Autor: Rogério Hirota
Coloco neste artigo algumas perguntas de varios sites apologeticos para protestantes e que com certezam nao conseguem responder defendendo suas ideias.
Lembrando que nao coloco estas perguntas em meus artigos para nos catolicos atacarmos os protestantes, mais apenas para no momento conveniente "evangelizar"mostrando as falhas do protestastismo, nao podemos fazer os mesmo que eles atacando porque senão seremos iguais a eles, e nós catolicos nao temos estas tendencia de sermos usando esta metafora "protestante de protestante".
Então sempre peça discernimento do Senhor para nao cairmos neste pecado irmao e veja estas perguntas:
1- Por que você negaria as bênçãos do Batismo para as suas crianças quando a Bíblia não o proíbe, e é prática universalmente aceita pela Igreja histórica e até mesmo pelos Reformadores Lutero e Calvino?
2- Se Lutero é aclamado a pessoa que Deus levantou contra as práticas da Igreja Católica para trazer o cristianismo de volta às fontes do cristianismo antigo, então porque os protestantes de hoje não são todos luteranos?
3- Porque o protestantismo do último reavivamento é tão criticado pelos protestantes clássicos, e estes por aqueles, se todos proclamam que são membros de uma única Igreja invisível e que as doutrinas secundárias são apenas meros costumes e que o que os une é Cristo?
4- Se a Igreja Anglicana é protestante, utiliza o dogma da Sola Scriptura como meio de obtenção da claridade da palavra de Deus, e acredita na real presença de Jesus na Eucaristia e na regeneração batismal, o que faz com que outros protestantes, como os pentecostais e neopentencostais, que também utilizam a mesma Sola Scriptura, portanto o mesmo meio, cheguem a uma conclusão diferente da Igreja Anglicana?
5- Porque alguns protestantes dizem que a Igreja não deve ser hierárquica, mas eles mesmo possuem uma hierarquia em suas igrejas?
6- Se os primeiros cristaos se firmavam na doutrina dos apostolos, e Paulo mesmo disse que a Igreja esta edificada sobre os apostolos, isso quer dizer que a Igreja de Cristo tem sucessao apostolica e esta onde tem a doutrina dos apostolos, como vc pode dizer que esta na igreja de Jesus se sua seita nao tem mais que 150 anos?Você pode traçar uma linha ligando sua igreja até aos apóstolos?
"Perseveravam eles na doutrina dos APOSTOLOS, nas reuniões em comum, na fração do pão e nas orações" (At 2,42).
Efesios 2:19-20 "Jä não sois hospedes nem peregrinos, mais sois concidadaos dos santos e membros da família de Deus edificados sobre os fundamentos dos APOSTOLOS e profetas"
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7- Porque quando Jesus disse em Jo 6,48-51 "Eu sou o pão da vida. Vossos pais, no deserto, comeram o maná e morreram. Este é o pão que desceu do céu, para que não morra todo aquele que dele comer. Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu der, é a minha carne para a salvação do mundo" e também em Joao 4,32 "Tenho um alimento para comer que vos nao conheceis".Muitos dos ouvintes ficaram estarrecidos. Ouviram com seus próprios ouvidos que Jesus disse que eles deveriam comer Sua carne e todos sairam da presença dEle, mais ainda Jesus pergunta aos apostolos se nao queriam partir com os descrentes,
Sera que você também nao esta agindo como os descrentes que acharam Jesus algum tipo de canibal?
"Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida" (Jo 6,55).
Jesus ainda diz mais adiante Jo 6,60-63 "Muitos dos seus discipulos ouvindo disseram "Isso é muito duro, quem o pode admitir? Sabendo Jesus que seus discipulos murmuravam por isso perguntou-lhes Isso vos escandaliza? .....a palavras que vos tenho dito sao espirito e vida.
"O cálice de bênção, que benzemos, não é a comunhão do sangue de Cristo? E o pão que partimos, não é a comunhão do corpo de Cristo?" (1Cor 10,16)
Em lugar de "comunhão" outras traduções usam a palavra "participação".
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8- Por que o apóstolo Paulo não explicou e disse que isso ( a comnhao do corpo de Jesus) era meramente simbólico?
Mais tarde, ele diz:
"Aquele que o come e o bebe sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a sua própria condenação." (1Cor 11,29)
Não foi senão na Reforma que este assunto foi posto em discussão, com Lutero acreditando na presença física de Cristo na Eucaristia, Calvino acreditando na presença espiritual de Cristo na Eucaristia, e Zwínglio chamando-a apenas de um "memorial". O que é mais verdadeiro: o consistente ensinamento da Igreja, durante dois milênios, ou as opiniões conflitantes dos três Reformadores?
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9- Por que você usa suco de uva na ceia do Senhor, se Jesus usou vinho? Por que você usa suco de uva se a Igreja histórica sempre usou vinho?
O fato é que Jesus certamente bebeu vinho (Luc 7,33-34) e também o bebeu nas Bodas de Caná (Jo 2).
A palavra grega para vinho é "oinos". A palavra grega usada no Novo Testamento para "bêbado" ou "bebedor de vinho" é derivada também de "oinos". Basicamente significa alguém que bebe vinho exageradamente.
No relato evangélico da Ceia do Senhor foi usada uma terminologia que pode ser interpretada por vinho ou suco de uva, assim como "cálice" ou "fruto do vinho". Contudo, São Paulo em sua Primeira Epístola aos Coríntios censura-os por ficarem bêbados durante a Ceia do Senhor. Seria impossível para os Coríntios ficarem bêbados se usassem somente suco de uva. Paulo também nunca cuidou de corrigi-los, dizendo-os para usarem suco de uva ao invés de vinho. Portanto, a leitura mais exata indica que foi usado vinho na Ceia do Senhor.
Olhando para o contexto histórico, a Igreja sempre usou vinho. O uso do vinho não foi objeto de discussão até o séc. XVI. Durante a refeição da Páscoa, os Judeus, hoje assim como há 2.000 anos, a celebram com vinho (v. Unger's Bible Dictionary, verbete "Lord's Supper"). O tabu contra o uso do vinho é uma restrição recente feita pelos homens, mas não provém de Deus (v. Deuteronômio 14,26, se você ainda acredita que Deus proibiu o uso do álcool).
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10- Por que você obedece a uma igreja que tem governo presbiteral ou congregacional já que a Bíblia ensina a forma de governo episcopal?Pedro não foi eleito. Pedro, bem como os outros Apóstolos, foram indicados para o oficio diretamente por Jesus. Nas Igrejas Evangélicas os pastores são, na maioria dos casos, eleitos pelo voto da congregação. Qual é a evidência bíblica para se eleger pastores?
Não há nenhuma. A Igreja de Jerusalém nomeou diáconos, mas não há nenhuma evidência nas Escrituras para eleger pastores. Depois que os diáconos foram nomeados, foram ainda ordenados pelos apóstolos. Os apóstolos ordenaram sete diáconos através de preces e imposição das mãos sobre eles.
Durante suas viagens, Paulo ordenou Tito e Timóteo. Paulo deu a Tito e a Timóteo a autoridade de ordenar anciãos: "Eu te deixei em Creta para acabares de organizar tudo e estabeleceres anciãos em cada cidade, de acordo com as normas que te tracei" (Tt 1,5)"A ninguém imponhas as mãos inconsideradamente, para que não venhas a tornar-te cúmplice dos pecados alheios" (1Tim 5,22).
A ordenação dos anciãos e diáconos está implicitamente indicada.
O Novo Testamento não nos fala em nenhum momento da congregação elegendo seus anciãos/pastores. Em vez disto, os anciãos eram indicados pelos apóstolos ou por aqueles que receberam a autoridade dos apóstolos. Esta forma de governo da Igreja é chamada governo episcopal. Somente após a Reforma houve Igrejas que utilizaram governos presbiterais ou congregacionais.
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11 - Por favor, diga-me uma razão para aceitar a Bíblia que um muçulmano não poderia usar para considerar o Corão inspirado por Deus.
R - Os católicos aceitamos a Bíblia como Palavra de Deus porque a Igreja que Cristo fundou e confiou a São Pedro (Mt 16,18), e que é a Coluna e Firmamento da Verdade (1Tim 3,15), diz que a Bíblia é Palavra de Deus. Como dizia Santo Agostinho, "creio nos Evangelhos porque a Santa Madre Igreja me diz para crer neles".
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12 - Por favor, diga-me porquê você aceita apenas uma parte da Bíblia (afinal, a lista de livros que compõem o Novo e o Antigo Testamento foi determinada ao mesmo tempo - aliás, junto com o título de Mãe de Deus para Nossa Senhora - e você aceita apenas parte do Antigo Testamento), e com que autoridade você o faz.
R - Os católicos aceitamos a Bíblia em sua íntegra porque a lista de livros que a compõem foi definida pela Igreja em 397 d.C., sob a autoridade do Sucessor de Pedro Papa São Dâmaso I.
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13 - Por favor, diga-me porque a Bíblia teria precisado de quase 1600 anos para ser entendida corretamente, se ela é teoricamente algo que qualquer um pode ler e entender.
R - Os católicos sabemos que a Bíblia não é algo que qualquer um pode ler e entender sem ajuda (2Pd 3,16, At 8,31), e sabemos que Cristo confiou a São Pedro, o primeiro Papa, a tarefa de tomar conta de Seu rebanho, a Igreja (Jo 21,15-17). Nós seguimos o que os Sucessores de Pedro nos transmitem.
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14 - Por favor, explique como alguém pode saber se entendeu a Bíblia corretamente, se ele só pode confiar na Bíblia, e em mais nada; afinal existem cerca de 28.000 seitas protestantes no mundo, cada uma entendendo a Bíblia de maneira diferente e todas achando que estão certas.
R - Os católicos sabemos que é a Igreja que Cristo fundou e confiou a São Pedro (Mt 16,18), e que é a Coluna e Firmamento da Verdade (1Tim 3,15), quem tem a missão de ensinar (Mt 28,19), e que as Escrituras não devem sofrer interpretação particular (2Pd 2,20), pois quem o faz comete erros que o conduzem à perdição (2 Pd 3,16). Assim, sabemos que a explicação feita pela Igreja está certa, e está errada qualquer interpretação diferente desta.
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15 - Por favor, prove usando apenas a Bíblia que ela é o que você considera que ela seja (ou seja, a única fonte de Verdade Revelada, composta pelos livros que você aceita, todos eles e só eles). Claro que todo mundo sabe que a Bíblia é Palavra de Deus, boa para o ensino, etc. e tal, mas por favor, tente provar que ela é a única fonte de Palavra de Deus, composta pelos livros que você aceita, todos eles e só eles.
R - Ao contrário dos protestantes, que acreditam na heresia chamada "Sola Scriptura", segundo a qual apenas a Bíblia é Palavra de Deus, os católicos sabemos que além da Bíblia, que não tem toda a Palavra de Deus e não está completa, (Jo 20,30-31; Jo 21,25; 2Ts 2,14), há ainda a Tradição Oral, também revelada por Deus, que deve ser seguida (2 Ts 2,15; 2Ts 3,6; 2Tm 1,13; 1 Cor 11,2; Gl 1,14, 1Tm 6,20; 2Tm 1,14; 2Tm 2,2, etc.). O próprio São Paulo, em At 20,35, cita palavras de Cristo que não estão em nenhum dos Evangelhos , dizendo aos bispos de Éfeso que eles devem lembrar-se delas. Sabemos ainda que os livros que compõem a Sagrada Escritura são os que a Igreja determinou em 397 d.C., mais de mil anos antes dos primeiros protestantes arrancarem sete livros de suas bíblias em 1517 d.C.
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