Sola Scriptura



Autor: Rogério Hirota  - Revisado em 22/Mar/2008


O que vem a ser Sola Scriptura?


Para responder esta pergunta devemos primeiramente saber as bases da fé protestante, que são as duas doutrinas criadas por Lutero: Sola Scriptura e a Sola Fides, ou seja, Somente as Escrituras e Somente a Fé.


Tudo começou com a Revolta de Lutero que lendo a Epístola de Romanos e vivendo um periodo conturbado de sua fé interpretou que cada pessoa pode ter a inspiração necessária para encontrar a sua verdade pessoal nas Escrituras e que basta somente ter fé para ser salvo, não sendo necessários as boas obras.


E para reforçar esta sua nova doutrina, Lutero negou tudo que fosse além da Biblia como a Sagrada Tradição e o Sagrado Magistério, acabando consequentemente em contradição, pois a Palavra Oral antecedeu a Escrita, e o Magistério através dos Concilios decretou quais os livros que fariam parte da Biblia.


Mais vamos nos ater a Sola Scriptura, que também significa para os protestantes "o Livre exame" da biblia ou seja lê-se a biblia e a interpreta como achar conveniente, muitas vezes sem ter o mínimo de noção do pensamento da época dos hagiógrafos (Escritor Sagrado) e o que o mesmo estava querendo transmitir com as palavras, caindo no erro do anacronismo ou seja, interpretar a Bíblia com a visão do homem hoje.


Este é o principal e o mais grave erro erro das seitas protestantes pois tanto o homem quanto a socidade descritas na Bíblia viviam numa época e com mentalidade diferente, os próprios estilos literários mudam de acordo com os livros, fazendo com que os protestantes caiam no chamado fundamentalismo biblico que é seguir a Bíblia ao pé da letra. Por exemplo em Mateus 18,9 Jesus manda arrancar seu olho se ele te leva a pecar, não demorará o dia que aparecerá uma seita protestante só de cegos ou caolhos.


Em nenhum momento vemos Jesus ou os Apóstolos pregando a leitura da Biblia ou afirmando que toda as pessoas são inspiradas para lerem e entenderem por si mesmos, primeiramente porque não existia ainda os escritos do Novo Testamento e o porque uma lista dos Livros considerados inspirados por Deus só veio a ser catalogado no Concilio de Hipona e Cartago em 350 DC. O Evangelho até então era divulgado somente por via oral que nada mais que o que chamamos de Sagrada Tradição, é o ensinamento da Igreja, o Evangelho Jesus, o testemunho dos Apóstolos transmitidos oralmente.


Em verdade nem Jesus e nem os Apóstolos tinham a intuito de criar a biblia Jesus mesmo ordena uma pregação oral em "Marcos 16,15 Ide e pregai o Evangelho" se a doutrina cristã tivesse que necessariamente ser lida, Jesus diria, Ide e copia tudo que eu disse e distribua as pessoas para que creiam.


E Paulo por muitas vezes prega a Tradição Oral:


II Corintios 3,2-3 "VÓS mesmos sois a nossa CARTA, ESCRITA EM VOSSOS CORAÇÕES, CONHECIDA E LIDA POR TODOS OS HOMENS por todo. Nao ha duvidas de que vos sois uma CARTA de Cristo, REDIGIDAS por nosso ministerio e ESCRITAS NAO COM TINTAS, mas com o espirito de Deus vivo, NAO EM TÁBUAS DE PEDRA, mas em tábuas de carne, isto é, em vossos corações "


Existem muitas citações de Paulo sobre a Sagrada Tradição que os protestantes ignoram , João também afirma que se tudo o que Jesus disse e fez fosse escrito o mundo não poderia conter tantos livros:


João 21,25: "Jesus fez muitas outras coisas. Se cada uma delas fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que seriam escritos."


Entre tantas citações da Biblia sobre a Tradição gostaria de citar mais alguns versículos para efeito de estudos:


Sobre as palavras recebidas de Paulo por pregações:


II Timoteo 1,13 Toma por modelo O QUE RECEBESTE DE MIM sofre a fé e o amor de Jesus Cristo"


Colossenses 2,6 "Como de NOSSA PREGAÇÃO RECEBESTES o Senhor Jesus Cristo, vivei nele, enraizado e edificado nele, inabalaveis na fé em que FOSTES INSTRUIDOS com o coracao a transbordar de gratidao"


Romanos 6,17 "Graças a Deus, porém que depois de terdes sidos escravos do pecado, obedeceste de coração a regra da DOUTRINA NA QUAL TENDES SIDO INSTRUÍDO"


II Tessaloniscensse 2,15 "conservai as TRADIÇÔES que aprendestes, seja por nossas PALAVRAS ou por nossas cartas"


II Tessaloniscensse 3,6 Evitei a convivência de todo irmão que leve vida ociosa ou contraria a TRADIÇÃO que de nós tendes recebido.


A leitura da Palavra é boa e necessária desde que se tenha uma base para se interpretar, nós catolicos temos a base dada pela doutrina da Igreja desde os primórdios do cristianismo, por isso não temos nossa casa da fé erguidas sobre a areia que pode cair a qualquer sopro (Cf. Mateus 7,26).


Um exemplo que costumo dar em debates com protestantes é imaginar uma trilha em uma floresta, Jesus não quer que ninguem se perca no caminho de Deus, por isso deixou a Igreja para que Pedro apascentasse suas ovelhas e as guiassem até Jesus, por isso a Igreja desde seu ínicio com Pedro tem deixado esta trilha onde todos os católicos caminham rumo ao Pai. Mas existem aqueles que querem adentrar mata adentro, se acham iluminados o suficiente para chegar no mesmo destino apenas com suas convicções, criando para si novas trilhas e levando muitos consigos, mas o destino destas trilhas podem acabar um outros caminhos ou precipíos, é o que acontece com o protestantismo e suas muitas divisões.


Os protestantes fundam a sua seita de acordo com sua concepção de doutrina, são aproximadamente hoje 28.000 seitas protestantes, cada uma interpretando a biblia à seu modo bastando apenas aceitar Jesus como Senhor e Salvador, suas divisões seria apenas um detalhe acaba levando-os a grandes heresias por exemplo:


* Inspiradas por Deus, as Testemunhas de Jeová interpretam que Jesus Cristo veio a Terra, mas não é Deus e sim um mero profeta; inspirados pelo mesmo Deus (já que não existe outro),


* os Batistas, Luteranos e Calvinistas interpretam que Jesus Cristo é Deus e veio a Terra.


* Inspirados pelos mesmo Deus (já que não existe outro), os Judeus interpretam que Jesus Cristo não é Deus e nem o messias, pois, ainda não veio a Terra.


Mais aí você me perguntará quem então pode entender as Escrituras?


Como disse anteriormente a leitura da Bíblia é boa e necessária principalmente para buscar a edificação, mas não fazer dela um manual para novas doutrinas, nós católicos temos nossas raízes nos apóstolos, em Pedro já as raizes protestantes se iniciam com: Lutero, Calvino, John Knox, John Wesley, Joseph Smith, Edir Macedo, RR Soares entre outros.


Efésios 2,19-20 "Jä não sois hospedes nem peregrinos, mais sois concidadaos dos santos e membros da família de Deus edificados sobre os fundamentos dos APOSTÓLOS e profetas"


Qual destas seitas protestantes tem sucessão apostólica? Será mesmo confiável se apoiar em doutrinas criadas quase que 1500 anos depois de Cristo? Será que estas trilhas podem levar ao Reino ou é mais confiável caminhar na trilha deixada por Jesus em sua Igreja?


Um outro ponto que devemos nos atentar também é o fato em que Jesus afirma que os mistérios do Reino de Deus foi e é revelada somente aos apóstolos e hoje aos seus sucessores que é o Papa e os bispos. Qual seita protestante possui raízes apostólica ou sucessores dos apóstolos?


Mateus: 10,15 Os discípulos aproximaram-se dele, então, para dizer-lhe: Por que lhes falas em parábolas? Respondeu Jesus: Porque a vós é dado compreender os mistérios do Reino dos céus, mas a eles não.


Mateus 13,15 Eis por que lhes falo em parábolas: para que, vendo, não vejam e, ouvindo, não ouçam nem compreendam. Assim se cumpre para eles o que foi dito pelo profeta Isaías: Ouvireis com vossos ouvidos e não entendereis, olhareis com vossos olhos e não vereis,porque o coração deste povo se endureceu: taparam os seus ouvidos e fecharam os seus olhos, para que seus olhos não vejam e seus ouvidos não ouçam, nem seu coração compreenda; para que não se convertam e eu os sare (Is 6,9s).


Marcos 4,34 "E Não lhes falava a nao ser em parabolas, a sós porém explicava tudo a seus discipulo.


Pedro em sua epístola vem nos alertar do perigo da interpretação pessoal, da Sola Scriptura:


2 Pedro 1,20 Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal.


2 Pedro 3,16 É o que ele faz em todas as suas cartas, nas quais fala nestes assuntos. Nelas há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras.


Proverbios 26,07 Assim como um espinheiro está na mão de um bêbado, assim está a parábola na boca do ignorante.


Analisando tudo o que foi dito até agora, podemos nos questionar em relação as seitas protestantes e a Sola Scriptura:


Será mesmo que todas estas seitas são inspiradas por Deus? Será mesmo que todos estão certos em matéria de fé e doutrina? Se todos são inspirados pelo mesmo Espírito Santo, porque possuem doutrinas diferentes? Será mesmo que o livre exame pode ser considerado benéfico aos cristianismo se tem levado os cristãos a se dividirem? Jesus dirião que não, ao contrário nos chama a ser um como Ele e o Pai é Um.


Eu sinceramente prefiro ficar com a opinião da Santa Igreja, que é Una em sua interpretação e onde a promessa de Jesus está presente, que as portas do inferno não prevalecerão sobre Ela (Mt 28,20).


São inúmeras as passagens da Biblia que confirma a Sagrada Tradição, se você desejar ler mais artigos que são contra a Sola Scriptura veja os vários artigos que temos em nosso site Exsurge Domini na seção Sola Scriptura.


 


© Livre para cópia e difusão com menção do autor e do site Exsurge Domini

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem