A Coroa de maria

 


Autor: Augusto Cesar Ribeiro Vieira


“1 Um grande sinal apareceu no céu :uma mulher, vestida de sol, a lua debaixo dos pés, e uma coroa de doze estrelas na cabeça;5E ela deu à luz um filho, um varão:é ele que deve apascentar todas as nações com vara de ferro.E seu filho foi arrebatado para junto de Deus e do seu trono”.(Ap 12,1.5).


“Um rei, no dia de sua posse ao reinado, recebe a coroa, símbolo de majestade e poder. Essa é a tradição num governo monárquico.O atleta, depois de executar sua tarefa esportiva, ao final glorioso, recebe uma recompensa que vai da taça à coroa.Na caminhada do cristão, se tudo correr bem (e sabe-se que essa corrida não é fácil), ele recebe recompensas.


No nosso texto de hoje, Tiago fala da corrida do cristão e a recompensa da coroa da vida, prometida por Deus a quem o ama.Assim como o atleta está sempre se exercitando, treinando, se esforçando, estudando, buscando novos exercícios, para uma vitória certa, o cristão também tem a sua caminhada para chegar ao pódio celestial.A coroa da vida, prometida por Deus aos que o amam, está a nossa espera. Sejamos firmes, fiéis, corajosos, sinceros e seremos contemplados ao final da corrida”. (Bíblia Sagrada Vozes, ed. CD-ROM).


Muitos perguntam: ao fazerem imagens de Maria com uma coroa na cabeça, e ao coroarem a imagem de Maria, os católicos não estariam cometendo idolatria?


A Bíblia nos relata o que vem a ser a expressão “coroa”:


“5 Naquele dia, o Senhor Todo-poderoso será, para o resto do povo, uma coroa esplêndida e um magnífico diadema; 6 um espírito de justiça ao que se assenta para julgar e fortaleza para o que repele a batalha para a porta”. (Is 28,5-6).


A idéia da coroa está intimamente ligada à de reinado:


15 Meu espírito, em mim, Daniel , ficou angustiado dentro de seu invólucro , e as visões de meu espírito me atormentavam . 16 Eu me aproximei de um daqueles que lá estavam, e perguntei sobre o que havia de certo a respeito de tudo aquilo. Ele me disse e me fez conhecer a interpretação das coisas: 17 "Quanto a esses Animais monstruosos que são em número de quatro : quatro reis se levantarão da terra; 18 a seguir, os Santos do Altíssimo receberão a realeza, e possuirão a realeza para sempre e para todo o sempre". 19 Então eu quis dar certeza a meu coração do significado do quarto Animal, que era diferente de todos e muito assustador, tinha dentes de ferro e garras de bronze, comia, estraçalhava e pisoteava o restante com pés; 20 e a respeito dos dez chifres que ele tinha na cabeça, depois do outro que se tinha elevado e diante do qual três tinham caído: esse chifre tinha olhos e uma boca que proferia coisas monstruosas, e seu aspecto era maior do que o de seus congêneres; 21 eu via, e esse chifre fazia guerra aos Santos e os vencia, 22 até que viesse o Ancião e o julgamento fosse dado em favor dos Santos do Altíssimo , e que chegasse o tempo e os Santos possuíssem a realeza . 23 Ele me falou assim: "Quanto ao quarto Animal: um quarto reino virá sobre a terra, que será diferente de todos os reinos, devorará toda a terra, pisoteará e estraçalhará. 24 E quanto aos dez chifres: desse reino se levantarão dez reis; depois um outro se levantará após eles . Será diferente dos anteriores; ele abaterá três reis 25 proferirá palavras contra o Altíssimo e molestará os Santos do Altíssimo ele proporá mudar o calendário e a Lei , e os Santos serão entregues em sua mão por um período, dois períodos e meio período . 26 A seguir o tribunal se reunirá em sessão, e se fará cessar a soberania dele, para aniquilá-lo e fazê-lo perecer definitivamente. 27 Quanto à realeza, à soberania e à grandeza de todos os reinos que há debaixo de todos os céus, elas foram dadas ao povo dos Santos do Altíssimo :Sua realeza é uma realeza eterna; todas as soberanias o servirão e a ele obedecerão".”. (Dn 7,15-27).


Desde o início, os reis foram ungidos e coroados. Com a instituição da Monarquia em Israel, a tradição se torna forte valor religioso e nacional. Samuel é escolhido para ungir o primeiro rei:


“Entraram na cidade , e eis que Samuel saía ao encontro deles, para subir ao lugar alto. 15 Um dia antes, o Senhor avisara Samuel da chegada de Saul . Ele lhe tinha dito: 16 "Amanhã, a esta hora, eu te enviarei um homem da terra de Benjamin , tu o ungirás como chefe do meu povo Israel , e ele salvará o meu povo das mãos dos filisteus . Pois vi meu povo e seu clamor chegou até mim". 17 Samuel reparou em Saul . Logo o Senhor lhe disse: "Este é o homem de quem te falei; ele dominará o meu povo".” (1Sm 9,14-17).


A coroa, por seu turno, simboliza poder real:


“26 Ioab atacou Rabá dos filhos de Amon e se apoderou da cidade real. 27 Ioab enviou mensageiros a David . Ele disse: "Ataquei Rabá. Eu me apossei até mesmo da cidade das águas. 28 Agora reúne o resto do povo, vem sitiar a cidade e apoderar-te dela, senão eu mesmo a poderia tomar, e então ela levaria o meu nome ". 29 David reuniu todo o povo, partiu para Rabá, a atacou e apoderou-se dela. 30 Tirou da cabeça de seu rei a coroa; pesava ela um talento de ouro, com pedras preciosas foi posta sobre a cabeça de David. E ele levou os despojos da cidade em enorme quantidade. 31 Quanto à sua população, ele a fez partir, destinando-a a manejar a serra, as picaretas de ferro e os machados de ferro. E os pôs a fabricar tijolos. Assim procedia ele com todas as cidades dos filhos de Amon. Depois David e todo o povo retornaram a Jerusalém”. (2Sm 12,26-31).


O peso da coroa é tão grande (35kg) que se deve compreender, segundo Qimhi, que estava por cima de, e não sobre a cabeça do rei.


“1 Um grande sinal apareceu no céu : uma mulher, vestida de sol, a lua debaixo dos pés, e uma coroa de doze estrelas na cabeça”. (Ap 12,1).


“Esta mulher, adornada de adereços celestes, dá à luz um filho no qual é preciso reconhecer o Messias: pois no versiculo 5 ele realiza a profecia messiânica do Sl 2,9. Por outro lado, notar-se-á que toda a cena se apresenta como correspondendo diretamente a Gn 3,15, onde se promete à posteridade da mulher (o Antigo Testamento grego em todo caso reconhece aí o anúncio do Messias) a obtenção da vitória sobre a serpente (Satanás). Ora, no Ap 12, o dragão é também chamado a antiga serpente, diabo e Satanás (v. 9). Tomando-se em conta igualmente o que segue (cf. em particular o v. 17), torna-se claro que esta mulher designa Sião (cf. Is 54; 60; Os 2,21-25), isto é, o povo de Deus que gera o Messias e os fiéis. Na qualidade de mãe do Messias, designaria a mulher de Ap 12 também Maria, como pensaram numerosos Padres e toda uma tradição litúrgica e iconográfica? Muitos exegetas contemporâneos hesitam em propor esta identificação, mesmo a título secundário. Outros, porém, pensam que o autor tenha aludido a Maria enquanto figura da Igreja”. (Tradução Ecumênica da Bíblia).


E a coroa?


“Feliz o homem que suportar a provação, porque, provado, receberá a coroa da vida que Deus prometeu a quem o ama”. (Tg 1,12);


“11 Venho em breve! Segura firme o que tens, para que ninguém te arrebate a coroa”. (Ap 3,11);


“10 Não receies o que deverás padecer. Eis que o diabo vai lançar alguns dentre vós na prisão, para vos tentar, e tereis dez dias de provocação .Sê fiel até a morte, e te darei a coroa da vida”.(Ap 2,10).


Será que Deus está prometendo realeza a Seu povo? Sim, claro que está! A que ponto isso chega? Vejamos:


“21Ao vencedor, concederei sentar-se comigo no meu trono, como eu também alcancei a vitória e fui sentar-me com meu Pai em seu trono”.(Ap 3,21);


“4Vi, também, tronos. Aos que neles se sentaram foi concedido que exercessem o julgamento.Vi ainda as almas dos que tinham sido decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e os que não tinham adorado a besta nem sua imagem e não tinham recebido a marca na fronte nem sobre a mão.Eles tornaram à vida e reinaram com Cristo durante mil anos.5Os outros mortos não tornaram à vida antes que se completassem os mil anos.Esta é a primeira ressurreição .6Felizes e santos os que têm parte na primeira ressurreição . Sobre estes, a segunda morte não tem poder:eles serão sacerdotes de Deus e do Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos”. (Ap 20,4-6).


Trono, coroa...


Será muito difícil crer que Maria tenha adorado a besta e sua imagem. Portanto, fazer uma idéia de Maria como vencedora e escolhida, é fazer-lhe uma imagem entronizada e coroada. O trono e a coroa são o prêmio aos vencedores, e tudo o que fazemos é declarar que Nossa Senhora é uma vencedora.


Ou será que Deus é idólatra?



AUGUSTO CÉSAR RIBEIRO VIEIRA

Piabetá - RJ

A PAZ DE JESUS E O AMOR DE MARIA!

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem