A Virgem Maria morreu?

 


Fonte: El Teologo responde

Autor: Pe. Miguel Ángel Fuentes, I.V.E.

Tradução: Rogério Hirota


Pergunta:


Padre a duvida que tenho é sobre a morte da Virgem Maria: Foi somente dormição? O que diz a doutrina da Igreja? Aguardo respostas. Obrigado.


S.R.


Resposta:


Estimado:


Para responder sua pergunta temos que distinguir entre "morte" e "corrupção no sepulcro". A morte é a separação do corpo e da alma em contrapartida a corrupção do sepulcro é a resolução do corpo em pó. Cristo morreu, mas não conheceu a corrupção do sepulcro, cumprindo assim o Salmo 15,10 " Não permitirás que teu Santo veja a corrupção".


A Virgem Maria morreu?


O primeiro a duvidar disso foi Santo Epifânio, ainda que , como ele mesmo disse, não se atreve a dizer nem que sim e nem que não. Já no século IV existia a tradição segundo o qual a Virgem Maria não morreu, mas subiu aos céus sem morrer. Esta tradição teve seguidores em diversos momentos da história eclesiástica.


Segundo G. Alastruey (“Tratado da Virgem Santíssima”, BAC, Madrid 1945, pp. 405 e seguintes), para somente citar um dos mais relevantes mariólogos, a verdadeira doutrina ( que deve ter-se "como teológicamente corretíssima") é que a virgem Maria morreu definitivamente.


Esta é a sentença mais firme e que tem o aval de uma segura tradição tanto latina como grega, incluindo autores ortodoxos (Santo Agostinho, Sao João Damasceno, Santo André de Creta, Sao João de Tessalônica, Nicolás Cabasilas, etc.). Quanto a Santo Epifânio, temos de ter em conta que ele não nega a morte mas somente afirma que sobre este assunto nada consta nas Escrituras.


O mesmo diz a tradição liturgica. No "Missal Romano" lemos na Missa de Assunção: "Já que a Mãe de Deus saiu deste mundo conforme a condição da carne mortal". No Missal atual não se menciona a morte mas somente a imunidade da corrupção do sepulcro.


A palavra "dormição" que se usa principalmente na Igreja Grega não deve nos levar a confusão pois significa a morte da Virgem Maria.


As razões teológicas que se tem a este respeito são:


1) Convinha que Maria, para conformar-se com seu Filho, padecesse a morte e assim pela morte passar à glória, a fim de que a Mãe de Deus não parecesse assim ter uma melhor condição.


2) A verdade da Encarnação se confirma ainda mais com a morte de Maria, pois, se convinha que Cristo morresse para confirmar a fé da Encarnação e assim não se duvidasse de que era homem verdadeiro, igualmente convinha que sua mãe morresse, para que não se pensasse que havia nascido de uma mulher imortal.


3) Além disso a Virgem Maria foi constituida por Deus como cooperadora da obra da Redenção Humana. Mas devido a obra da Redenção ter passado pela morte de Cristo, assim convinha que a Virgem se associasse a sua morte.


4) Como diz São Pedro Canísio: para o nosso consolo quando passar pelo duro toque de nossa morte.


De que gênero de morte morreu a Virgem Maria?


A Virgem Maria não morreu nem por martírio e nem por morte violenta, tãopouco por enfermidade ou velhice. Os teólogos afirmam comumente que a Virgem Morreu por causa do ardoroso amor de Deus e do veemente desejo e intenssíssima contemplação das coisas celestiais. Assim sustentaram São Jerônimo, o Abade Guerrico, Santo Alberto magno, Dionisio o cartuxano, São Tomás de Vila Nova, Bossuet, etc.)


Em contrapartida, a Virgem Maria não esteve sujeita a corrupção do sepulcro. Esta é a tradiçao unânime da Igreja. Santo André de Creta diz:


" Como não se corrompeu no útero daquela que deu a luz, assim nem a carne dela quando morreu [...] O parto evitou a corrupção e o sepucro não admitiu a extrema corrupção da morte"


E São Tomás de Vila Nova diz:


"Não é justo que sofra corrupção aquele corpo que não esteve sujeito a nenhuma concupiscência."


Para una nueva consulta: teologoresponde@ive.org

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem