarem dela, os filisteus consultaram os seus advinhos, que mandaram que eles fizessem cinco objetos de ouro representando a parte de seu corpo ferida pela praga, e cinco ratos de ouro, colocando esses objetos junto com a Arca da Aliança, sobre um carro de boi, deixando-o livre para partir. E o carro foi em direção dos judeus, que recuperaram a Arca.Ora, o fato de que Deus atendeu os filisteus, curando-os, comprova que Ele aceitara a dádiva dos cinco ratos de ouro e dos cinco objetos representando a parte ferida pela praga. Portanto, nem sempre as esculturas são condenáveis


No Livro I das Crônicas ou I dos Paralipômenos se lêem outras particularidades das esculturas que Deus ordenou que fossem feitas por ordem de Salomão para o Templo de Deus, em Jerusalém:

"Pôs no oráculo dois querubins feitos de madeira de oliveira., de dez côvados de altura"(...) "adornar todas as paredes do Templo em roda com várias molduras e relevos, figurando nelas querubins, palmas e diversas figuras, que pareciam destacar-se saindo da parede" (...) "Nestas duas portas de madeira de oliveira entalhou figuras de querubins, palmas, relevos de muito realce de ouro tanto os querubins como as palmas, e todas as outras coisas" (...) "esculpiu nelas querubins palmas e relevos muito salientes; "(I Cr. V, 23-24; 29; 32; 35).


"Também para os garfos, copos, turíbulos de ouro puríssimo, para os leõezinhos de ouro, segundo os seus tamanhos, destinou o peso de ouro para cada um dos leõezinhos. Do mesmo modo, para os leões de prata, separou outro peso de prata. Para o altar, em que se queima o incenso, deu do ouro mais fino, para que dele se fizesse a figura dum carro de querubins, que estendessem as asas e cobrissem a arca da aliança do Senhor" (I Cr. 28, 17-18).


veja ainda que Salomão, ao construir o templo, manda adornar as paredes com 2 Querubins no Oráculo, que é o Santo dos santos (1 Reis 6,23-28), e na bacia de bronze manda Hiráo de Tito colocar 12 bois ! (1 Reis 7,25) e depois colocar mais bois ,leoes e querubins ! (1 Reis 7,28-29) e ainda "como que figuras de Homens em pé", e mais querubins e leoes , com "tal arte que nao pareciam gravados, mas sobrepostos ao redor." (1 Reis 7,36); O oráculo era onde Deus aparecia aos sacerdotes uma vez ao ano. É lá que Salomão coloca duas imagens de anjos!!!


A Propria Arca da Aliança era prestada culto, sera que entao o povo de Israel tinha sido idolatra?


A Arca da Aliança como citamos por ordem de Deus foi colocado no lugar do Templo chamado Santo dos santos se era aspergido sangue de vitimas imoladas (Hebreus 9,1-7)


Por Acaso Josué e os anciões foram idolatras ?


Jos 7,6  Josué prostou-se com o rosto em terra diante da arca do Senhor e assim permaneceu ate a tarde , imitando-o todos os ancioes de Israel.


Sera que Abraao tambem foi idolatra?


Gen 18,2 "Abraão, levantando os olhos, viu três varões em pé, junto a ele. Tanto que ele os viu, correu da porta da tenda a recebê-los e prostrando em terra os adorou"


Sera que Deus que proibiu outros deuses, fez coisas contra seu mandamento?


Exodo 7,1 O Senhor disse a Moisés: “Vê: vou fazer de ti um deus para o faraó, e teu irmão Aarão será teu profeta.


É por estes e por tantos versiculos que temos de ler a biblia com discernimento para nao cair em fundamentalismo biblico, nao interpretar ao pe da letra sem levar em conta o contexto e o que Deus realmente quer dizer nas suas palavras, pois senao logo muitos estarão arrancando os olhos, pois Jesus disse que se seu olho te faz pecar, arranca-o (Mt 5,29)


Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem