A idolatria dos Protestantes ao dinheiro



Trarei a seguir uma notícia da agência Zenit que nos apresenta as várias formas de idolatria e que não se baseia apenas em falsos deuses, pode ser também no amor ao dinheiro e as tantas coisas que o mundo nos oferece e que com certeza ofende a Deus, pois se coloca o dinheiro no centro da vida, no amor a ganância maior que se tem a Deus. E trazer também a mensagem do Senhor Jesus que nos diz que não devemos buscar os tesouros na terra e sim no céu e que devemos abrir mão de tudo para que possamos ser verdadeiros discipulos:


Mateus 6,33-34 Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo. Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado.


Mateus 6,24b Não podeis servir a Deus e à riqueza.


Mateus 5,19:21 Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam.Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam.


Mateus 5,21 Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração.


Mateus 6,25-32 não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida não é mais do que o alimento e o corpo não é mais que as vestes? Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas? Qual de vós, por mais que se esforce, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida? E por que vos inquietais com as vestes? Considerai como crescem os lírios do campo; não trabalham nem fiam. Entretanto, eu vos digo que o próprio Salomão no auge de sua glória não se vestiu como um deles. Se Deus veste assim a erva dos campos, que hoje cresce e amanhã será lançada ao fogo, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos? São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso.


É interessante ver como os Protestantes com sua Teologia da Prosperidade colocam um grande poder ao dinheiro e assim acabam indo contra as proprias Escrituras veja o que disse Edir Macedo:


 "O dinheiro é uma ferramenta sagrada que Deus usa na sua obra" (jornal da tarde, 06/04/1991 pag.14)


Daí a insistencia do pagamento do dizimo e diversos modos de estimular os fieis à entrega de dinheiro, por exemplo:são distribuidos envelopes aos crentes para que determinada data devolvam com um fio de cabelo para benzer e a contribuicao monetaria, fora as correntes de libertacao, prosperidade, de Gedeao, do amor , uncao com azeite,sao vendidas pedras de algum monte da terra santa, aguas que dizem vir do rio jordao, um certo oleo dos montes das oliveiras, o cajado de Jacó ou Moisés, etc....


Quem não se lembra das cenas mostradas em +ou- 1992 no Jornal Nacional de pastores num iate contando o dinheiro arrecadado, brincando com o dinheiro?


Veja em Testemunhos um pastor que revela dos bastidores destas igrejas neo-pentecostais protestantes, é realmente incrivel, Nos Bastidores da Reino.


Tenho muitos outros exemplos, mas acho que não é necessario citá-los porque cada pessoa que conhece uma igreja destas sabe de muitos fatos interessantes e triste sobre a idolatria ao dinheiro e a exploração da fé das pessoas.


Veja a materia da agencia Zenit muito interessante:


«Aquele que idolatra o dinheiro se converte em rival de Deus»

Fala o autor de uma tese doutoral sobre o dinheiro na Sagrada Escritura


MURCIA, 31 de julho de 2003 (ZENIT.org).- O padre José Manuel Garcia, licenciado em Teologia Moral e Ciências Religiosas, obteve em 29 de julho a qualificação de sobressalente «cum laude» por sua tese doutoral «O dinheiro na Sagrada Escritura».


Licenciado também em Ciências Econômicas e Empresariais, e com um mestrado em Auditoria de Contas, atualmente ensina a matéria de Teologia e Doutrina Social da Igreja aos alunos de Administração e Direção de Empresas na Universidade Católica Santo Antonio de Murcia.


--Veritas: Como surgiu a iniciativa desta tese doutoral?


--José Manuel Garcia: Nasce por uma grande perspectiva. Pelo lado acadêmico sempre houve um interesse pelo que concerne ao impacto econômico na vida da Igreja. Por outro lado, era um campo que não havia sido tratado em profundidade. Há alguma publicação como a de «O dinheiro na Bíblia», de Pierre Debergé, mas que se trata mais de um opúsculo. Decidi então buscar livro por livro e tema por tema na Revelação para ter o fundamento que inspira toda a Doutrina Social da Igreja.


--Veritas: A que conclusões chegou em sua investigação em face aos tempos modernos?


--José Manuel García: A essência desta tese consiste em sintetizar o que diz a Igreja a respeito. Nela aparece o homem, logo o dinheiro e depois a relação entre o homem e o dinheiro ou os bens materiais. Esta relação ao longo da Sagrada Escritura sempre leva às mesmas conseqüências, ou seja, fraudes, a vileza no homem… De maneira que o dinheiro é uma realidade ambivalente, porque os bens materiais se concebem também como um instrumento que deve ser obtido honradamente para melhorar a qualidade de vida.


--Veritas: Qual é a importância do dinheiro na Sagrada Escritura?


--José Manuel García: O dinheiro e os bens materiais são um tema importante pelo espaço físico que ocupam na Sagrada Escritura. Dos 1.398 versículos do Antigo Testamento, 5% se referem a este tema, enquanto que os 742 versículos do Novo Testamento, 9,3%. Também são um tema importante para o ensino tão claro, explícito e alternativo para o mundo materialista e hedonista de hoje. O problema está no uso que o homem faz do dinheiro e das riquezas.


--Veritas: Em sua tese afirma que «a riqueza afasta o homem da vontade divina». De que maneira o ser humano se distancia de Deus com os bens materiais?


--José Manuel García: Há abundante material sobre este assunto, por exemplo a passagem bíblica das bem-aventuranças relatada por Lucas. Todas as frases referenciais de Jesus Cristo, as advertências da carta de Santiago, as referências das epístolas de São Paulo… põem de manifesto que todo aquele que tem a cobiça em seu coração e idolatra o dinheiro se converte em um rival de Deus. Há uma frase que deixa bem claro este assunto: «não podeis servir a Deus e ao dinheiro» (Mateus 6, 24). Aqui não se utiliza o termo «xrema», que se refere ao dinheiro físico, mas «mammona» para indicar o dinheiro idolatrado. Deve ficar bem claro então que o dinheiro em si mesmo é indiferente, um mero instrumento material ao qual a pessoa lhe confere condições positivas ou negativas.


ZENIT é uma agência internacional de informação.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem