A Assunção de Maria

 


Fonte : Tradição Catolica

Autor: Padre Angelo André Busnardo


Definição do Dogma: "Fidei dogma definitur deiparam virginem Mariam corpore et anima fuisse ad caelestem gloriam assumptam" (papa Pio XII, 1 de novembro de 1950; Acta Apostolicae Sedis, An et Vol XXXXII - Ser II, V. XVII - nº 15)


Define-se como dogma de fé que a Virgem Maria, Mãe de Deus, foi assunta à glória celeste em corpo e alma. [...]


Maria é imaculada desde o momento em que Deus criou a alma dela, isto é, nunca experimentou o pecado e, portanto, nunca esteve sujeita a satanás. Adão e Eva também foram criados imaculados, livres do pecado e da dominação do demônio. Adão e Eva, por livre vontade, cometeram o pecado, submetendo-se assim à dominação de satanás. Antes do pecado, Adão é Eva possuíam a Vida Eterna - aquele sopro que Deus infundiu em Adão logo após tê-lo criado. A vida eterna foi perdida por Adão e Eva assim que cometeram o primeiro pecado. Tendo perdido a vida eterna, o homem não pôde conservar a vida física para sempre. Uma das conseqüências da perda da vida eterna foi a perda da vida física posteriormente. A morte física da forma que nós a conhecemos é conseqüência do pecado.


Foi por isso que o pecado entrou no mundo como por um só homem e, pelo pecado, a morte, e assim a morte transmitiu-se a todos os homens naquele em quem todos pecaram (Rm 5,12).


Mesmo que não tivesse entrado o pecado no mundo, a vida humana teria duas etapas:


1- Uma etapa reprodutiva:

"E Deus os abençoou e lhes disse: 'Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei e subjugai a terra! Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre tudo que vive e se move sobre a terra'" (Gn 1,28).


2- Uma etapa definitiva, não reprodutiva:


"'Por fim, depois de todos, morreu a mulher. Na ressurreição, de qual dos sete será ela mulher, se todos a tiveram?' Jesus lhes respondeu: 'Estais enganados e não conheceis nem as Escrituras, nem o poder de Deus. Porque na ressurreição, as pessoas não se casam, nem se dão em casamento, mas são como os anjos no céu'" (Mt 22,27-30).


Como a morte física é uma das conseqüências do pecado, se não tivesse havido o pecado, a passagem da primeira etapa da vida humana para a segunda etapa se faria sem a morte física e sem a decomposição do corpo. Portanto, todos os seres humanos seriam automaticamente levados ao céu em corpo e alma se não tivesse entrado o pecado no mundo.


Jesus e Maria nunca experimentaram nem o pecado pessoal e nem o pecado herdado de Adão e Eva, que chamamos pecado original. Pela lógica nenhum dos dois deveria ter morrido. Mas Jesus morre, entregando sua vida física para redimir do pecado a humanidade. Se Maria passou pela morte física, morreu não porque tenha cometido algum pecado, mas porque possuía a natureza humana como Jesus. O corpo dela, porém, assim como o corpo de Jesus, não passou pela decomposição, porque nunca esteve sujeito ao pecado. Por isto ela é assunta ao céu em corpo e alma. Portanto, Maria, mesmo que tenha passado pelo morte física, é ressuscitada por Deus imediatamente após a morte.


Sem a ressurreição de Maria o céu não estaria completo, pois haveria lá o corpo de um homem (Jesus), mas não haveria nenhum corpo de mulher. Com a Assunção de Maria, o corpo humano está representado por completo, no céu, em sua forma masculina e feminina. Assim como, no paraíso, antes do pecado, havia um homem e uma mulher, agora, no céu, há o corpo de um homem e o corpo de uma mulher.


A ressurreição de Maria é mais uma prova que nós vamos ressuscitar. A ressurreição de Jesus é garantia da nossa ressurreição:


"Ora, se pregamos que Cristo ressuscitou dos mortos, como é então que dizem alguns de vós que não há ressurreição dos mortos? Se não há ressurreição dos mortos também Cristo não ressuscitou" (1Cor 15,12-13).


Alguém poderia pensar que Jesus ressuscitou porque é Deus. Será que nós, simples criaturas, vamos ressuscitar? Com a ressurreição de Maria que é uma criatura humana, Deus reconfirma a nossa ressurreição.


Comerás o pão com o suor do rosto, até voltares à terra, donde foste tirado, pois és pó e ao pó hás de voltar (Gn 3,19). Jesus viveu, morreu e ressuscitou sem que o corpo dele passasse pela decomposição. Maria viveu, (morreu) e ressuscitou sem que o corpo dela experimentasse a decomposição. Até agora dois corpos humanos entraram no céu sem voltar ao pó. Será que outros corpos humanos entrarão no céu sem apodrecer, sem voltar ao pó?


Vejamos o que nos diz a Escritura a respeito de como se processará a ressurreição da humanidade:


1- Quando Jesus voltar, ressuscitarão primeiro os mortos em Cristo:


"Irmãos, não queremos que ignoreis coisa alguma a respeito dos mortos, para não vos entristecerdes, como os outros homens, que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, cremos também que Deus levará com Jesus os que nele morrerem. Eis o que vos declaramos conforme a palavra do Senhor: nós, que ficamos ainda vivos, não precederemos os mortos na vinda do Senhor. Quando for dado o sinal, à voz do arcanjo e ao som da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro" (1Ts 4,13-16).


2- Os primeiros a ressuscitar serão aqueles que tiverem já tiverem morrido por ocasião da volta de Jesus e se tiverem salvo.


Aqueles que estiverem fisicamente vivos e estiverem em estado de graça por ocasião da volta de Jesus não passarão pela morte física e ressuscitarão, tendo o corpo automaticamente transformado de corruptível para incorruptível:


"Eis que vou declarar-vos um mistério: nem todos morreremos, porém todos seremos transformados. Num instante, num abrir e fechar de olhos, ao último toque da trombeta pois a trombeta tocará os mortos ressuscitarão incorruptos, e nós seremos transformados. Porque é preciso que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade e que este ser mortal se revista de imortalidade. E, quando este ser corruptível se revestir de incorruptibilidade e este ser mortal se revestir de imortalidade, então se cumprirá o que está escrito: A morte foi tragada pela vitória. Morte, onde está tua vitória? Morte, onde está teu aguilhão?" (1Cor 15,51-55).


Aqueles que estiverem fisicamente vivos e estiverem de posse da vida eterna (o sopro de Deus) por ocasião da volta de Jesus entrarão no céu de corpo e alma, sem perder a vida física e sem voltar ao pó. Terão um privilégio maior ainda do que aquele que Maria teve, porque supõe-se que ela tenha morrido fisicamente e tenha ressuscitado para entrar no céu de corpo e alma. Enquanto os salvos que estiverem vivos quando Jesus voltar não experimentarão a morte física nem a decomposição da carne.


Supõe-se que Maria morreu e ressuscitou, mas a Bíblia não fala textualmente da morte de Maria. Pode ser que, na pessoa de Maria, Deus tenha antecipado aquilo que acontecerá, no fim do mundo, com aqueles que estiverem vivos e em estado de graça no momento da volta de Jesus. Neste caso, Maria teria tido seu corpo transformado instantaneamente de corpo corruptível para corpo ressuscitado e teria sido levada ao céu em corpo e alma.


3- Os condenados ressuscitarão somente após a destruição total do mundo e, portanto, todos experimentarão a morte física e todos voltarão ao pó antes de ressuscitar.

Deus criou para todos um mundo sem morte e sem sofrimento. Mas, para que o mundo permanecesse como saiu das mãos de Deus era necessário que o homem cumprisse plenamente a vontade de Deus. Desde o início, o primeiro casal se rebelou contra a vontade de Deus e, ao serem confrontados por Deus, não se arrependeram. Por isto Deus amaldiçoou a terra com o objetivo de castigar o homem: "Para o homem ele disse: 'Porque ouviste a voz da mulher e comeste da árvore, cujo fruto te proibi comer, amaldiçoada será a terra por tua causa. Com fadiga tirarás dela o alimento durante toda a vida. Produzirá para ti espinhos e abrolhos e tu comerás das ervas do campo. Comerás o pão com o suor do rosto, até voltares à terra, donde foste tirado. Pois tu és pó e ao pó hás de voltar'" (Gn. 3,17-19). Com o pecado, Adão e Eva perderam imediatamente o sopro que tinham recebido de Deus e o corpo que era incorruptível tornou-se corruptível. Assim o primeiro pecado trouxe para toda a humanidade a morte física e decomposição do corpo.


Se o homem tivesse feito sempre, aqui na terra, a vontade de Deus de forma tão perfeita como é feita no céu, a morte física e a decomposição do corpo nunca teriam entrado no mundo. Jesus sempre cumpriu plenamente a vontade do Pai. Mesmo assim passou pela morte física. Deus permitiu que Jesus passasse pela morte física para redimir a humanidade, mas o ressuscitou no terceiro dia após a morte. Como Deus não convive com o pecado, para que o Filho se encarnasse, o Pai precisou tornar Maria imaculada desde o momento de sua conceição. Durante a vida, Maria sempre cumpriu a vontade do Pai. Por isto, não havia motivo para o corpo dela permanecer morto (se é que Maria sofreu a morte física) nem passar pela corrupção. É possível que Maria nem tenha passado pela morte física, mas que seu corpo tenha sido transformado instantaneamente como acontecerá com as pessoas que estiverem vivas e em estado de graça no dia da ressurreição: Eis que vou declarar-vos um mistério: nem todos morreremos, porém todos seremos transformados. Num instante, num abrir e fechar de olhos, ao último toque da trombeta pois a trombeta tocará os mortos ressuscitarão incorruptos, e nós seremos transformados. Porque é preciso que este corpo corruptível se revista da incorrupção e que este ser mortal se revista de imortalidade (1Cor.15,51-53).


Para um corpo humano poder entrar no céu é necessário que antes ressuscite. Jesus entrou no céu em corpo, sangue, alma e divindade somente após a ressurreição: "Respondeu Jesus: 'Maria'. Ela, virou-se e disse em hebraico: 'Rabuni' que quer dizer Mestre. Jesus disse: 'Não me retenhas porque ainda não subi ao Pai. Vai aos meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus'" (Jo. 20,16-17). Para Maria entrar no céu em corpo e alma foi preciso que ela saísse deste planeta ressuscitada. Portanto, Assunção quer dizer ressurreição. Como o corpo humano não pode entrar no céu sem antes ressuscitar, também um corpo ressuscitado não pode ficar aqui neste planeta. As leis físicas que regem a matéria que constitui um corpo ressuscitado são diferentes das leis físicas a que está sujeita a matéria deste planeta.


Para castigar a humanidade por causa do primeiro pecado, Deus amaldiçoou a terra (Cf.Gn.3,17-19). A morte física e a decomposição do corpo é conseqüência da maldição da terra. O Deus que amaldiçoou a terra pode retirar a maldição de toda a terra ou de parte dela quando quiser. A porção de terra que constituem os corpos de Jesus e de Maria foi libertada da maldição antecipadamente para que um corpo de homem e um corpo de mulher pudessem entrar no céu antecipadamente. No último dia todas as pessoas salvas ressuscitarão: "Quem come minha carne e bebe meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia" (Jo.6,54). Se Deus tem poder para ressuscitar todos, salvos e condenados, no último dia, por que não poderia ressuscitar o corpo de uma mulher antes do último dia?

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem