A origem da Sola Scriptura

 


Fonte: El Baú del Tesoro Católico

Autor: Joel Perters

Tradução: Rogério Hirota  - Revisado em 22/Mar/2008


Martelando o ultimo prego no ataúde da Sola Scriptura


Martinho Lutero (1483-1546) é aquele a quem podemos creditar a invenção da falsa doutrina chamada Sola Scriptura (Somente a biblia como fonte de fé). Ele mesmo se auto-separou da autoridade do Papado e do Magistério e com a consequência de perder toda a autoridade em matéria de Igreja, o que então, forçou-o a usar a Biblia, como única fonte de fé.


Pode um livro ser a única fonte de autoridade? É possivel que a constituição de qualquer país prevaleça sozinha sem a autoridade de um corpo que a interprete? Qual o corpo com autoridade que existe para resolver disputas entre interpretações opostas às escritas na lei? Quanto tempo duraria um país sem uma Corte Suprema, para manter a ordem, e que na qual tem a última palavra na interpretação das leis?


Este país sem esta autoridade poderia não ter unidade e acabar dividindo-se em frações desde o início de sua fundação.


E não é exatamente isto que acontece com o protestantismo? Lutero se separou da Igreja Católica em 1521 e imediatamente houve problemas entre ele , o seu amigo reformador Zwiglio da Suiça e Thomás Munzer. Neste mesmo ano, Munzer se separou e fundou os Anabatistas. João Calvino se separou em 1536 e fundou o Calvinismo. John Knox deixou a Companhia de Jesus e formou os Presbiterianos em 1560. John Smith iniciou com os Batistas em 1609, John e Carlos Wesley iniciou com o Metodismo em 1739.


Desde o momento em que eles se separaram da Igreja Católica, perderam também a autoridade dada a elas pelo proprio Deus. Estas separações continuam até hoje, com mais de 28.000 seitas diferentes segundo dados de pesquisa realizada em 1996.


Nenhuma destas milhares de seitas pode reclamar para si a autoridade da interpretação da Lei de Deus, da Sagrada Escritura e isso é tão real que elas disputam entre si e quando alguém tem uma nova concepção para as Palavras de Deus, se divide ainda mais com novas seitas. Existem várias divisões internas entre os Batistas e também em varias outras grandes seitas dentro do protestantismo cada um interpretando por si mesmo a Bíblia para o protestantismo. Se para você tudo isso parece bom, então deve estar tudo bem, mas prepare-se para as consequências, pois isso que Martinho Lutero iniciou não há unidade e debilita o Corpo de Cristo fazendo assim um trabalho para Satanás que tem como plano principal dividir e conquistar, veja Mateus 12,55 para o plano de Satanás e Joao 10,16 e João 17,21 para o Plano de Cristo.


Agora, qual seria a raiz de todo este caos?


Foi a implementação da Sola Scriptura e com ela a interpretação pessoal das Sagradas Escrituras (proibida em II Pedro 1,20 e II Pedro 3,16). Todo os Protestantes podem interpretar como achar conveniente a "Constituição das leis de Deus" a Santa Biblia provocando entre eles a desunidade e o caos.


Martinho Lutero e o inicio


Martinho Lutero foi um escritor prolífico e sustentou muitos pontos de vista em oposição a Igreja Católica. Em 01 de Novembro de 1917, Lutero tomou 95 teses das quais foi autor e as pregou na Porta da Igreja de Wittenburg, Alemanha. A Igreja Católica respondeu pedindo que Lutero se retratasse destas declarações pois estavam em conflito com os ensinos da Igreja.


A primeiro menção da Sola Scriptura foi dado por Lutero ao ser questionado no Sínodo de Ausnurg (Alemanha) em Outubro de 1518. Em sua apelação no Concílio, Lutero colocou a Biblia e sua interpretação pessoal sobre o Papa. Embora admitindo que a autoridade do Sínodo e da Biblia eram equivalente com a esperança de que fosse lhe dado uma decisão favorável. No Diálogo de Leipizig em Julho de 1519, Lutero deu um passo adiante e declarou que a Escritura estava sobre o Concilio e que os Concilios Ecumênicos haviam errado em materia da fé. Como resultado, foi considerado como herege.


Parece que houve uma contradição aqui, como Lutero que era um monge agostiniano católico e portanto sabia muito bem o que fora os Concilios da Igreja Católica quem deu a lista dos livros do Cânon do Novo e do Antigo Testamento e em Leipzig declarou que o produto dos Concilios estava sobre a autoridade deles.


Lutero foi advertido pela Igreja em Junho de 1520 através da Bula Papal "Exsurge Domini" . A Igreja fez todo possível para que Lutero se reconciliasse mas em todas as ocasiões ele recusou, criando assim o cenário de sua propria ex-comunhão. Assim sendo acabou ex-comungado formalmente em 03 de Janeiro de 1521, atraves da Bula Papal "Decet Romanum Pontificem". Um Concilio Secular chamado de "Dieta dos Gusanos" foi organizado pelo Imperador Católico Carlos V em Abril de 1521, onde novamente foi perguntado a Lutero se iria retratar-se ou manter a ideologia de seus livros. Lutero se manteve firme e então um Edito emitido por este Concilio em Maio de 1521, catalogou Lutero como herege e fora da lei.


As fontes para este artigo foram :


* Martinho Lutero, Sua vida e Suas Obras', por Hartmann Grisar,

um Jesuíta Alemão, 6 volumes, 1930 Vol 4: pgs 388-389.


* Historia da Igreja', Por Padre John Laux, M.A., 1930, Pgs 420-434


*Concilio de Roma, 382

*Concilio de Hipona, 393

*Concilio de Cartago III, 397

*Concilio de Cartago IV, 419


Como Lutero havia separado a si mesmo da autoridade da Igreja Católica não pôde assim recorrer à beleza da Tradição, até porque ela é contra a sua idéia da Sola Scriptura e portanto mais um motivo para Lutero condená-la como "não-biblica", apesar dos muitos versículos que nos ordena manter a Tradição como :


II Tessaloniscensse 2,15 "conservai as TRADIÇÔES que aprendestes, seja por nossas PALAVRAS ou por nossas cartas"


II Tessaloniscensse 3,6 "Evitei a convivência de todo irmão que leve vida ociosa ou contrária à TRADIÇÃO que de nós tendes recebido".


Lutero foi um sacerdote católico que iniciou o Protestantismo, fazendo de si mesmo o primeiro protestante e em um dos seus comentários, especificamente sobre São João, escreveu algo muito interessante:


" Estamos obrigados a admitir que os papistas tem a Palavra de Deus, que a recebemos deles e que sem eles não teríamos conhecimento dela".


Para alguém que humildemente reconhece que recebeu a Palavra de Deus da Igreja Católica se contradiz ao modificar a Bíblia sem ter a autoridade necessária para fazê-la, ao fazer sua tradução removeu os 7 livros de seu lugar correto no Antigo Testamento e os colocou em um apêndice, por estes livros não concordar com seus ensinamentos, principalmente entre II Macabeus e o Purgatório.


Lutero também tinha o intuito de remover os últimos 4 livros do Novo Testamento: Hebreus, São Tiago, Judas e Apocalipse, retirando-os do lugar correto e os colocando em um apêndice adicional não numerado.


Aqui temos a citação de um Luterano:


Heinrich Bornkamm's LUTERO E OANTIGO TESTAMENTO, Trad. por Eric W. e Ruth C. Gritsch. Editado por Victor I Gruhn. Philadelphia: Fortress Press, 1969. pg 189:


"Ele ainda que tenha caracterizado os quatro livros do Novo Testamento (Hebreus, São Tiago, Judas e Apocalipse ) como inferiores não fez evidente seu desgosto ao numerá-los no índice da Bíblia junto com os apócrifos do Antigo Testamento e separá-los dos principais escritos do Novo Testamento por um claro espaço. (394)"


O que entendemos com tudo isso então?


Que Lutero incluiu os quatro livros do Novo Testamento supracitadas somente em um apêndice não numerado e claramenre separados do restante dos demais livros e que foi assim até sua morte em 1546 depois sua biblia foi reconfigurada por seguidores.


São Tiago 2,24 deve ter sido com certeza um motivo de vergonha para ele e seu ensinamento da "Sola Fides" porque diz:


"Vedes como o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé?"


Tambem diz em Tiago 2,26:


" A fé sem obras é morta "


Lutero adicionou a palavra "somente" em sua tradução de Romanos 3,28 porque este versículo se contradizia ao seu ensino da Sola Fides:


"Porque julgamos que o homem é justificado ((somente)) pela fé, sem as observâncias da lei."


Veja o que diz Proverbios 30,6 sobre a atitude de Lutero:


" Não acrescentes nada às suas palavras, para que ele não te corrija e sejas achado mentiroso. "


Através de todas as Escrituras temos a ordem de não acrescentar e nem retirar nenhuma palavra, veja aqui alguns versiculos que nos advertem isso: Deut 4,2, Deut. 11,32, Deut. 12,32 (13,1), Sal 12,6-7,33,4, Sal 50,16-17, Sal.107,10-11, Sal. 119,57, Sal. 139-140, Prov 5,7, Prov. *30,5-6, Jer 23,36, Gal 1,8-9, 1Ped 1,24-25, 2Ped 3,15-16 e também o versiculo que conhecemos do último paragrafo da Biblia:


Apocalipse 22,18-19 " 18 Eu declaro a todos aqueles que ouvirem as palavras da profecia deste livro: se alguém lhes ajuntar alguma coisa, Deus ajuntará sobre ele as pragas descritas neste livro; e se alguém dele tirar qualquer coisa, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, descritas neste livro."


Martinho Lutero removeu sete livros do Antigo Testamento, retirou a Palavra de Deus. Os livros inteiros que foi retirado e colocado em um apêndice são: Baruc, Judite, Tobias, Sabedoria, Eclesiastico e I ,II Macabeus, mais tarde retiradas completamente da Biblia protestante.


Os livros do Novo Testamento como já dissemos também foram colocadas a parte e tinha com isso o intuito de retirá-los, só que eles haviam estado dentro do cânon bíblico por mais de 1.100 anos, quem teria a autoridade para removê-los? Martinho Lutero? Que pessoa teria ?


Em sua Revolta Protestante Lutero recusou toda a autoridade da Igreja declarando que somente a Biblia era a autoridade, só ela em nenhuma parte dos seu Escritos Sagrados lhe designa como a "Única Autoridade" e nem diz que é "Auto-Suficiente".


Vamos resumir aqui o erro e a falsa doutrina protestante de Lutero:


* Ele retirou a Palavra de Deus. Isa 22,20-22, Prov 11,14, 24,6, *Mat 18,17, Lucas 10,16, 2Cor 10,8, *1Tim 3,15, Heb 13,17

* Condenou a Sagrada Tradição por não ser bíblica ( já nao podia utilizá-la) com o qual negou versículos que defendem a mesma. Ele retirou a Palavra de Deus. II Tes 2,13, II Tes 2,15 , II Cor 3,2-3, Fil 4,9 , etc...

* Declarou que as obras eram inuteis a Salvação. Ele retirou a Palavra de Deus. São Tiago 2,24-26

* Lutero escreveu uma série de panfletos na qual declarava que o Sacerdócio e a Ordem Episcopal devem desaparecer. Ele retirou a Palavra de Deus, que claramente estabelece a mesma. Atos 6,5, Atos 14,22 , Atos 20,28, Tito 1,5, São Tiago 2,14.


E assim temos mencionado aqui todas as violações à Sagrada Escritura do Fundador e Primeiro Protestante o mesmo que pregava que a Biblia é a "Unica Regra de Autoridade" que devemos ter. Ele mesmo estava violando seus ensinamentos por acrescentar e retirar a Palavra de Deus. E nada pode negar estes acontecimentos que constam nos livros de Historia e nos arquivos da Igreja. Sua atitude foi de Heresia e Hipocresia deixando assim ao protestantismo toda sua Herança.


A herança de Martinho Lutero que eram totalmente contrárias ao ensino Católico e Bíblico. Entre as mais evidentes temos:


* Rejeição total da autoridade do Papado e do Magistério

* Sola Scriptura, Somente as Escrituras como a Única Autoridade em matéria religiosa

* Sola Fides, fé sem obras. Boas obras não servem de nada para a salvação.

* Somo Justificados somente pela fé

* O homem não tem livre arbítrio.


Alguns protestantes tem tentado justificar sua doutrina da Sola Scriptura como antiga e que têm inicio com os Padres da Igreja e me deram cinco referências, todas as quais discutirei a seguir. Mas antes de fazê-lo, tenho de dizer que a falsa doutrina da Sola Scriptura tem seu fundamento na União de seus adeptos à Biblia e somente ela, ou seja, se não esta na Biblia não posso crêr e nesta linha de raciocinio me vejo obrigado a esclarecer que de acordo com suas proprias regras, os escritos dos Padres da Igreja não vale nada pois não se encontram na Biblia. Agora se a doutrina deve ser seguida deste modo então não consigo entender por que em todos os debates me apresentam estas palavras dos Padres. Os protestantes não estariam quebrando as suas proprias regras ao fazer isso? Isso não seria contradizer-se?


Alguns protestantes hoje preferem usar as palavras " Suficiência da Biblia " ao invés da conhecida " Sola Scriptura" a razão é que esta última não é mencionada nos escritos dos Padres da Igreja, mas "Suficiência da Biblia" sim. Isto é apenas mais uma das vãs tentativas de legitimar a doutrina protestante como originaria do inicio do Cristianismo.


Primeiramente Examinemos a palavra "suficiente" em um dicionário:


" Ser ou ter tanto como se necessita, Uma quantidade "


Isso significa somente a Biblia? Não!! Vejamos o que a Biblia mesmo diz:


" Fez Jesus, na presença dos seus discípulos, ainda muitos outros milagres que não estão escritos neste livro. Mas estes foram escritos, para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome." Joao 20,30-31


" Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que se deveriam escrever. " Joao 21,25


Obviamente a própria Sagrada Escritura nos diz que nem tudo que Jesus fez e falou está escrito.


Aqui estão os 5 exemplos que os protestantes tem me alegado em sua defesa da Sola Scriptura e minhas respostas:


Santo Agostinho ("De bono viduitatis", [A Vantagem da Viuvez]2):


" O que mais pode ensinar-los senão o que lemos dos Apóstolos? Porque as Escrituras regulam as regras de nossa doutrina, não pretendamos ser mais sabios do que devemos (...) Portanto, não te ensinarei nada exceto para expor-lhe as Palavras do Mestre "


(Tradução literal do inglês )


Resposta:


Este exemplo não se refere nada a "Suficiência das Escrituras" mais sim a "Autoridade das Escrituras". Aonde estão as palavras " Somente a Bíblia"? Os Apóstolos ensinaram a guardar também a Tradição, como já expomos. E as "Palavras do Mestre" afirma que devemos guardar a Tradição. Veja João 15,20 " Se guardarem a minha palavra, hão de guardar também a vossa.". Aonde esta a referência da Sola Scriptura?


Santo Agostinho ("De unitate ecclesiae", [sobre a Unidade da Igreja] - 3):


"Que não digamos eu disse isso, você disse aquilo, mas diz o Senhor. Seguros são os livros do Senhor em sua autoridade ambos concordamos e em quais ambos cremos. Busquemos a Igreja, discutamos nossos casos" e segue "Não fique de acordo com os bispos que por casualidade estão errados em algo e cujo o resultado de suas opiniões estão contra as Escrituras Canônicas de Deus."


(Tradução literal do inglês)


Resposta:

Não existe nada neste seguimento que sequer ou remotamente se refira a "Somente a Biblia". Se refere de novo a "Autoridade das Escrituras". Perceba que a terceira frase diz para que se leve os casos (diferenças de opiniões) à Igreja, indicando assim que a Igreja tem a autoridade final nas divergências de opiniões. Concorda? Veja Mateus 18,15-18 .A ultima frase diz: "Não esteja de acordo com um bispo que está no erro". Mas onde está a referência a Sola Scriptura?


-------------------------------------------------------------------------


Nota do autor do site Exsurge Domini:


Não esquecendo que os bispos são autoridade dentro da Igreja , mas não a voz final, Santo Agostinho pede para ter discernimento com o que diz os bispos principalmente se for contra as Escrituras e claro a autoridade da Igreja. Temos de levar em consideração que ainda nessa época haviam muitas heresias como exemplo a levantada pelo Bispo Nestório, mais tarde ex-comungado fazendo surgir assim a heresia dos nestorianos, é para estes que Santo Agostinho alerta, não querendo diminuir a hierarquia eclesiástica já que ele mesmo era bispo..


Rogerio Hirota (SacroSancttus)


-------------------------------------------------------------------------


Santo Agostinho "Contra litteras Petiliana", (Contra as Cartas de Petiliana) Bk.3, ch.6:


" Se alguém prega ser concernente a Cristo, concernente a Sua Igreja ou concernente a qualquer outra matéria que pertença a nossa fé e vida, não dizeis, sim nós, mas o que Paulo ensina " Ainda que alguém - nós ou um anjo baixado do céu - vos anunciasse um evangelho diferente do que vos temos anunciado, que ele seja anátema."


Resposta:

Estas palavras nada mais é do que uma repetição de Galatas 1,8-9 que nos adverte sobre ensinamentos contra o Evangelho pregado pelos Apóstolos. Os mórmons deveriam prestar atenção a isso. Esta frase de Santo Agostinho não se aplica aos católicos e sim aos protestantes que negam em manter a Sagrada Tradição e que realmente é contra o Evangelho, uma vez que já mostramos como os apóstolos pediram para guardar seus ensinamentos feito a viva voz. Aonde esta a referência da Sola Scriptura?


As referências dos Protestantes sobre os escritos de Santo Agostinho para a suposta doutrina da Sola Scriptura são tão pouco convincentes que praticamente não existe. Mas vamos ver as referências de Santo Agostinho que são ignorado por eles:


Ego vero Evangelio noa crederem, nisi me catholicae Ecclesiae commoveret auctoritas.(Eu não creria no Evangelho, se a isto não me levasse a autoridade da Igreja católica )


Sto Agostinho Contra epistulam Manichaei quam vocant fundamenti. 5,6: PL 42,176.


" Mas em que se refere à aquelas observâncias as quais cuidadosamente atendemos e que todo mundo o guarda e das quais derivam as Escrituras SENÃO A TRADIÇÃO, entendemos assim que elas são recomendadas e nos dado as ordens de guardá-las seja pelos Apostolos ou pelos CONCÍLIOS PLENARIOS, CUJA AUTORIDADE É BASTANTE VITAL PARA A IGREJA."


Carta de Santo Agostinho a Januarius 54,1,1, 400 A.D.

(Tradução literal do inglês)


"Eu creio que esta prática venha da Tradição Apostólica, igualmente as muitas outras praticas NÃO ENCONTRADAS EM ESCRITOS nem nos concílios de seus sucessores, mas porque são guardadas por toda a Igreja e em todas as partes, crê que foram encomendadas e passadas pelos mesmos Apostolos".


Santo Agostinho, Batismo 1,12,20, 400 A.D.

(Tradução literal do inglês)


" O que eles encontraram na Igreja, eles guardaram; o que aprenderam, eles ensinaram; o que eles receberam dos padres entregaram a seus filhos"


Santo Agostinho , Contra Juliano , 1,10,33, 421 d.C.

(Tradução literal do inglês)


"Visto que com o favor de Cristo nós somos Cristãos Católicos"


Santo Agostinho , Carta a Vitalis , 217,5,16, 427 d.C.

(Tradução literal do inglês)


" Com a mesma palavra, com o mesmo Sacramento nasceste, mas não receberá a mesma herança da vida eterna, ao menos que volte a Igreja Católica."


Santo Agostinho, Sermões, 3, 391 d.C.

(Tradução literal do inglês)


" Esta Igreja é Sagrada, a Única Igreja, a verdadeira Igreja, a Igreja Católica, combatendo como sempre todas as heresias. Ela pode combater, mais nunca será vencida. Todas as heresias são eliminadas dela, como as inuúteis podas de um galho. Ela permanece firme em sua raiz, em seus galhos , em seu amor. As portas do inferno NÃO a conquistarão"


Santo Agostinho , Sermão aos Catecumenos, sobre o Credo, 6,14, 395 d.C.

(Tradução literal do inglês)


Pelos exemplos de Santo Agostinho (354-430) apresentados aqui, se eu fosse protestante e estivesse determinado a permanecer como tal, me asseguraria de não mencioná-lo e nem seus escritos de novo. Existe muito mais referencias dos Padres da Igreja nesta seção. Vejamos mais alguns textos dos Padres da Igreja usados pelos protestantes:


" Porque em verdade as Sagradas Escrituras, sopro de Deus, são auto-suficientes para o ensino da verdade ".


Atanásio ("Contra Gentes and De Incarnatione", [Contra as Opinioes do Povo Sobre a Encarnação ] Oxford, p. 2):


Resposta:

Se os protestantes entendem isto como "Sola Scriptura" então deveriam mudar o título para "Somente alguma Escritura", ja que recusaram 7 livros do Antigo Testamento e os versiculos que pedem para guardar a Tradição. Novamente vemos neste escrito a referência da Autoridade das Escrituras, e não Somente a Escritura. Nós Catolicos não temos disputado com a autoridade da Escritura, somente os protestantes que reclamam ser esta a Única Autoridade.



" (...) As Sagradas Escrituras são , de todas as coisas, o mais suficiente para nós ".


Atanasio ("Ad Episcopos AEgyptiae" [Aos bispos do Egito] in NPNF, Series II, IV:225):


Resposta:

Esta é as poucas palavras que me deram um um longo texto. A continuação está em toda a Quarta Parte deste escrito e a linha citada se encontra no final, veja na integra abaixo para entendermos então :


Atanasio, aos Bispos do Egito


4- NÃO SE GANHA NADA EM RECEBER PARTE DAS ESCRITURAS E RECUSAR OUTRA PARTE


De onde Marcion e Manichaeus recebem o Evangelho enquanto recusam a Lei? Porque o Novo Testamento surgiu do Antigo Testamento e o confirma. Se eles recusam isso, como podem receber o que procede dele? Assim Paulo foi um Apostolo do Evangelho, " o qual Deus prometeu antes por Seus profetas nas Sagradas Escrituras [3]: e nosso Senhor mesmo disse, busquem as Escrituras porque são elas que a mim testificam [4]. Como eles podem confessar o Senhor sem que ao menos busquem primeiro nas Escrituras as quais são escritas concernentes a Ele? E os discipulos dizem que O encontraram, de quem Moisés e os Profetas escreveram [5]. E o que é a Lei para os saduceus se eles não receberam os Profetas [6]? Porque Deus, Aquele que deu a Lei e através dela prometeu que levantaria também profetas. Por isso o Senhor da Lei é o mesmo dos profetas e aquele que negar um deve negar o outro também. Novamente o que é o Antigo Testamento para os judeus, ao menos eles reconheceram ao Senhor cuja a vinda foi esperada de acordo com a Escritura? Se ele houvessem acreditados nos escritos de Moisés, eles haveriam de crer nas Palavras do Senhor, porque Ele disse: "Ele escreveu de mim [7]. E o que são as Escrituras para os de Samosata, que negam a palavra de Deus e Sua Presença Encarnada [9], o qual é significada e declarada em ambos, o Antigo e o Novo Testamento? E o que são as Escrituras para os Arianos e porque eles o traem mais adiante, homens que dizem que a Palavra de Deus é uma criatura e como os gentios servem mais a criatura que a Deus Criador [1]? Assim cada uma destas heresias respectivamente não tem nada em comum com as Escritura senão à peculiar impiedade de sua invenção. E seus defensores estão a par disto, que as muitas Escrituras ou bem todas, são oposta as doutrinas de cada um deles, mas na ânsia de enganar a classe mais simples (tal como se diz em provérbios, o simples crê em cada palavra [2]). Eles pretendem como seu pai, o demônio [3] estudar e citar a linguagem das Escrituras, para que através de suas palavras possam parecer que possuem a crença correta e assim persuadir seus miseráveis seguidores a crer que é o contrário das Escrituras. O demônio estando seguro em cada uma destas heresias se disfarça para sugerir palavras cheias de astúcia a eles . O Senhor falou a respeito disso a eles, que se levantariam falsos Cristos e falsos profetas, para enganar a muitos [4]. De acordo com Ele o demônio virá falando a cada um dizendo "Eu sou o Cristo e a verdade está comigo" e fazendo assim com que todos sejam mentirosos como ele. É fato que enquanto todas as heresias variam uma das outras a respeito das invenções mal intencionadas nas quais estão marcadas, estão unidas pelo único propósito de mentir [5]. Porque eles tem um mesmo pai que semeia neles a semente da falsidade. Os cristãos fiéis e verdadeiros discipulos do Evangelho, tendo a graça de discernir as coisas espirituais e havendo construido a casa de sua fé sobre a rocha, se mantêm firmes e seguros contra seus enganos. Mas as pessoas simples como disse anteriormente, que não estão totalmente consciente do conhecimento, considerando somente as palavras que são faladas sem perceber seu significado, é imediatamente levado por seus embustes. É bom e necessário a nós orar para que possamos receber o dom do Espirito discernente, para que cada um possa saber, de acordo com o preceito de João, a quem deve recusar e a quem deve receber como amigo de mesma fé. Agora alguém poderia escrever longos textos em relação a estas coisas, se desejar entrar em detalhes a respeito deles, porque a impiedade e a perseverança das heresias aparecerão por punhados e o resultado deste trabalho será terrivel. Mas como AS SAGRADAS ESCRITURAS SÃO DE TODAS AS COISAS, A MAIS SUFICIENTE [6] PARA NOS, então recomendo aqueles que desejam conhecer mais sobre este tema que leiam a palavra divina, e me apresso agora a aprensentar a vocês o que mais pede atenção e pelo bem do qual é escrito estas coisas."


(Tradução literal do ingles)


Esta frase que os protestantes me apresentam dá impressão de ter outro sentido, mas o qual o sentido da frase interpretado com o texto inteiro? NÃO SE GANHA NADA EM RECEBER PARTE DAS ESCRITURAS E RECUSAR OUTRA PARTE. Ja analisamos as partes recusadas pelos protestantes, assim refletimos para quem estas citações está se referindo? Aonde que se afirma que Somente as Sagradas Escrituras são entre todas as coisas , a única fonte de fé? Novamente está se referindo à autoridade da Sagrada Escritura e não a Sola Scriptura ou Somente a Biblia.


As frases de Atanásio são repetidas várias vezes para tentar provar que a Sola Scriptura já existia em seu tempo e mais uma vez só conseguem provar que este Padre da Igreja nunca escreveu nada que promeva a doutrina protestante. Mas, pelo contrário, ele escreveu algumas palavras contra, veja esta citação:


" É muito útil investigar a antiga TRADIÇÃO, a doutrina e a fé da IGREJA CATÓLICA, AQUELA PELO QUAL O SENHOR NOS TEM ENSINADO, aquela que todos os Apostolos pregaram e todos os Padres o tem conservado. Nela com efeito, a Igreja tem seu fundamento e se alguém se aparta desta doutrina, de maneira alguma poderá chamar-se cristão"


Santo Atanasio, Carta I a Serapião de Thmuis, 1,28, 359 d.C.


Por tudo o que foi dito preciso dizer mais? Como eu já havia dito antes sobre os Padres da Igreja, se fosse protestante,eu seria muito cuidadoso em citar Santo Atanasio (296-373) também.


Já que os protestantes gostam tanto de citá-los, aqui temos algumas outras citações de outros Padres da Igreja:


Santo Ignácio de Antioquia († 110) é um Padre Apostólico da Igreja que significa que ele conheceu alguns dos Apostolos.


"Onde quer que se apresente o Bispo, ali esteja também a comunidade, assim como a presença de Cristo Jesus nos assegura a presença da Igreja Católica" (Inácio aos Esmirniotas - 107 DC)


" De igual maneira façam com que todos respeitem aos diáconos como respeitariam a Jesus Cristo, assim como respeitem ao Bispo como um Pai e aos presbíteros como o Concílio de Deus e o Colégio dos Apóstolos. Sem isto não se pode chamar Igreja." ( Carta a Trallians 3:1)


(Tradução literal do inglês)


São Clemente de Roma, outro Padre Apóstolico, diz:


" A causa das inesperadas e sucessivas calamidades que tem sobrevindo (...) existe algo da qual tardamos em prestar atenção no assunto discutido entre vós, essa SEDIÇÃO estranha e imprópria dos eleitos de Deus, detestável e sacrilego da qual alguns SUJEITOS AUDAZES E ARROGANTES, tem INFLAMADO até tal ponto de insensatez, que Vosso Nome honrável e celebradíssimo, digno de amor de todos os homens, tem sido objeto de GRAVE ULTRAJE" Carta aos Corintios, Adress, 80 d.C.


" Aprende a submeter, deixando a arrogância janctanciosa e altaneira de vossa lingua, pois mais vale encontrá-los pequenos mas escolhidos dentro do rebanho de Cristo. " Carta aos Corintios 58:2, 0 d.C.


São João Crisóstomo ( 354-407 )


"Mantemo-nos pois, irmãos, firmes e acolhidos nos ensinos que recebestes, seja por palavra ou por nossa carta. Com isso fica claro que eles não entregaram tudo por carta, pois havia muito mais que não estava escrito. Com o que foi escrito e também o não escrito se pode crer. Assim é que olhamos a tradição da Igreja como merecedora de fé." ( Homilia sobre a Segunda Epistola aos Tessaloniscesses 4:2 398-404 d.C.)


As seguintes referencias dos Padres da Igreja, refutam cada uma das heresias de Lutero, veja a seguir:


Autoridade:


*Ignacio, Carta aos Efesios 5:3. J38a,b,43,44,47,48,49,58a

*Ignacio, Carta aos Esmirnianos 8:1. J65

Tertuliano, Contra Marcion 4:5:1. J341

**Agostinho , Contra a Carta de Mani 5:6. J1581

Agostinho , Contra Faustus 33:6+. J1607, *J1631


-------------------------------------------------------------------------

Cânon do Novo Testamento


*Atanásio, 39 Festal Carta J791

Eusebio, Historia da Igreja 3:25:1. J656


-------------------------------------------------------------------------

Cânon do Antigo Testamento


*Damasus, Decreto de Damasus 2. J910t 382AD

Atanasio, 39th Carta Festal J791

Jeronimo, Galeatic o Helmeted Prolog Pro Gal. J1397 391AD


-------------------------------------------------------------------------

Canon do AT e NT


*Damaso, Decree de Damasus 2. J910t 382AD

Rufinus, El Credo de los Apostoles 35:al:37 J1344

Agostinho, Instruccion Cristiana 2:8:13. J1585

*Inocencio I, Carta a Exsuperius 6:7:13. J2015b 405AD


-------------------------------------------------------------------------

Livre Interpretacao


*Justino Martir, Primeira Apologia 43. J123.

Teofilo de Antioquia, A Autolycus 2:27. J184

Atanasio, Discurso Contra os Arianos 3:6. J775

Gregorio de Nisa, Grande Catecismo 31. J1034

Crisostomo, Sobre Hebreus 12:3:5. J1219

Ambrosio, Comentario sobre Lucas 10:60. J1309

Jeronimo, Contra Jovinian 2:3+. J1380, J1404, J1405

Pelagio, Livre Vontade, Graça de Cristo 4:5. J1413

Julian de Eclanum, Oito Livros a Florus 5:41. J1416

Agostinho, Carta a Valentino 215:4. J1455, J1495, J1560

Agostinho, Perguntas a Simpliciano 1:2:12. J1572-1573

Agostinho, Espirito e a Carta 3:5+. J1729 J1735 J1742

Agostinho, Homilias sobre João 26:2+. J1821, J1926, J1942

Agostinho, Graça e o Pecado Original 1:25:26. J1854

Agostinho, Admonição eGraça 11:32. J1955, J1972

Prospero de Aquitaine, Graça de DEUS 18:3. J2038

Cirilo de Alejandria, Comentario sobre Joao 13:18. J2113

Damascene, Fonte de Conhecimento 3:3:20. J2367


-------------------------------------------------------------------------

Igreja Infalível


Ireneu, Contra as heresias 3:4:1. *J213

Tertuliano, Demurrer Contra Hereges 28:1. J295

Agostinho, Contra Carta de Mani 5:6. J1581


-------------------------------------------------------------------------

Papa Infalivel


Tertuliano, Demurrer Contra Hereges 23:10. J294, 200AD

Cipriano, Carta a Cornelius 59:55:14. J580, 252AD

*Agostinho, Sermoes 131:10+. *J1507, *J1892

*Pedro Chrysologus, Carta a Eutyches 25:2. J2178


-------------------------------------------------------------------------Tradição


Polycrates, Carta a Victor de Roma 5:24:1. J190a

*Ireneu, Contra Heresias 1:10:2, 2:9:1. J192,198,209

Ireneu, Contra Heresias 3:3:2, J210-213,226,242,257

Ireneu, Carta a Florinus 5:20:4. J264

*Tertuliano, Demurrer Contra Herejes 19:3. J291-296,*298

Tertuliano, The Veiling of Virgins 2:1. J328a,329

Tertuliano, Contra Marcion 4:5:1+. J341,371

Hipolitus, Contra a heresia de Noetus 17. J394

Origen, Doutrinas Fundamentaies 1:prefacio:2,4. J443,445,785

Atanasio, Cartas a Serapion 1:28. J782

Foebad of Agen, Contra Arianos 22. J898

Basilio el Grande, Transcript de Fe 125:3. J917

Basilio el Grande, O Espirito Santo 27:66. J954

Basilio el Grande, Fe 1. J972

Gregorio de Nisa, Contra Eunomius J1043 Epiphanius,

Contra todas las heresias 61:6,73:34. J1098,1107

Crisostomo, Sobre Romanos 1:3. J1181

*Crisostomo, On Second Thessalonians 4:2. J1213

*Jeronimo, Dialogo entre Luciferianos & Cristãos 8. J1358

*Agostinho, Carta a Januarius 54:1:1,3. J1419,1419a

*Agostinho, Contra a Carta de Mani 5:6. J1581

*Agostinho, Batismo 2:7:12, 4:24:31. J1623,1631

*Agostinho, Interpretação literal de Genesis 10:23:39. J1705

*Agostinho, Cidade de DEUS 16:2:1. J1765

*Agostinho, Contra Julian 1:7:30, 2:10:33. J1898-1900

Inocencio, Carta ao Concilio de Cartago 29:1. J2015f

Theodoret of Cyr, Carta a Florentius 89. J2142

*Vicente de Lerins, The Notebooks 2:1, 9:14. J2168,2169

*Vicente de Lerins, The Notebooks 20:25, 22:27. J2172-2175

Gregorio I, Homilias sobre Ezechiel 2:4:12. J2329

Damascene, Homilias 10:18. J2390


-------------------------------------------------------------------------

Necessidade das Obras


Ambrosio, Carta a Constantus 2:16. J1247

Agostinho, Perguntas a Simpliciano 1:2:2,6. J1569-1570


Algumas notas finais sobre Martinho Lutero que percebeu o mau que a Sola Scriptura causou com a Livre interpretação da Biblia e disse:


" Este não aceitara o batismo, aquele nega o sacramento, o outro põe um mundo de diferenças entre este e o ultimo dia. Alguns ensinam que Cristo não é Deus, outros ensinam isto e aqueles outras coisas. Existem tantas seitas e credos como existem cabeças. Nenhum aldeão é tão rude como aqueles que tem sonhos e fantasias e que crêem haver sido inspirados pelo Espirito Santo e ser um profeta " (De Wette III, 61. citado en O'Hare, THE FACTS ABOUT LUTHER, 208.)


" Homens , cidadão urbanos e camponeses todas as classes entendem o Evangelho melhor que eu ou São Paulo, agora são sábios e se pensam mais cultos que todos os ministros" (Walch XIV, 1360. Dicho en O’Hare, Los Hechos de Lutero , 209.)


" Concedemos - como devido- que muitos do que eles ( a Igreja Catolica) dizem é verdade: que o Papado tem a Palavra de Deus e o oficio dos Apostólos e que recebemos deles a Sagrada Escritura, o Batismo, os Sacramento e o pulpito. O que saberiamos destas se não fosse por eles? "(Sermão do Evangelho de São João, capítulos 14-16 (1537) no Vol. 24 de LOS TRABAJOS DE LUTERO, San Luis, Missouri, Concordancia, 1961, 304.)


Foi dito tudo isso e muito mais pelo fundador da Sola Scriptura quando percebeu o que sua doutrina estava causando. Neste tempo Zwiglio, havia ido por um caminho, Tomás Munzer por outro, Calvino em outro, todos dispersando as ovelhas e levando o rebanho com eles. Lutero havia começado algo que não tinha mais poder para parar.


"Uma vez que as portas do erro se abre, não se pode fechá-la" . Lutero foi o primeiro exemplo.


Outras citações interessantes de Lutero:


Virgem Maria:


" O grandioso é que chegou a ser Mãe de Deus, processo na qual se concedeu tantos e tantos dons que ninguém é capaz de compreendê-lo. Por conseguinte segue toda honra e benção e também o fato de que em toda a raça humana somente uma pessoa está acima do restante, uma da qual ninguém é igual. Por esta razão sua dignidade está completa em somente uma frase, que é quando a chamamos Mãe de Deus, nada maior pode ser dito dela ou a ela, inclusive se tiver muitas linguas como as folhas e fibras dos pastos, como as estrelas do céu e as areias do mar. também deve ser meditado no coração o que significa ser a Mãe de Deus". ( Martinho Lutero - Die Erklarung des Magnificat - 1521. )


O primeiro protestante amava e honrava Maria, Mãe de Deus. Porque o protestantismo não segue o mesmo exemplo e a honra?


Os frutos da Sola Scriptura


" Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão. " Joao 16,13


A maioria das seitas protestantes declaram que o Espirito Santo está ensinando eles toda a verdade, mas esquecem que só pode haver Uma Verdade.


Desde a criação da Sola Scriptura e a interpretação pessoal das Escrituras, como o Espirito Santo pode estar em milhares de seitas ensinando a cada uma delas um ponto de vista diferente de outra? Temos de notar que todas denominações ensinam a mesma biblia, então porque a diferença no ensino e doutrina?


1- Pode o Espirito Santo dizer aos Luteranos que a Eucaristia é a verdadeira presença de Cristo e depois dizer aos Batistas que é somente um simbolo?


2- Como pode o Espirito Santo dizer aos Metodistas que se pode ter ministros mulheres e depois dizer aos Batistas que nao é biblico?


3- Como pode o Espirito Santo dizer aos Adventistas do Setimo dia que o sabado é o dia de culto e dizer aos presbiterianos que é o domingo e não o sabado?


4- Como pode o Espirito Santo dizer aos Luteranos que a Santísima Virgem Maria foi e permanece virgem e depois aos batistas que ela teve outros filhos?


5- Como pode o Espirito Santo dizer aos Batistas "uma vez salvo, sempre salvo" e depois dizer a Igreja de Cristo que a Sola Fides não é biblica?


6- Como pode o Espirito Santo dizer aos Episcopais que batizam crianças e depois dizer aos Pentecostais que o batismo de crianças é invalido?


7- Como pode o Espirito Santo dizer aos mórmons que a Santissima Trindade é três pessoas distintas e depois dizer aos metodistas que é três pessoas e Um Deus?


Eu poderia continuar a citar por muito tempo com as diferenças entre as seitas protestantes, mais creio que consegui passar a idéia. Com um pouco de bom senso pode-se perceber que o Espirito Santo não pode estar falando a cada uma destas milhares de seitas protestantes de maneira diferente e este bom senso nao parece ser tão presente no meio protestante.


É facil ver que os frutos da Sola Scriptura não são de Deus, não existe um só rebanho e um só pastor, os diferentes ensinos nestas denominações são exuberantes , todas causadas por interpretações individuais o que me faz refletir que se algumas destas seitas esta ensinando toda a verdade como Jesus prometeu em Joao 16,13, qual é ela então?


Nota do autor do site Exsurge Domini:


Cabe aqui mas uma pergunta interessante:


Existem hoje, segundo um Instituto americano, 20.000 denominações cristãs (o dado é de 1996!) e são criadas a cada ano mais 270! É mais do que óbvio que espalham o erro: ora, mesmo que uma delas pregasse toda a Verdade, pelo menos 19.999 estariam erradas em algo (o que significa dizer que, hoje, apenas 0,00005% do universo do Protestantismo poderia estar correto...). Vem, então a pergunta: "Qual denominação protestante estaria 100% correta? Todas elas não usam a mesma Bíblia? Todas elas não se dizem divinamente orientadas pelo Espírito Santo?"... No que estariam erradas?


Rogerio Hirota (SacroSancttus)


Atos 5,32 "Deste fato nós somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus deu a todos aqueles que lhe obedecem."


É Deus mesmo que dá aos que obedecem, mas então quem obedece a vontade de Deus?


São os Luteranos que dizem que a Sagrada Eucaristia é a "Verdadiera Presença" de Cristo encarnado ou ou os Batistas que dizem ser somente um simbolo ?


São aquele que rendem culto no sabado ou aqueles que o fazem no domingo?


São aqueles que batizam crianças ou os que dizem que não se deve faze-lo?


Desafio a qualquer pessoa que me mostre uma legítima prova escrita, um genuíno documento histórico que descreva a falsa doutrina da Sola Scriptura e na qual proceda mostrando dentro do escrito.


Desafio a qualquer um que me explique como a Sola Scriptura pode ter existido antes da invenção da imprenssa (1450), já que antes a Bíblia era escrito por monges que levavam 20 anos de trabalho para copiar a mão sendo impossível calcular o preço de cada uma e também cerca de 95% da população era analfabeta e não poderia ler a biblia, então me diga como foi possivel tal doutrina. A resposta é que não é possivel e portanto não existia. A Sola Scriptura não é uma doutrina Biblica. Mostramos seu inicio durante a Reforma e então isso a classifica como tradição feita por homens e sujeita a condenação por Jesus Cristo como está escrito em Marcos 7,8.


O ÚLTIMO PREGO FOI CRAVADO


TUDO ESTÁ CONSUMADO .... 


João 19,30


©

Escrito por Bob Stanley, 01 de Maio de 1999

Atualizado 19 deAbril de 2000

Uma valorosa ajuda foi me dada por Tim Brennan na busca histórica deste artigo. Obrigado

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem